Inglês na prática: alunos de Jundiaí trocam cartas com amigos nos Estados Unidos
Conecte-se conosco

Jundiaí

Inglês na prática: alunos de Jundiaí trocam cartas com amigos nos Estados Unidos

Iniciativa da professora Cibele Capatto, da Emeb Armanda Santina Polenti, visa unir os conteúdos linguísticos e culturais do ensino de Inglês

Publicado

em

Atualizado há

Crianças aplicam conteúdo da aula de Inglês em correspondência com amigos nos Estados Unidos. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Para unir os conteúdos linguísticos e culturais do ensino de Inglês, a professora Cibele Capatto, da Emeb Armanda Santina Polenti, no Parque São Luiz, em Jundiaí, apostou numa proposta, ao mesmo tempo, tradicional e ousada. Ao longo do último semestre, ela promoveu aos alunos do 3º ano uma atividade de correspondências por cartas com crianças de uma escola de Hood River, no Oregon, Estado localizado na região noroeste dos Estados Unidos.

“A ideia surgiu quando acessei a plataforma ePals, que, em Inglês, quer dizer amigos por correspondência. Fiz meu cadastro e começamos a trabalhar com a turma do professor Matt Rudledge”, explicou.

Inicialmente as crianças trocaram e-mails, já no idioma estrangeiro. Em seguida, começou o intercâmbio de cartas. A primeira delas, com desenhos e textos, para que os amigos por correspondências conhecem as respectivas realidades. Na sequência, foi a vez da troca de postais. “Como não achei postais para compra, decidi eu mesma montá-los, evidenciando temas da cidade, como o Jardim Botânico, o Mundo das Crianças, o Carnaval e a Uva Niagara Rosada”, comentou a professora.

Para o encerramento das atividades, a turma do 3º ano C fez cartas de Natal e Ano Novo para enviar aos amigos. Pela primeira vez em que escreve uma carta, a pequena Louise Araújo, de oito anos, desenhou algo especial junto com a árvore de Natal e com presentes. “Vou acrescentar um boneco de neve, que aqui no Brasil não tem, por conta do calor, mas que com certeza meu amigo por correspondência conhece, pois lá é frio”.

O Bernardo Silva, de nove anos, compartilha o que aprendeu para fazer a atividade. “Aprendi os meses do ano, para saber como se escreve dezembro, em Inglês, além das palavras usadas para desejar um Feliz Natal e bom Ano Novo. Escrever carta é diferente, deixa uma expectativa, que vira alegria quando a resposta chega”, respondeu Bernardo, que também desenhou um boneco de neve, com gorro de Papai Noel e uma cenoura no lugar do nariz.

“O ‘Desemparedamento da Escola’ do programa Escola Inovadora também se dá desta forma, ultrapassando o muro da sala de aula e explorando conhecimentos geográficos, de costumes e vocabulários, saberes tão caros às aprendizagens de um novo idioma. Sem contar o resgate da correspondência por cartas, algo com que a maioria das crianças ainda não teve a oportunidade de lidar, porém muito relevante na história das comunicações entre as pessoas”, comentou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Jundiaí

Jovens do ‘Ressignificando histórias’ compartilham experiências com o projeto em Jundiaí

Publicado

em

Por

No Arquivo, as atividades desenvolvidas pelos jovens são a digitalização, catalogação e higienização de documentos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Numa iniciativa intersetorial das Unidades de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e de Cultura (UGC), o projeto “Ressignificando Histórias” continua impactando a vida de jovens atendidos pelos serviços da rede socioassistencial do Município. Com início em agosto do ano passado, o projeto segue com esta turma até o próximo mês de julho, com cerca de 20 jovens atendidos…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaiense grava videoclipe com o padre Antônio Maria

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Reconhecido por sua atuação na Igreja Católica e por parcerias musicais com nomes como Roberto Carlos, Ângela Maria e Agnaldo Rayol, o padre Antônio Maria acaba de lançar um videoclipe em que canta com o jundiaiense Guilherme Henrique, 25 anos. A música, intitulada "Desculpe", entrou no ar no dia 15 de fevereiro e está disponível no YouTube. O videoclipe foi…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí apresenta plano de requalificação a moradores da Vila Esperança

Publicado

em

Por

Reunião de Gestores da Prefeitura de Jundiaí com moradores da Vila Esperança
Encontro reuniu gestores e Munícipes para apresentação de propostas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (02), gestores municipais se reuniram com moradores da Vila Esperança para apresentar o plano de requalificação desenvolvido para o bairro. O plano dispõe de ações a curto, médio e longo prazo, além de ações já executadas e em andamento. A apresentação das ações acontece após a primeira reunião realizada no final de novembro do ano passado, quando os…

Continuar lendo

Jundiaí

Micro, Pequenas e Médias Empresas alavancam desenvolvimento econômico de Jundiaí

Os dados mostram que, de 2017 – primeiro ano de Gestão – a 2023, houve um aumento de 174,2% nas PME’s

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A criação de um ambiente favorável aos negócios é uma marca tradicional de Jundiaí, que ano após ano se consolida como uma das principais potências econômicas do país. Além das empresas de grande porte e das multinacionais, o potencial econômico municipal é alavancado pelas Micro, Pequenas e Médias Empresas, que tem sido cada vez mais frequentes no cenário local. Os…

Continuar lendo

Jundiaí

APAE de Jundiaí recebe doação de roupas de ballet e as alunas comemoram

Publicado

em

Por

A disposição para as aulas até aumentou (Foto: Divulgação/APAE Jundiaí)

As alunas de ballet da Professora Raquel Tumolo Leopoldino ficaram encantadas com os materiais de dança, novos, doados no mês de fevereiro: meia calça, sapatilhas, collants de marcas que são referência no mundo da dança como Capezio e Só Dança. A doação foi feita para Luciana França, da área de Captação de Recursos, que incentiva outras pessoas a doarem produtos…

Continuar lendo
Publicidade