Inglês na prática: alunos de Jundiaí trocam cartas com amigos nos Estados Unidos
Connect with us

Jundiaí

Inglês na prática: alunos de Jundiaí trocam cartas com amigos nos Estados Unidos

Iniciativa da professora Cibele Capatto, da Emeb Armanda Santina Polenti, visa unir os conteúdos linguísticos e culturais do ensino de Inglês

Published

on

Atualizado há

Crianças aplicam conteúdo da aula de Inglês em correspondência com amigos nos Estados Unidos. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Para unir os conteúdos linguísticos e culturais do ensino de Inglês, a professora Cibele Capatto, da Emeb Armanda Santina Polenti, no Parque São Luiz, em Jundiaí, apostou numa proposta, ao mesmo tempo, tradicional e ousada. Ao longo do último semestre, ela promoveu aos alunos do 3º ano uma atividade de correspondências por cartas com crianças de uma escola de Hood River, no Oregon, Estado localizado na região noroeste dos Estados Unidos.

“A ideia surgiu quando acessei a plataforma ePals, que, em Inglês, quer dizer amigos por correspondência. Fiz meu cadastro e começamos a trabalhar com a turma do professor Matt Rudledge”, explicou.

Inicialmente as crianças trocaram e-mails, já no idioma estrangeiro. Em seguida, começou o intercâmbio de cartas. A primeira delas, com desenhos e textos, para que os amigos por correspondências conhecem as respectivas realidades. Na sequência, foi a vez da troca de postais. “Como não achei postais para compra, decidi eu mesma montá-los, evidenciando temas da cidade, como o Jardim Botânico, o Mundo das Crianças, o Carnaval e a Uva Niagara Rosada”, comentou a professora.

Para o encerramento das atividades, a turma do 3º ano C fez cartas de Natal e Ano Novo para enviar aos amigos. Pela primeira vez em que escreve uma carta, a pequena Louise Araújo, de oito anos, desenhou algo especial junto com a árvore de Natal e com presentes. “Vou acrescentar um boneco de neve, que aqui no Brasil não tem, por conta do calor, mas que com certeza meu amigo por correspondência conhece, pois lá é frio”.

O Bernardo Silva, de nove anos, compartilha o que aprendeu para fazer a atividade. “Aprendi os meses do ano, para saber como se escreve dezembro, em Inglês, além das palavras usadas para desejar um Feliz Natal e bom Ano Novo. Escrever carta é diferente, deixa uma expectativa, que vira alegria quando a resposta chega”, respondeu Bernardo, que também desenhou um boneco de neve, com gorro de Papai Noel e uma cenoura no lugar do nariz.

“O ‘Desemparedamento da Escola’ do programa Escola Inovadora também se dá desta forma, ultrapassando o muro da sala de aula e explorando conhecimentos geográficos, de costumes e vocabulários, saberes tão caros às aprendizagens de um novo idioma. Sem contar o resgate da correspondência por cartas, algo com que a maioria das crianças ainda não teve a oportunidade de lidar, porém muito relevante na história das comunicações entre as pessoas”, comentou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Jundiaí

Temperaturas começam a subir com dias ensolarados em Jundiaí; confira a previsão do tempo

Confira a previsão do tempo para essa semana.

Published

on

Previsão do tempo mostra sol em céu azul com poucas nuvens
Foto: Canva

Nesta semana, as temperaturas devem começar a subir em Jundiaí, com previsão do tempo mostrando máxima de 27°C e dias ensolarados. Ainda assim, de acordo com o Climatempo, as mínimas devem ficar entre 12°C e 13°C, então os dias ainda terão períodos frios. Confira a previsão do tempo para Jundiaí nesta semana: Segunda-feira (22) - Sol o dia todo sem…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí é líder em Bem-Estar em ranking de Índice de Progresso Social

A categoria “Fundamentos do Bem-Estar” engloba indicadores como educação básica, infraestrutura, saúde, expectativa de vida e qualidade do meio ambiente.

Published

on

Jundiaí aérea
A cidade se destaca entre cidades de 200 a 500 mil habitantes do Brasil no Índice de Progresso Social (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A cidade de Jundiaí se destaca como referência em desenvolvimento social no Brasil, figurando na 9ª posição no ranking do Índice de Progresso Social (IPS) entre municípios com população entre 200 e 500 mil habitantes. O estudo, realizado pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Fundação Avina, Centro de Empreendedorismo da Amazônia, iniciativa Amazônia 2030, Anattá…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí recebe acervo de 5 mil itens para preservação à memória da ferrovia

O acervo inclui peças em exposição no Museu dos Ferroviários, documentos históricos e 12 veículos, entre locomotivas e vagões, situados no Espaço Expressa.

Published

on

Jundiaí recebe acervo de 5 mil itens para preservação da memória da ferrovia
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) de Jundiaí celebra a cessão de posse ao Município de um acervo ferroviário de grande importância histórica e cultural. A conquista, resultado de uma solicitação da Prefeitura feita em 2017, representa um passo fundamental para a preservação da memória da ferrovia na cidade, no estado e no país. O acervo, composto por cerca…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí enfrenta estiagem mais intensa dos últimos anos

Queimadas aumentam e represa da cidade opera com 80% da capacidade. Saiba mais.

Published

on

Jundiaí enfrenta estiagem mais intensa dos últimos anos
Para minimizar os impactos, a Defesa Civil de Jundiaí coordena o Plano de Contingência Operação Estiagem (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí enfrenta um dos períodos de estiagem mais intensos dos últimos anos. A combinação de poucas chuvas, baixa umidade do ar e amplitude térmica elevada aumenta o risco de queimadas e prejudica a saúde da população. Em maio e junho deste ano, a cidade registrou apenas 59 mm e 0 mm de chuvas, respectivamente, enquanto a média histórica para esses…

Continue Reading

Jundiaí

Fim de semana em Jundiaí será ensolarado mas com mínima de 11°C

Confira a previsão do tempo para os próximos dias em Jundiaí e programe-se.

Published

on

Vista aérea de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O sol deve voltar a aparecer com mais intensidade neste próximo final de semana em Jundiaí, mas o clima continua de inverno. De acordo com o Climatempo, neste sábado e domingo, a cidade terá dias ensolarados, mas mínima de 11°C. Confira a previsão do tempo para Jundiaí: Sexta-feira (19) - Sol o dia todo, sem nuvens no céu. Noite de…

Continue Reading