Connect with us

Jundiaí

Saúde Ambiental identifica 8º morcego positivo para raiva em Jundiaí

O animal foi encontrado morto em via pública no dia 4 de julho e capturado, na região da Vila Alvorada. Saiba mais.

Published

on

Atualizado há

Jundiaí identifica morcego positivo para raiva
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) de Jundiaí identificou o oitavo caso de morcego positivo para a raiva na cidade em 2024. O animal é frugívoro, da espécie Artibeus lituratus, e foi encontrado morto em via pública, no dia 4 de julho, na região da Vila Alvorada.

O morcego foi localizado a partir de demanda recebida pela VISAM através da população por meio do canal 156. Um felino, possivelmente, teve contato com o animal e sua tutora já recebeu as orientações. Além disso, foram reforçadas as medidas preconizadas pelo Programa Municipal de Vigilância da Raiva no bairro, com orientação aos moradores, aos estabelecimentos e aos veterinários.

Em 2023, Jundiaí registrou 17 casos de morcegos positivos para raiva.

VISAM Jundiaí orienta em caso de encontro com morcego

A VISAM Jundiaí orienta que, no caso de identificação de um morcego em situações não usuais, como no interior de residências, nos quintais, voando durante o dia ou caídos no chão, vivos ou mortos, o órgão seja contatado imediatamente pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão-156. Assim, técnicos podem realizar a retirada segura do animal e o diagnóstico laboratorial da raiva.

Havendo a possibilidade, também deve-se isolar o cômodo onde o animal foi encontrado e/ou imobilizá-lo, colocando sobre ele um anteparo como balde, pote de sorvete, pano ou uma caixa.

Outra orientação necessária à preservação da saúde e da vida é que os tutores de cães e gatos atualizem, anualmente, a vacina antirrábica dos seus animais. O imunizante é disponibilizado gratuitamente pela VISAM, a partir de agendamento telefônico. A aplicação ocorre no órgão, localizado na rua dos Bandeirantes, 375, Vila Municipal.

Os morcegos são animais protegidos pela Lei Federal nº 9.605/98, considerados úteis ao homem e à natureza, devendo ser preservados, sendo que matá-los ou agredi-los é considerado crime ambiental.

Jundiaí

Jundiaí: Com novo acesso, Parque do Corrupira reabre ao público em 1º de maio

Tradicional espaço de lazer de Jundiaí ganha nova vida com revitalização e acesso viário, oferecendo conforto e segurança aos visitantes.

Published

on

O aguardado retorno do Parque do Trabalhador, conhecido como Parque do Corrupira, já tem data marcada: a reinauguração acontece na próxima quinta-feira, 1º de maio, às 9h, em celebração ao Dia do Trabalho. Após mais de um ano fechado, o espaço, que estava abandonado, foi completamente revitalizado e volta a ser um dos principais pontos de lazer e convivência de…

Continue Reading

Jundiaí

Nova fase da segurança: Jundiaí testa torres inteligentes para reforçar a proteção urbana

Segurança pública, uma das prioridades do governo Gustavo Martinelli, ganha reforço com a instalação das primeiras torres de monitoramento inteligente em Jundiaí.

Published

on

A Prefeitura de Jundiaí deu início à instalação das torres de segurança, um projeto que integra o plano de governo municipal e que agora entra em fase de testes. O primeiro equipamento foi instalado na manhã deste sábado (26) na região da Ponte São João, em frente à igreja, marcando o início da operação do projeto-piloto. Monitoramento 24 horas e…

Continue Reading
Pular para o conteúdo