Jovens do ‘Ressignificando histórias’ compartilham experiências com o projeto em Jundiaí
Connect with us

Jundiaí

Jovens do ‘Ressignificando histórias’ compartilham experiências com o projeto em Jundiaí

Published

on

Atualizado há

No Arquivo, as atividades desenvolvidas pelos jovens são a digitalização, catalogação e higienização de documentos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Numa iniciativa intersetorial das Unidades de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e de Cultura (UGC), o projeto “Ressignificando Histórias” continua impactando a vida de jovens atendidos pelos serviços da rede socioassistencial do Município.

Com início em agosto do ano passado, o projeto segue com esta turma até o próximo mês de julho, com cerca de 20 jovens atendidos por serviços da rede socioassistencial, entre 15 e 16 anos. A carga horária semanal é de nove horas, cumprida três vezes por semana – às terças, quartas e quintas-feiras -, na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot e no Arquivo Histórico. Os grupos participam ainda de oficinas temáticas de formação para o mundo do trabalho, mediadas pela Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional da UGADS.

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, explica a intersetorialidade da iniciativa. “Vale destacar que a atuação dos jovens nos equipamentos culturais visa garantir o acesso deles a um espaço público, que precisa ser ocupado pelas pessoas, além do repertório e conhecimentos mais variados. Na Biblioteca, eles atuam na higienização de acervo, conferência de prateleiras, apoio no atendimento do balcão, auxílio na logística de empréstimos, acompanhamento de atividades no auditório e organização do espaço para bebês e da gibiteca. Já no Arquivo Histórico, as atividades desenvolvidas são a digitalização, catalogação e higienização dos acervos.”

A Rayka Gonçalves, de 15 anos, é uma das jovens que atuam na Biblioteca, espaço cultural que ela visitou pela primeira vez quando ingressou no projeto. “Jamais imaginei fazer o que estou fazendo, mas assim que me chamaram, eu pensei que deveria agarrar esta oportunidade. Trato o livro com muito cuidado, para que quem for emprestá-lo veja as suas boas condições e sinta vontade de voltar aqui”, comentou a jovem moradora do jardim Sorocabana e que já investiu uma parte do valor pago pelo projeto para fazer um curso de design de cílios e sobrancelha.

O morador do Residencial Videiras Lucas Daniel, de 16 anos, também faz parte do grupo da Biblioteca. “Tenho encarado o projeto como um primeiro grande passo, uma base para eu conhecer como funciona um lugar de trabalho. Isso vai contribuir para a minha carreira, se eu quiser assumir uma posição de liderança. De todas as atividades, minha preferida é ajudar no balcão, pois assim também me comunico e tenho contato com o público”, comentou Lucas, que pretende usar o dinheiro que receber para fazer um curso na área de Tecnologia da Informação.

Já no Arquivo Histórico, uma das integrantes do grupo é a Kamilly Dias, moradora do Jardim São Camilo. “Eu nunca tinha vindo aqui ao Espaço Expressa e quando cheguei no primeiro dia jamais imaginei que havia um arquivo com tantos documentos e que eu iria manusear um dos anos 1700. Por isso é importante preservar, para que as pessoas do futuro possam ver depois. Além de eu estar aprendendo bastante e poder ter a sensação de que estou ganhando o meu próprio dinheiro, começando a conquistar a minha autonomia”, comentou a participante de 14 anos.

Outro jovem no grupo é o William Nogueira, também de 14 anos e morador do Almerinda Chaves. “Quero trabalhar com Moda e Alfaiataria, e certamente o que estou aprendendo com gerenciamento de papeis e arquivos, de informática e da dinâmica do mundo do trabalho usarei em qualquer emprego. Quando eu pego um documento antigo na mão, eu tento decifrar o que está escrito e dá para entender algumas palavras”, comenta o jovem, sobre os desafios da paleografia.

Os participantes recebem, via Fundo Municipal do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), bolsa mensal no valor de R$ 500, além de vale transporte e lanche disponibilizados pela Prefeitura.

Jundiaí

DAE Jundiaí inicia remanejamento de redes de água na rua Bom Jesus de Pirapora

A previsão é de que os trabalhos neste trecho da rua Bom Jesus de Pirapora sejam concluídos em 45 dias.

Published

on

Obras da DAE Jundiaí
Foto: DAE Jundiaí

A DAE Jundiaí segue avançando com seu programa de modernização da rede de água, e agora os trabalhos chegaram à rua Bom Jesus de Pirapora, entre as ruas Marcílio Dias e Gaspari Sobrinho. Nesta etapa, serão remanejados aproximadamente 1500 metros de rede, visando garantir um abastecimento mais eficiente e reduzir a ocorrência de vazamentos. Uma das vantagens desta obra é…

Continue Reading

Jundiaí

Funss de Jundiaí em parceria com o Senai oferece cursos profissionalizantes 

Entre os cursos ofertados no mês de outubro, estão os com tema natalino

Published

on

Panetones de chocolate com cereja produzidos no Funss de Jundiaí.
Curso de panetone terá turma aberta para 20 pessoas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

No mês de outubro, o Fundo Social de Solidariedade (Funss de Jundiaí) realizará cursos próprios com a temática de natal, em parceria com o Senai, para capacitação de jovens interessados no mercado de tecnologia e administração.  As inscrições dos cursos do Funss Jundiaí e Senai serão abertas na segunda-feira (16), às 12h, a partir de Google Forms. Critérios para as…

Continue Reading

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí investe R$ 4,8 milhões em asfalto ecológico

As obras atualmente abrangem os bairros Água Doce, Fernandes, Santa Gertrudes e Bom Jardim. Saiba mais.

Published

on

asfalto sustentável
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Desde 2019, Jundiaí tem implementado um projeto de asfalto ecológico em diversas áreas da cidade, com foco especial em bairros da zona rural. A ação já resultou na cobertura de 234 mil metros quadrados de vias com esse tipo de pavimentação sustentável, com mais 24 mil metros quadrados atualmente em execução. As obras, conduzidas pela Unidade de Gestão de Infraestrutura…

Continue Reading

Jundiaí

Faculdade de Medicina de Jundiaí abre inscrições para Mestrado na segunda (16)

Programa é focado na Saúde da Mulher , Saúde da Criança e Adolescente e Saúde do Adulto e Idoso e tem duração de 2 anos

Published

on

Turma do mestrado da faculdade de medicina de jundiaí em sala de aula.
Durante o curso, os alunos terão acesso a disciplinas fundamentais (Foto: Divulgação/ FMJ)

A Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) iniciará as inscrições para seu renomado programa de Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde na segunda-feira (16). O programa é ideal para profissionais graduados que desejam se especializar em pesquisa científica e ensino superior, consolidando suas habilidades e construindo uma carreira de sucesso. O curso ofertado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí tem…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí confirma dois casos de mpox e reforça medidas preventivas

Felizmente, nenhum dos pacientes necessitou de internação e ambos já estão recuperados.

Published

on

Pessoa infectada por mpox
Foto: Canva

A Saúde de Jundiaí, por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), confirmou dois casos de mpox no município em 2024. O primeiro caso confirmado, de um homem de 47 anos, teve início dos sintomas no dia 12 de agosto e o paciente procurou atendimento em 28 de agosto. Em seguida, foi confirmado o segundo caso, de um homem de 33 anos,…

Continue Reading
Advertisement