Jovens do ‘Ressignificando histórias’ compartilham experiências com o projeto em Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jovens do ‘Ressignificando histórias’ compartilham experiências com o projeto em Jundiaí

Publicado

em

Atualizado há

No Arquivo, as atividades desenvolvidas pelos jovens são a digitalização, catalogação e higienização de documentos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Numa iniciativa intersetorial das Unidades de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e de Cultura (UGC), o projeto “Ressignificando Histórias” continua impactando a vida de jovens atendidos pelos serviços da rede socioassistencial do Município.

Com início em agosto do ano passado, o projeto segue com esta turma até o próximo mês de julho, com cerca de 20 jovens atendidos por serviços da rede socioassistencial, entre 15 e 16 anos. A carga horária semanal é de nove horas, cumprida três vezes por semana – às terças, quartas e quintas-feiras -, na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot e no Arquivo Histórico. Os grupos participam ainda de oficinas temáticas de formação para o mundo do trabalho, mediadas pela Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional da UGADS.

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, explica a intersetorialidade da iniciativa. “Vale destacar que a atuação dos jovens nos equipamentos culturais visa garantir o acesso deles a um espaço público, que precisa ser ocupado pelas pessoas, além do repertório e conhecimentos mais variados. Na Biblioteca, eles atuam na higienização de acervo, conferência de prateleiras, apoio no atendimento do balcão, auxílio na logística de empréstimos, acompanhamento de atividades no auditório e organização do espaço para bebês e da gibiteca. Já no Arquivo Histórico, as atividades desenvolvidas são a digitalização, catalogação e higienização dos acervos.”

A Rayka Gonçalves, de 15 anos, é uma das jovens que atuam na Biblioteca, espaço cultural que ela visitou pela primeira vez quando ingressou no projeto. “Jamais imaginei fazer o que estou fazendo, mas assim que me chamaram, eu pensei que deveria agarrar esta oportunidade. Trato o livro com muito cuidado, para que quem for emprestá-lo veja as suas boas condições e sinta vontade de voltar aqui”, comentou a jovem moradora do jardim Sorocabana e que já investiu uma parte do valor pago pelo projeto para fazer um curso de design de cílios e sobrancelha.

O morador do Residencial Videiras Lucas Daniel, de 16 anos, também faz parte do grupo da Biblioteca. “Tenho encarado o projeto como um primeiro grande passo, uma base para eu conhecer como funciona um lugar de trabalho. Isso vai contribuir para a minha carreira, se eu quiser assumir uma posição de liderança. De todas as atividades, minha preferida é ajudar no balcão, pois assim também me comunico e tenho contato com o público”, comentou Lucas, que pretende usar o dinheiro que receber para fazer um curso na área de Tecnologia da Informação.

Já no Arquivo Histórico, uma das integrantes do grupo é a Kamilly Dias, moradora do Jardim São Camilo. “Eu nunca tinha vindo aqui ao Espaço Expressa e quando cheguei no primeiro dia jamais imaginei que havia um arquivo com tantos documentos e que eu iria manusear um dos anos 1700. Por isso é importante preservar, para que as pessoas do futuro possam ver depois. Além de eu estar aprendendo bastante e poder ter a sensação de que estou ganhando o meu próprio dinheiro, começando a conquistar a minha autonomia”, comentou a participante de 14 anos.

Outro jovem no grupo é o William Nogueira, também de 14 anos e morador do Almerinda Chaves. “Quero trabalhar com Moda e Alfaiataria, e certamente o que estou aprendendo com gerenciamento de papeis e arquivos, de informática e da dinâmica do mundo do trabalho usarei em qualquer emprego. Quando eu pego um documento antigo na mão, eu tento decifrar o que está escrito e dá para entender algumas palavras”, comenta o jovem, sobre os desafios da paleografia.

Os participantes recebem, via Fundo Municipal do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), bolsa mensal no valor de R$ 500, além de vale transporte e lanche disponibilizados pela Prefeitura.

Jundiaí

Rodada contribui para transformar relacionamento em negócios

ACE Jundiaí realizou uma Rodada de Negócios na Valec na noite de quinta (18), com a participação de empreendedores de diferentes segmentos

Publicado

em

Por

A ACE Jundiaí realizou uma Rodada de Negócios na Valec na noite desta quarta-feira, com a participação de empreendedores de diferentes segmentos. Para a Rodada, a concessionária foi transformada em um ambiente agradável, estilo bar, com bufê servindo petiscos e chope, o que criou uma atmosfera descontraída e propícia para o relacionamento e conexões entre os empresários. A presidente Leandra…

Continuar lendo

Jundiaí

De olho na sustentabilidade, Prefeitura de Jundiaí testa mais dois veículos 100% elétricos

Em parceria com o Grupo SHC, representante da JAC Motors Brasil/Ankai, carros estão destinados para uso da Unidade de Mobilidade e Transporte

Publicado

em

Por

Os veículos 100% elétricos serão testados pelas equipes da UGMT por 15 dias. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Seguindo a tendência dos principais países europeus e preocupada com a necessidade da redução da poluição do meio ambiente, a Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o Grupo SHC, representante da JAC Motors Brasil/Ankai, recebeu dois veículos 100% elétricos para um período de teste. Os carros estão destinados para uso das equipes da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí apresenta ‘Cidade das Crianças’ em seminário do MEC sobre intersetorialidade

Gestor de Cultura, Marcelo Peroni, representou o município no encontro “Intersetorialidade na Educação: construção e estratégias de implementação”

Publicado

em

Por

Unidades de Gestão de Educação e Cultura compõem uma das plataforma de governo da Prefeitura. Foto: Divulgação/Índio Reis

A convite do Ministério da Educação (MEC), o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, representou Jundiaí no seminário “Intersetorialidade na Educação: construção e estratégias de implementação” e apresentou o programa municipal Cidade das Crianças. Realizado em Mauá, Município da região Metropolitana de São Paulo, o Seminário teve início nessa quarta-feira (17) e contou com as participações de cerca de 30 gestores…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí inicia preparativos para a realização da Conferência Municipal das Cidades

A Conferência Municipal será realizada no dia 15 de junho de 2024, sábado, durante todo o dia, no Espaço Expressa

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

O Conselho Municipal de Política Territorial (CMPT) se reuniu nesta quinta-feira (18), de forma extraordinária, a convite da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), com o objetivo de iniciar os preparativos para a realização da Conferência Municipal das Cidades. Essa será uma das etapas para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, organizada pelo Governo Federal com…

Continuar lendo

Jundiaí

ATEAL celebra 100 mil pessoas atendidas e 41 anos de dedicação

Fundada em 1982, é uma instituição sem fins lucrativos, dedicada a oferecer terapias especializadas para indivíduos com desafios auditivos e de comunicação

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/ATEAL

A Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem (ATEAL) anunciou que ultrapassou a marca de 100 mil pacientes cadastrados e assistidos. Este marco não apenas reflete o compromisso contínuo com aqueles que enfrentam dificuldades auditivas e de comunicação, como também celebra os 41 anos de trabalho e dedicação da instituição. "É gratificante saber que nosso espaço tem sido um refúgio…

Continuar lendo
Publicidade