Hospital São Vicente reduz em 69% o índice de acidentes de trabalho
Conecte-se conosco

Jundiaí

Hospital São Vicente reduz em 69% o índice de acidentes de trabalho

O departamento de Engenharia e Segurança do Trabalho, em 2001, quando o setor iniciou os registros dos acidentes na instituição, a taxa de acidentes era de 9,88%

Publicado

em

Atualizado há

Engenheiro do setor, Iberê Ferraz apresenta efetividade em ações realizadas para reduzir índices de acidente
Engenheiro do setor, Iberê Ferraz apresenta efetividade em ações realizadas para reduzir índices de acidente. (Foto: Divulgação/ HSV)

Anualmente o dia 27 de julho é dedicado como o marco nacional das medidas de prevenção a acidentes do trabalho. A data teve origem por meio da portaria n° 3.237 de 27 de julho de 1972, criada com o objetivo de prevenir acidentes de trabalho, promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho.

Segundo o engenheiro do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), Iberê Ferraz Santos, responsável pelo departamento de Engenharia e Segurança do Trabalho, em 2001, quando o setor iniciou os registros dos acidentes na instituição, a taxa de acidentes era de 9,88%. Atualmente, esta taxa é de 3,13%, sendo a menor taxa de acidentes de trabalho no hospital nos últimos 21 anos.

O engenheiro explica que ao longo dos anos vem desenvolvendo trabalhos com sua equipe que têm se mostrado eficaz na redução dos números de prevenção desses incidentes, a fim de reduzir e eliminar esses tipos de eventos no ambiente de trabalho. “Se compararmos com o ano de 2021, obtivemos uma redução considerável no número de acidentes no hospital, onde no ano passado registramos 101 casos e nos primeiros 6 meses deste ano de 2022, houve um registro de 34 acidentes, para o mesmo número médio de colaboradores. Portanto, proporcionalmente, obtivemos uma redução de 33% no número de acidentes”.

Iberê explica que tais melhorias na instituição envolvem um conjunto de ações do setor, dentre elas, treinamentos oferecidos aos colaboradores, bem como a implementação de diversos programas de segurança, entre eles: Programa de Gerenciamento de Riscos; Programa de Segurança em Instalações Elétricas; Programa de Proteção Radiológica; Programa de Segurança em Obras; Programa de Proteção de Máquinas e Equipamentos; Programa de Controle de Pragas; Plano de Emergência contra Incêndio; Programa de Controle de Equipamentos de Proteção Individual; Programa de Segurança com Inflamáveis e Combustíveis; Programa de Capacitação e Treinamento do Trabalhador; Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde; Programa de Ergonomia e Programa NR 32.

Além das práticas citadas acima, a pandemia da covid-19 exigiu a criação de novos protocolos para a garantia da segurança, cumprindo resoluções e portarias do Ministério da Saúde, entre outros órgãos de atuação sanitária. A mencionar: ações preventivas e educativas elaboradas, informativos periódicos, novos equipamentos de proteção individual com certificação, sinalização para orientação de distanciamento, entre outras medidas adotadas desde 2020. “Por meio desses programas, buscamos garantir não somente a segurança contra riscos de acidentes, mas também a proteção do coronavírus durante a rotina hospitalar desde o início”, enfatiza Iberê.

O engenheiro compartilha que garantir a integridade física dos funcionários é um dos principais objetivos do setor, além de reduzir e/ou eliminar os riscos na execução das tarefas laborais. O mesmo destaca nesta data importante as principais ações promovidas pela equipe na instituição. “É de nossa obrigação registrar mensalmente os dados atualizados de acidentes do trabalho, doenças ocupacionais e agentes de insalubridade. Aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir e até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador; Promover atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais; e a principal: Responsabilizar-se pela orientação quanto ao cumprimento das normas regulamentadoras aplicáveis às atividades executadas pela empresa”.

