Jundiaí: Alunos do Ivoturucaia apresentam peça de teatro para idosos do bairro
Connect with us

Jundiaí

Jundiaí: Alunos do Ivoturucaia apresentam peça de teatro para idosos do bairro

A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz, uniu gerações através da arte e da promoção da paz.

Published

on

Atualizado há

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Mário Milani, no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí foi palco de um encontro intergeracional emocionante. Alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins apresentaram uma peça de teatro para os idosos que frequentam as aulas de ginástica no Centro Esportivo. A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz, uniu gerações através da arte e da promoção da paz.

Com a professora Tatiane Carolina de Lima Santos, os alunos do 3º ano encenaram uma adaptação do livro “Chá das Dez”, de Celso Sisto. Na história, dez senhoras que se reúnem para o chá passam por situações inusitadas e decidem mudar seus hábitos, abandonando o sedentarismo e abraçando a atividade física. A peça, além de proporcionar entretenimento, serviu como um convite à reflexão sobre a importância de uma vida ativa e saudável para todas as idades.

Comunicação não violenta e valorização da terceira idade

Mazu Gonçalves, coordenadora da Unidade de Gestão de Educação, ressaltou a importância da iniciativa para a promoção da comunicação não violenta e o fortalecimento dos laços entre as gerações. “Todo o trabalho realizado nas escolas, desde a acolhida até os projetos pedagógicos, é pautado na comunicação não violenta. As ações da Cem Linguagens pela Paz visam potencializar tudo o que as escolas já produzem nesse sentido”, afirmou.

As jovens atrizes da peça expressaram sua alegria em participar da iniciativa e destacaram a mensagem de empoderamento e aprendizado que a peça transmite. “A peça mostra que os idosos não precisam ficar em casa, mas sim podem fazer o que quiserem”, disse Lorena, de 9 anos. Já Hillary, também de 9 anos, complementou: “Eu aprendi que idosos devem viver a vida, sair e aproveitar. Por isso viemos apresentar a peça a eles”.

A professora Tatiane Carolina de Lima Santos enalteceu os diversos aspectos positivos da atividade. “Além de trabalharmos vários elementos em uma só atividade, como a leitura, arte, língua portuguesa, música, escrita, entre outros, aproveitamos a comemoração da semana pela paz para ter esse intercâmbio com os idosos”, explicou.

Dona Maria Neide Coracim, de 78 anos, participa das aulas de ginástica no Centro Esportivo e é um exemplo dos benefícios que a atividade física proporciona. “A gente fica mais ativo, né? E acabamos nos sentindo muito melhor. Também é muito bom ter as crianças por perto”, relata.

Jundiaí

Arena Cross em Jundiaí arrecada 6 mil litros de leite e coroa novo campeão

Evento contou com arquibancadas lotadas na arena multiuso da Vila Hortolândia

Published

on

Prefeito Luiz Fernando Machado e vereador Cristiano Lopes na Arena Cross em Jundiaí
Foto: Divulgação

A segunda etapa do Arena Cross, realizada em Jundiaí no último final de semana, foi um grande sucesso, tanto nas pistas quanto na ação social. O evento, que contou com arquibancadas lotadas na arena multiuso da Vila Hortolândia, arrecadou cerca de 6 mil litros de leite para o Fundo Social de Solidariedade da cidade. Ação social marca a noite A…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí celebra o Mês do Patrimônio Histórico e Cultural em agosto

Desde 2016, evento reúne a comunidade em torno da preservação da memória e da valorização dos bens culturais do município

Published

on

Jundiaí celebra o Mês do Patrimônio Histórico e Cultural
Espaço Expressa. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Agosto é um mês especial para Jundiaí. Desde 2016, a cidade celebra o Mês do Patrimônio Histórico e Cultural, um evento que reúne a comunidade em torno da preservação da memória e da valorização dos bens culturais do município. Promovido pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH),…

Continue Reading

Jundiaí

Campanha de vacinação contra paralisia infantil em Jundiaí chega na última semana

Apesar da importância da imunização para prevenir a doença, a procura pelas doses da vacina, conhecida como “gotinha”, está abaixo do esperado na cidade.

Published

on

Criança recebendo vacinação contra paralisia infantil em Jundiaí
Todas as crianças de um a quatro anos devem receber o reforço da gotinha (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Campanha de vacinação contra a Paralisia Infantil em Jundiaí se aproxima do fim, com término previsto para o próximo sábado (30). Apesar da importância da imunização para prevenir a doença, que pode causar paralisia irreversível e até o óbito, a procura pelas doses da vacina, conhecida como "gotinha", está abaixo do esperado na cidade. No momento, apenas 32% do…

Continue Reading

Jundiaí

Certificação e informatização: Hospital São Vicente inspira aprimoramentos na Saúde Pública

Representantes de três cidades do estado visitaram o hospital para conhecer de perto as transformações em andamento e já finalizadas na instituição

Published

on

Representantes de três cidades visitam Hospital São Vicente
Foto: Hospital São Vicente de Paulo

O Hospital São Vicente de Paulo (HSV) de Jundiaí se destaca como um case de sucesso e referência em efetividade para o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Na quinta-feira (20), representantes de três cidades do estado visitaram o hospital para conhecer de perto as transformações em andamento e já finalizadas na instituição. As visitas, realizadas simultaneamente, contaram com…

Continue Reading

Jundiaí

ACE Jundiaí recebe novos associados com café de boas-vindas e Rodada de Negócios

A iniciativa serviu como um importante passo para a integração dos novos membros à comunidade empresarial de Jundiaí e para a geração de novas oportunidades de negócios.

Published

on

Evento de Rodada de Negócios da ACE Jundiaí
A presidente da ACE, Leandra Maia Diniz, deu as boas-vindas aos novos associados (Foto: ACE Jundiaí)

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí abriu as portas para seus novos associados em um evento que reuniu café da manhã, boas-vindas e a imperdível Rodada de Negócios. A iniciativa, que contou com a presença de empresas de diversos segmentos, serviu como um importante passo para a integração dos novos membros à comunidade empresarial da cidade e para a…

Continue Reading