Connect with us

Jundiaí

Jovem negro que foi confundido com bandido em Jundiaí inicia carreira como fotógrafo

Desde o ocorrido, Gabriel finalizou um curso profissionalizante e já exerce a profissão

Published

on

jovem negro segura câmera profissional enquanto tira foro em sala
Jovem negro que foi confundido com bandido em Jundiaí inicia carreira como fotógrafo

O jovem negro de 17 anos que foi apontado como suspeito por tirar fotografias no Eloy Chaves, em setembro de 2019, iniciou oficialmente a carreira como fotógrafo. Na ocasião,  Gabriel Souza ainda fotografava como hobby.

O caso do rapaz de 18 anos chegou a ser investigado pela Polícia Civil. O inquérito que apurava a suspeita de injúria e preconceito racial foi encerrado e encaminhado à Justiça. Oito pessoas foram ouvidas, entre elas um vereador.

Ele contou ao G1 que finalizou um curso profissionalizante e que já está fazendo uma série de ensaios fotográficos.

“Sempre tive um apreço muito grande pela área e desde pequeno despertava curiosidade. Então, a partir dos 12 anos comecei a treinar o olho para isso. Hoje, gosto de pegar cenas inusitadas e fotografar a natureza. Adoraria trabalhar com isso, ser fotógrafo nessa área”, afirmou.

O caso

Morador de Cabreúva, todos os dias Gabriel ajuda o pai na borracharia da família, no Eloy Chaves. Nos intervalos, sai para as ruas para fotografar. No dia 30 de setembro, no entanto, durante uma sessão de fotos em uma praça do bairro, moradores relataram um jovem com “comportamento suspeito”. A foto de Gabriel passou então a circular entre grupos de WhatsApp, como “suspeito de filmar e tirar fotos de casas”.

Depois desse dia, fotos e áudios foram divulgados em grupos de moradores no WhatsApp e no Facebook alertando sobre a presença do rapaz e aconselhando que, se o vissem, acionassem a Guarda Civil Municipal.

Gabriel  só entendeu o que estava acontecendo quando um cliente e morador de um condomínio próximo mostrou a ele as fotos e áudios que estavam circulando na internet.

Além do jovem, o administrador do grupo do WhatsApp onde mensagens foram postadas e a moradora que teria divulgado imagens do rapaz tiradas da câmera de segurança da casa dela também foram ouvidos pela polícia no dia 15 de outubro.

O caso repercutiu em todo o Brasil e Gabriel inclusive participou do programa Encontro, apresentado por Fátima Bernardes, na TV Globo.

Jundiaí

Campanha ‘Aquecendo Vidas’ é lançada em Jundiaí para arrecadar roupas e cobertores

Iniciativa distribuirá doações a famílias em vulnerabilidade por meio de entidades cadastradas no Fundo Social.

Published

on

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí (SP) deu início, na quarta-feira (23), à edição 2025 da Campanha 'Aquecendo Vidas', voltada à arrecadação de roupas, calçados, mantas e cobertores em bom estado. A iniciativa tem como objetivo amparar famílias em situação de vulnerabilidade social assistidas por entidades cadastradas na cidade. 📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e…

Continue Reading

Jundiaí

Campanha do Agasalhado une Sicoob Integrado e ACE Jundiaí para aquecer o inverno de quem mais precisa

Instituições Missão Belém e Associação Bom Pastor serão beneficiadas com as doações recebidas na campanha

Published

on

Com a chegada do frio, o Sicoob Integrado e a ACE Jundiaí se unem para promover a Campanha do Agasalhado, uma ação solidária que acontece entre os dias 22 de abril e 31 de maio com o objetivo de arrecadar roupas de inverno para pessoas em situação de vulnerabilidade. As doações serão destinadas a duas instituições de Jundiaí que atuam…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo