No dia 21 de fevereiro, é celebrado o Dia do Imigrante Italiano. Em Jundiaí, mais de 75% da população é ítalo-descendente, o que torna o tema da cidadania italiana uma questão relevante para muitas famílias. Para esclarecer dúvidas sobre o assunto, conversamos com Dulciana e Joice, especialistas em cidadania italiana da Itália Com Elas, consultoria que já ajudou dezenas de famílias a obter esse reconhecimento. Tire suas dúvidas:
Preciso ter sobrenome italiano para conseguir a cidadania?
Uma dúvida comum é se é necessário ter um sobrenome italiano para conseguir a cidadania. De acordo com as especialistas, esse não é um requisito obrigatório.
“Como a cidadania italiana não tem limite de geração, esse sobrenome pode se perder. Não é obrigatório ter o sobrenome e nem ter que colocar depois esse sobrenome para fazer o reconhecimento”.
Tenho cidadania italiana. Meu marido pode conseguir também?
Outra questão recorrente é sobre o direito à cidadania para cônjuges. Segundo as consultoras, em casamentos ocorridos antes de 1983, a cônjuge mulher tem o direito automático ao reconhecimento da cidadania, podendo realizar o processo via administrativa. Já para casamentos posteriores a essa data, o processo ocorre por naturalização por matrimônio. No entanto, há alguns requisitos e o fundamental: saber falar italiano.
“Tem que ter o nível B1 comprovado para poder fazer o reconhecimento, entre outras regras, mas o que mais afeta as famílias é a questão de ter que falar o idioma.”
Já para aqueles que possuem filhos menores de idade, o processo é mais simples. Basta emitir a certidão de nascimento da criança e encaminhar a documentação ao consulado para a devida regularização.
Benefícios da Cidadania Italiana
Ser um cidadão italiano traz inúmeras vantagens, especialmente em termos de mobilidade e oportunidades internacionais. “O maior benefício do cidadão italiano/europeu é poder viver em qualquer país da comunidade europeia como um cidadão europeu. Estudar, trabalhar, ter acesso à saúde pública.”
Além disso, o passaporte italiano é um dos mais aceitos no mundo, permitindo entrada sem visto em 198 países, incluindo os Estados Unidos. Para quem tem filhos em idade universitária, a cidadania também pode representar uma redução significativa nos custos de estudo na Europa.
Mas de acordo com as meninas do Itália Com Elas, o principal benefício é a liberdade de circulação. “O principal é poder ter essa liberdade de fronteira, não só de viagem, mas de estudo, de moradia. Tendo uma Europa inteira que você pode estar explorando, vivendo, trabalhando, investindo, estudando e morando.”
A Itália Com Elas está localizada na Avenida 9 de Julho, 550, sala 32, Edifício Buriti, em Jundiaí. Para quem prefere comodidade, todo o processo pode ser feito online. Para mais informações, acompanhe as especialistas nas redes sociais pelo @italia.com.elas.
Nesta sexta-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Sorocaba (SP) para a entrega de 789 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Dentre os veículos distribuídos, três serão destinados a Jundiaí (SP). Este é o maior repasse de ambulâncias da atual gestão, que tem como foco renovar a frota e aumentar a cobertura…
No dia 18 de março, o Sicoob Integrado promoverá uma live especial para seus cooperados, trazendo a apresentação dos resultados de 2024 e uma oportunidade imperdível de concorrer a R$ 100.000,00 em vales poupança. A transmissão será aberta exclusivamente para cooperados, e reforça o compromisso da instituição com a transparência e o crescimento coletivo. Durante o evento, serão apresentados os…
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência, personalizar conteúdos e anúncios, e recomendar conteúdos relevantes. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.AceitoPolítica de Privacidade