José Antonio Parimoschi e Cristiano Lopes, gestores responsáveis por mostrar as novas funcionalidades. Foto: Prefeitura de Jundiaí
José Antonio Parimoschi e Cristiano Lopes, gestores responsáveis por mostrar as novas funcionalidades. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT) da Prefeitura de Jundiaí apresentou a nova versão do portal Jundiaí Empreendedora, proporcionando aos jovens da cidade em busca do primeiro emprego uma valiosa ajuda. Conhecida como “fases de inovação 3 e 4”, a atualização do portal traz uma série de funcionalidades aprimoradas e um novo design, incluindo a opção de busca por vagas de estágio e programas de jovem aprendiz.

José Antonio Parimoschi, gestor de Governo e Finanças, juntamente com Cristiano Lopes, gestor da UGDECT, e Amauri Marquezi, diretor-presidente da Cijun (Companhia de Informática de Jundiaí), apresentaram as novidades no Paço Municipal para representantes de instituições e entidades ligadas ao ensino público e privado do município.

Com enfoque nos pilares “empreendedorismo” e “geração de emprego”, as novas funcionalidades têm como objetivo facilitar tanto o acesso das empresas em busca de profissionais quanto o acesso das pessoas que almejam oportunidades de emprego. Destaca-se também a inclusão de currículos mais abrangentes dos candidatos, descrições mais detalhadas das vagas de emprego e maior autonomia para candidatos com deficiência.

Segundo José Antonio Parimoschi, o investimento nas pessoas deve ser a principal meta do setor público. “O portal Jundiaí Empreendedora é uma ferramenta dinâmica e que deve sempre evoluir, principalmente com a ajuda das pessoas e instituições, como essas que estiveram aqui conosco. Usamos o recurso público de maneira inteligente, eficiente e assertiva, principalmente para gerar oportunidades como esta aos jovens”.

Vagas para estágio e Jovem Aprendiz estão destacadas no portal, por meio de filtros de pesquisa. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Cristiano Lopes destaca que as mudanças relacionadas à empregabilidade são resultado de uma série de reuniões com as empresas de Jundiaí. “O portal já é um sucesso e realizamos reuniões semanais com as empresas e os respectivos RHs para aprimorar a funcionalidade. Junto com o time da Cijun, inserimos filtros que vão facilitar tanto para quem está procurando uma oportunidade de emprego, quanto para a empresa que procura mão de obra”.

Incentivo

Amauri Marquezi expressa sua satisfação em ver o portal sendo amplamente utilizado e considera que a nova abertura para vagas de emprego é um incentivo para que os jovens utilizem a ferramenta, que é moderna e está em constante evolução.

Karina Maretti Strangueto, diretora-geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/Campus Jundiaí, destaca a importância da conexão entre os jovens e as oportunidades de emprego: “isso amplia a possibilidade deles conseguirem o primeiro emprego de forma mais rápida, das empresas saberem também dessa qualificação que a gente faz, que essa formação é de qualidade para que quem contrata terá uma mão de obra especializada”.

Além das áreas voltadas para comércio, empreendedorismo e internacionalização de Jundiaí, como o Exporta + Jundiaí e uma revista em cinco idiomas (português, inglês, espanhol, italiano e mandarim), o portal também conta com a participação de diversas instituições educacionais no processo.

Durante a reunião, estiveram presentes representantes da Fatec Deputado Ary Fossen, Faculdade Anhanguera, Instituto Federal, Indesc, Associação de Educação do Homem de Amanhã (Guardinha), Senai, Senac, Etec Benedito Storani, Etec Vasco Antônio Venchiarutti, Diretoria Regional de Ensino e as escolas estaduais José Feliciano de Oliveira, Antenor Soares Gandra e Adib Miguel Haddad.

Acesse o portal para mais informações.