
Nesta terça-feira (9), setores da Prefeitura de Jundiaí se mobilizaram para o trabalho de limpeza aos transtornos causados pelas chuvas fortes desta segunda-feira (08). De acordo com a Defesa Civil de Jundiaí, o volume de chuvas registrado foi de 53,8 mm no Jardim Florestal, 56,4 mm na Roseira, 43,8 mm no Jardim Tamoio, 40 mm no Fazenda Grande, 19,4 mm no Santa Gertrudes e 34,2 mm no Rio Jundiaí – altura da Vila Graff. Apesar dos transtornos, não houve vítimas.
O Departamento de Zeladoria e Conservação realizou a manutenção em diversos pontos da cidade, principalmente na região da Vila Arens, Vianelo e Jardim Cica. A força tarefa realizou a limpeza das ruas e de cerca de 60 bocas de lobo. Além disso, as equipes aplicaram mais de 150m² de asfalto para tapar buracos em vias. Enquanto isso, o Departamento de Parques, Praças e Jardins atendeu oito ocorrências de quedas de árvores na cidade.
A DAE Jundiaí atendeu duas ocorrências pontuais de retorno de esgoto: uma no Centro e outra no Jardim Caçula. As equipes realizaram a desobstrução da rede e a higienização das casas afetadas.

Atendimento à população
Assim que as chuvas se iniciaram, a força-tarefa da Operação Chuvas de Verão esteve nas ruas realizando vistoria e auxiliando os munícipes para mitigar os transtornos. Agentes de Trânsito realizaram diversos atendimentos, como corte de árvores e liberação parcialmente de algumas vias e sinalização de vários pontos em função das fortes chuvas. Devido à falta de energia, a gestão ainda sinalizou diversos semáforos pela cidade.
Além disso, Jundiaí registrou sete pontos de alagamento – na avenida União dos Ferroviários, rua 23 de Maio, rua José do Patrocínio (no trecho entre a rua Vigário J.J. Rodrigues e avenida Dr. Cavalcante), rua Suíça, avenida Jundiaí, avenida Dr. Odil Campos Saes e região da Ponte São João.
Operação Estiagem

De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, o trabalho da força-tarefa começou em abril, durante a Operação Estiagem. Essa operação prevê ações específicas desencadeadas pelo órgão municipal, a partir da situação identificada. As equipes realizaram o desassoreamento e limpeza de mais de 5 mil metros de rios e córregos da cidade para evitar alagamentos.
“É extremamente importante o trabalho de vários setores da Prefeitura em conjunto, principalmente para mitigar os riscos causados pelas fortes chuvas, que são recorrentes nesta época do ano. Todas as Unidades trabalharam em parceria e conseguiram resolver rapidamente os danos”, disse o coordenador da Defesa Civil, João Osório Gimenez Germano.
No Jardim Sorocabana, uma casa teve parte do telhado danificado pela chuva forte de segunda-feira à tarde (08). As equipes da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social e Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) estiveram no local para uma vistoria. Assim, a FUMAS doou telhas e madeiramento para o reparo na residência. A UGADS também concederá um benefício eventual de vulnerabilidade temporária à família. No Jardim Aurélia, uma casa ficou alagada e família recebeu atendimento no CRAS Sul com kit de limpeza.
[tdj-leia-tambem]