Jundiaí atinge as três maiores temperaturas da série histórica em uma semana
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí atinge as três maiores temperaturas da série histórica em uma semana

Em três dias consecutivos, Jundiaí registrou as maiores temperaturas da série histórica medidas pelo CIIAGRO, desde 1993: 40ºC, 39,8ºC e 38,9ºC

Publicado

em

Atualizado há

Jundiaí terá semana de calor intenso com máximas de 33ºC
Só a partir do dia 11 de outubro é que se espera mudanças na temperatura em Jundiaí. (Foto: Divulgação)

Após bater recorde histórico de calor nesta quarta-feira (30), quando os termômetros atingiram a marca de 40ºC, os dias seguintes mantiveram a alta temperatura e continuaram altos para a série histórica medido pelo Centro Integrado de Informações Agrometeorológicos (CIIAGRO), desde 1993.

Na quinta-feira (1°), a cidade registrou 39,8ºC, a segunda maior da série histórica, e nesta sexta-feira (2), às 14h40, atingimos a terceira maior, com 38,9ºC.

Todo este calor preocupa pela anomalia acima da média, que é de 34ºC a 37ºC para esta época do ano, mas principalmente pelo fato de que a alta temperatura, por vários consecutivos, torna a situação ainda mais atípica.

“Esta é uma situação especial e perigosa para a população que precisa ser alertada.  O calor extremo agrava os problemas causados pela falta de chuva prolongada”, informa o Climatempo.

Em levantamento realizado pelo Tribuna de Jundiaí no Portal Agrometeorológico do CIIAGRO, a temperatura máxima registrada na cidade até então era de 38,21ºC, no dia 18 de outubro de 2014, ano que também houve uma série atípica de calor para a primavera. Confira as cinco maiores altas em Jundiaí abaixo.

1º – 30/09/2020: 40ºC

2º – 1º/10/2020: 39,8º

3º – 2/10/2020: 38,9ºC

– 18/10/2014: 38,21ºC

5º – 14/10/2014: 37,42ºC

Em 2014, foi a primeira vez que Jundiaí passou dos 37ºC, antes do dia 14 de outubro daquele ano, a maior temperatura até então foi registrada em 14 de outubro de 2002.

Motivos para tanto calor

Segundo o meteorologista do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, Bruno Bainy, historicamente outubro costuma ser o mês mais quente no ano, na região de Campinas, onde Jundiaí está incluída.

De acordo com o meteorologista, há um bloqueio atmosférico, associado a uma massa de ar quente, que predomina no Centro-Oeste e Sudeste do país e impede a formação de nebulosidade e ocorrência de chuvas.

“Na medida em que esse sistema de bloqueio e essa massa de ar quente perseveram por uma região a tendência é que a alta temperatura se intensifique”, informa.

Quando o calor vai normalizar?

Neste final de semana, dias 3 e 4 de outubro, a passagem de uma frente fria pelo Sul e pelo litoral da Região Sudeste irá causar queda da temperatura no Sul do Brasil, no sul e leste de São Paulo, no extremo sul de Minas Gerais e no estado do Rio de Janeiro.  Mas o ar quente continua a predominar sobre ampla área do Brasil até por volta do dia 10 de outubro.

Segundo o Climatempo, só a partir do dia 11 de outubro que se espera mudanças na circulação dos ventos sobre a América do Sul quebrando bloqueio que tem impedido a chegada de frentes frias ao interior do Brasil.

O mês de outubro segue quente, mas a partir do dia 11 ou 12 de outubro teremos o calor normal para esta época e não temperaturas extremas e em amplas áreas do país, como vem sendo observado desde o fim de setembro.

Além disso, há expectativa de pancadas de chuva durante a segunda quinzena de outubro de 2020 que vão ajudam a evitar o aquecimento extremo do ar.

Jundiaí

Maxi Shopping Jundiaí sorteia T-Cross 0km em ação do Dia das Mães

Campanha acontece entre os dias 24 de abril a 12 de maio; sorteio será realizado pela Extração da Loteria Federal do dia 15 de maio

Publicado

em

Por

Maxi Shopping Jundiaí
Foto: Maxi Shopping Jundiaí

Para celebrar o Dia das Mães neste ano, o Maxi Shopping Jundiaí preparou uma campanha bem especial que irá sortear um T-Cross 1.0 Turbo 200 TSI, além de compre-ganhe com refrescante Body Splash Natura Tododia Cereja e Avelã 200ml. Como participar No período de 25 de abril a 12 de maio, a cada R$ 400 em compras (que podem ser somados) nas lojas e…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí confirma primeiro caso de Chikungunya de 2024

O primeiro caso da doença em 2024 na cidade é de um homem que veio da Bahia, com os sintomas iniciados no dia 30 de março. Ele já está curado.

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Em 2023, a cidade registrou quatro casos positivos da doença, todos importados (Foto: Canva)

Nesta quarta-feira (24), a Vigilância Epidemiológica e Vigilância em Saúde Ambiental de Jundiaí informou que a cidade registrou o primeiro caso de Chikungunya de 2024. De acordo com a gestão de Saúde, o caso, importado do estado da Bahia, é de um homem com sintomas iniciados no dia 30 de março. Ele já está curado da doença. As equipes de…

Continuar lendo

Jundiaí

Clínica de Estética de Jundiaí comemora aniversário com grupo VIP e ação solidária

O Espaço Luana Estética criou um grupo VIP com condições especiais para procedimentos como massagem, drenagem linfática e botox, e 5% da verba será destinada à Casa de Nazaré.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Em 08 de maio, o Espaço Luana Araújo, clínica estética de Jundiaí, comemorará mais um ano de dedicação ao cuidado com a beleza e bem-estar. Para celebrar essa data especial, a clínica preparou uma ação para clientes VIP - e você pode fazer parte disso. Os clientes que fazem parte do Grupo VIP da clínica no WhatsApp terão acesso exclusivo…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí apresenta política de saúde mental para delegação do Paraguai

Segundo o gestor de Saúde, Tiago Texera, Jundiaí implementou uma rede de atendimento integral e políticas de direitos das pessoas com transtornos mentais.

Publicado

em

Por

Gestão de Jundiaí com delegação do Paraguai
O prefeito Luiz Fernando Machado e o gestor de Saúde, Tiago Texera, recepcionaram a delegação no Paço Municipal (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí recebe até quarta-feira (24) representantes do Ministério da Saúde Pública e Bem-Estar Social do Paraguai. A comitiva vem à cidade para uma missão técnica, intermediada pelo Escritório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)/Organização Mundial de Saúde (OMS) no Brasil. As instituições apresentarão as políticas públicas de saúde mental aplicadas no País. Assim, o prefeito Luiz Fernando Machado e o…

Continuar lendo

Jundiaí

Governo do Estado de SP reforma escola na Vila Comercial, em Jundiaí

“Essa obra é uma demanda antiga […] e por isso fizemos esse pedido ao Governo do Estado, que mais uma vez olha para Jundiaí”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Publicado

em

Por

A escola ganhou acessibilidade, nova pintura, combate a incêndio e Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta terça-feira (23), o Governo do Estado de São Paulo entregou a revitalização da Escola Estadual Professora Joceny Vilela Curado, na Vila Comercial, em Jundiaí. Para isso, o Prefeito Luiz Fernando Machado recebeu o Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Jean Pierre Neto. O investimento da obra, pedida pelo poder público municipal, foi de aproximadamente R$ 2,35…

Continuar lendo
Publicidade