O Jardim do Trânsito está sendo construído em Jundiaí para ensinar sobre Educação no Trânsito para crianças de 5 a 9 anos. Com 70% da obra concluída, em um espaço arborizado, no Mundo das Crianças, a maquete do projeto está disponível para visitação e as informações sobre o projeto podem ser acessadas por meio de um QR Code em um painel.

Frequentadoras assíduas do Mundo das Crianças, as amigas Raquel Bueno Sales, Kátia Giurno e Elisângela Miada, levaram os filhos Tiago, 9 anos, Samuel, 8 anos, e Laura, 10 anos, para se divertirem, e aproveitaram para conhecer o projeto. “Quando eu vi o vídeo sobre o Jardim do Trânsito nas redes sociais da Prefeitura, compartilhei com elas. Eu fiquei encantada, porque é na base, na formação das crianças, que a gente tem que começar a educar, inclusive, sobre o trânsito. A dinâmica desse projeto é incrível”, comenta Elisângela.

O fundador da Rede Municipal de Cidades das Crianças, Francesco Tonucci, também conheceu o projeto e destacou a importância da dinâmica com as crianças terem como foco a mobilidade ativa, especialmente, o caminhar e a locomoção com o uso de bicicleta.

Painel no espaço da obra conta com imagens de etapas do projeto. Foto: Prefeitura de Jundiaí

O gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz, explicou que o projeto foi planejado em um espaço agradável e com árvores para que as crianças possam aprender enquanto brincam sobre os cuidados para evitar acidentes, respeitando ciclistas e pedestres, e as leis de trânsito. “É um projeto alinhado ao programa Jundiaí, Cidade das Crianças, em que o governo do prefeito Luiz Fernando Machado desenvolve ações de políticas públicas, para oferecer o acesso a serviços públicos de qualidade para o pleno desenvolvimento na Primeira Infância.”, completa.

O Jardim do Trânsito foi desenvolvido em parceria entre a Unidade de Mobilidade e Transporte (UGMT) e DAE, e faz parte do programa ‘Jundiaí, Cidade das Crianças’, que tem como foco o ‘Direito de Brincar’ e o ‘Direito à Educação’. O projeto será uma simulação de uma via com trânsito de bicicletas, motocicletas, veículos e pedestres, onde as crianças aprenderão brincando. Além disso, o projeto ampliará as atividades do programa Educação Inovadora, desenvolvido pela Unidade de Gestão de Educação (UGE), direcionando as ações educacionais utilizando os espaços para além da sala de aula.