Centro de Segurança e Inteligência de São José dos Campos
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí deu mais um passo para aprimorar sua estratégia de Segurança Pública ao visitar o Centro de Segurança e Inteligência de São José dos Campos, referência nacional na redução de índices criminais.

A comitiva jundiaiense conheceu de perto o modelo de gestão integrada adotado no Vale do Paraíba, reconhecido pela eficácia no compartilhamento de dados e na articulação entre municípios.

A iniciativa reforça a aposta da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) na colaboração regional como ferramenta essencial para ampliar resultados e modernizar políticas de prevenção e combate ao crime.

Visita reúne autoridades e destaca modelo de gestão eficiente

Participaram da visita o assessor especial da Casa Civil e da RMJ, Thales Delgado; o secretário de Segurança Pública, Guilherme Balbino Rigo; o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Dr. Adalberto Ceolin; o coordenador da Defesa Civil, Coronel Gimenez; o diretor do Departamento de Inteligência em Assuntos de Segurança Pública, Odair Roberto Matenauer; e o subcomandante da Guarda Municipal de Jundiaí, Dênis Fernando Berni.

Representando o prefeito Gustavo Martinelli, Thales Delgado destacou a força do modelo joseense.

“Estamos avançando no alinhamento de práticas e processos de segurança para fortalecer a atuação conjunta entre as prefeituras da RMJ. A integração permitirá o compartilhamento de informações estratégicas, auxiliando na resolução de crimes e na localização de foragidos, beneficiando toda a população da região”, afirmou.

O secretário Guilherme Balbino Rigo reforçou a importância da cooperação entre municípios. “A Segurança Pública exige cooperação entre municípios e integração com as forças estaduais e federais. Quando trabalhamos de forma articulada, ampliamos o impacto de cada ação e potencializamos os resultados”, destacou.

Integração Regional da RMJ: 7 cidades, mais de 800 mil habitantes

A RMJ é formada por Jundiaí, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira e Várzea Paulista. Juntas, as cidades somam mais de 800 mil habitantes e um PIB de R$ 73,43 bilhões, segundo dados do Governo do Estado.

A troca de informações realizada na visita fortalece a construção de um sistema regional de segurança, capaz de integrar tecnologias, dados e estratégias operacionais entre as sete cidades.

O prefeito Gustavo Martinelli enfatiza que o trabalho conjunto contribui para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida. “Estamos trabalhando de forma integrada para buscar soluções conjuntas, com apoio do Estado, e transformar nossa região em referência em desenvolvimento sustentável, inovação e eficiência na gestão pública”, afirmou.