O profissional ainda destaca algumas das principais orientações para que incidentes em âmbito de trabalho possam ser evitados pelo colaborador. “Em primeiro lugar, o indivíduo ao entrar na empresa, e também em casos de mudanças de função ou local de trabalho, deve ser instruído sobre os riscos ocupacionais de seu posto para, posteriormente, assumir suas funções com segurança. No dia a dia, ter foco e atenção no trabalho; evitar exposição imprudente a riscos; manter o local de trabalho limpo e organizado; utilizar os equipamentos de proteção individual quando recomendados; comunicar incidentes que podem virar facilmente acidentes; utilizar apenas máquinas de trabalho que passam por revisão de segurança; não utilizar ferramentas em más condições de uso; não executar atividades para as quais não são treinados, especialmente, as que envolvem riscos etc”, finaliza.

Jundiaí

Jundiaí: instituições iniciam treinamento para ‘Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos’

O encontro, de tema “Governança, Sustentabilidade e Direitos Humanos” começou nesta quarta (24); aulas seguem até sexta (26)

Publicado

em

Por

Treinamentos no Ciesp estão programados para acontecer até sexta-feira (26). Foto: Prefeitura de Jundiaí

As trilhas de formação para as instituições que participam do processo de aquisição do “Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos” começaram nesta quarta-feira (24) no auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). O encontro, de tema “Governança, Sustentabilidade e Direitos Humanos”, contou com a presença dos gestores Dr. Gustavo Maryssael (Casa Civil) e Sami Mansour (Desenvolvimento…

Continuar lendo

Jundiaí

Espaço Jundiaí Empreendedora fortalece vínculos locais com visita técnica

A equipe visitou a empresa Bom Sabor Marmitex, situada no Jardim Tarumã

Publicado

em

Por

A visita faz parte dos esforços do EJE para fortalecer os laços com os empreendedores locais e impulsionar o desenvolvimento econômico da região. Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Espaço Jundiaí Empreendedora realizou uma visita técnica à empresa Bom Sabor Marmitex como parte de seus esforços para fortalecer os laços com os empreendedores locais e impulsionar o desenvolvimento econômico da região. Situada no Jardim Tarumã, a empresa é reconhecida por sua feijoada customizada, que é preparada conforme o gosto de cada cliente e se destaca pelo uso de…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí estabelece parceria com Lanxi, na China, visando intercâmbio e desenvolvimento

Acordo inclui colaborações em tecnologia, educação e infraestrutura entre as cidades.

Publicado

em

Por

Parceria internacional de Jundiaí, com Lanxi, cidade chinesa.
Encontro para assinatura da parceria aconteceu no Paço Municipal, na manhã desta quarta-feira (24) (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na manhã desta quarta-feira (24), o Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, oficializou a assinatura de um acordo de cooperação entre a cidade paulista e o município chinês de Lanxi, localizado na província de Zhejiang. A cerimônia, realizada no Paço Municipal, contou com a presença de autoridades de ambas as cidades e marcou o início de uma promissora parceria com…

Continuar lendo

Jundiaí

Vandalismo em terminais urbanos de Jundiaí causam prejuízos aos usuários

Somente nos quatro primeiros meses de 2024, os gastos foram de R$ 73.274,91 com manutenção e substituição do que foi quebrado ou vandalizado

Publicado

em

Por

Portas do terminal Colônia foram pichadas. Foto: Prefeitura de Jundiaí

De acordo com levantamento feito pela Divisão de Infraestrutura de Transporte (DIT), da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte de Jundiaí (UGMT), em 2023 foram realizados 1.380 atendimentos para reparos nos banheiros dos terminais urbanos pelas equipes de manutenção da Prefeitura. O vandalismo, além de causar prejuízo à estrutura dos locais, compromete o uso pelas pessoas que se deslocam…

Continuar lendo

Jundiaí

Vilas Nambi e Ruy Barbosa recebem ação de nebulização veicular nesta quinta (25)

A ação complementa o trabalho de vistoria efetuado nos imóveis das duas regiões para a busca de criadouros do mosquito da dengue

Publicado

em

Por

A nebulização é uma das ações. É fundamental eliminar objetos que possam servir de criadouros. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) realiza nebulização veicular na Vilas Nambi e Ruy Barbosa, nesta quinta-feira (25). A ação complementa o trabalho de vistoria efetuado nos imóveis das duas regiões para a busca de criadouros do mosquito Aedes aegypti e de orientação aos moradores. O veículo passará a partir das 5h. A orientação é que as pessoas não fiquem…

Continuar lendo
Publicidade