
Antes da pandemia, um temporal causou sérios danos à Biblioteca Comunitária do Jardim Fepasa, em Jundiaí (SP), destruindo o teto e arruinando todo o acervo de livros. O que parecia ser o fim desse espaço cultural acabou se tornando o início de uma nova história graças à união e ao esforço da comunidade local.
Os moradores do Jardim Fepasa se uniram e, com suas próprias mãos, começaram a reconstruir a biblioteca. Todo o trabalho foi realizado de forma comunitária, com o apoio de voluntários e oficinas oferecidas pelo Sesc, onde os participantes aprenderam técnicas para a reconstrução do espaço.
De acordo com o morador Michel Tezza, até mesmo a tinta utilizada para pintar as paredes foi produzida pela própria comunidade. “As pinturas são feitas com tintas à base de terra que os próprios moradores produziram. Eles também realizaram oficinas de marcenaria com outros moradores. Fizeram as pinturas dos móveis e ajudaram na reconstrução do acervo”, explica.
Mais do que um simples local para leitura, a biblioteca do Jardim Fepasa se transformou em um ponto de encontro para convivência e troca de conhecimento entre os moradores. O espaço atende pessoas de todas as idades, especialmente crianças, que encontram ali um refúgio cultural.
O impacto na vida das crianças do Jardim Fepasa
Entre as crianças que frequentam o local está Kyara Oliveira da Silva, de 11 anos, que aproveita seu tempo livre para ler e se divertir. “Quando não tenho nada para fazer, pego um livro e leio. Tem vários livros legais que eu gosto de ler e assim já distraio a cabeça”, finaliza.
*Com informações do G1/TVTem.
[tdj-leia-tambem]