Jundiaí intensifica combate à dengue com novas ações e mobilização da comunidade
Connect with us

Jundiaí

Jundiaí intensifica combate à dengue com novas ações e mobilização da comunidade

O Município acumula 15.154 casos positivos de dengue, com seis mortes causadas pela doença. Veja como prevenir.

Published

on

Atualizado há

Entre as ações, a Prefeitura realiza coletas extras de inservíveis (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Comitê Intersetorial de Prevenção e Combate à Dengue de Jundiaí se reuniu nesta semana para monitorar o cenário e as ações de enfrentamento da doença. O Município acumula 15.154 casos, com seis mortes.

Participaram representantes de todas as Unidades de Gestão, da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), da Defesa Civil e o vereador Cícero Camargo da Silva (Cícero da Saúde) da Comissão de Saúde, Assistência Social e Previdência do Legislativo.

Em todas as regiões, Jundiaí segue com ações ampliadas de vistoria nos imóveis para a verificação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. As iniciativas incluem orientação aos moradores, mutirões para o recolhimento de inservíveis, nebulização veicular em localidades com alta transmissão, além de trabalhos educativos em escolas e terminais de ônibus, e campanhas na mídia.

Intensificação das ações contra dengue em Jundiaí

“O combate à dengue sempre foi uma atividade permanente, mas, desde dezembro, com os alertas emitidos pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado, reforçamos as ações intersetoriais, inclusive aos finais de semana”, destacou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Fauzia Abou Abbas Raíza.

“Porém, ainda existem áreas pontuais com sinais de início e manutenção de transmissão, como os bairros Jardim do Lago, Tamoio e Santa Gertrudes. Estamos agindo e, também, conscientizando a população sobre a necessidade da eliminação dos criadouros do mosquito e do descarte correto de lixo.”

Além disso, na quarta-feira, a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos recolheu mais de 3,8 toneladas de inservíveis no Jardim Santa Gertrudes. Entre os itens, estavam baldes, vasos sanitários e pneus, que podem acumular água.

O registro de casos positivos vem crescendo desde janeiro, quando atipicamente antecipou a transmissão da doença no País. Em maio, foram 1.705 ocorrências nas duas primeiras semanas epidemiológicas do mês.

Por dia, equipamentos da Atenção Básica de Jundiaí acolhem mais de 1,2 mil pessoas com sintomas de dengue. Na Urgência e Emergência, atendem em média 400 pacientes diariamente. Semanalmente, 58 pessoas, em média, estão ficando internadas.

“A rede está preparada e garantindo atendimento em tempo oportuno e assistência completa. Adquirimos testes e medicamentos, e efetuamos a contratação de 34 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Enquanto Poder Público, estamos fazendo o enfrentamento e o combate da dengue”, ressaltou o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

Importância da participação da população

“A redução dos casos também depende do comportamento da população. Precisamos que as pessoas eliminem os criadouros do Aedes aegypti“, acrescentou o gestor. “Em todas as vistorias, as equipes localizaram muitos objetos com água parada nos quintais. Em certos casos, já foi feita a orientação e, ao retornar, encontram a mesma situação, ou seja, o pratinho da planta com água. Se o mosquito não nasce, não temos a doença.”

Jundiaí

Vacina contra dengue: Jundiaí imuniza crianças e adolescentes em três unidades de saúde

Confira onde acontecerão as aplicações de vacina contra dengue em Jundiaí e como recebê-las.

Published

on

Caixas de vacina contra dengue em UBS de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A partir desta segunda-feira (17), Jundiaí inicia a aplicação da vacina contra dengue em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A iniciativa visa reduzir as internações e os óbitos pela doença, que já acumula 21.651 casos e nove mortes na cidade. O imunizante, conhecido como Qdenga, foi aprovado pela Anvisa em março de 2023 e oferece proteção contra…

Continue Reading

Jundiaí

Limpeza na Serra do Japi: prefeitura e parceiros removem 130 kg de lixo em ação de conscientização

Published

on

Voluntários realizando ação de limpeza na Serra do Japi, coletando lixo nas margens de um riacho em área florestal.
Ação de limpeza recolheu 130 quilos de lixo da Serra do Japi - Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em uma iniciativa para preservar a beleza natural e a biodiversidade da Serra do Japi, a Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) da Prefeitura de Jundiaí realizou, no domingo (16), uma ação de limpeza na Serra do Japi. A ação contou com a parceria da Divisão Florestal da Guarda Municipal e da empresa Acqualab, e teve…

Continue Reading

Jundiaí

Astra recebe selo ‘Empresa Amiga dos Direitos Humanos’ em Jundiaí

A honraria reconhece o compromisso autêntico da empresa com as boas práticas no ambiente corporativo e com ações em prol dos direitos humanos.

Published

on

Funcionários da empresa Astra, mostrando selo "Empresa Amiga dos Direitos Humanos", concedido pela Prefeitura de Jundiaí
Foto: Divulgação/Astra

A Astra, fabricante de produtos para construções e acabamentos com sede em Jundiaí, recebeu o selo "Empresa Amiga dos Direitos Humanos" da Prefeitura de Jundiaí. A honraria, na categoria ouro, reconhece o compromisso da empresa com as boas práticas no ambiente corporativo e com ações em prol dos direitos humanos. Para a empresa, "o capital humano é a sua maior…

Continue Reading

Jundiaí

TVTEC Jundiaí sedia I Simpósio Brasileiro de Televisão Universitária (ABTU)

Realizado nos dias 14 e 15 de junho, o evento reuniu importantes nomes do setor para debater o papel das TVUs na era digital

Published

on

Palestrantes durante o I Simpósio Brasileiro de Televisão Universitária, sediado na TVTEC
Todo evento contou com a transmissão em libras. Foto: TVTEC

O Auditório da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot recebeu no último sábado (15) o encerramento do I Simpósio Brasileiro de Televisão Universitária (I Simpósio ABTU). Realizado dias 14 e 15 de junho, o evento reuniu importantes nomes do setor a fim de debater o papel das TVUs na era digital. Debatendo o futuro das televisões universitárias Organizado pela Associação Brasileira…

Continue Reading

Jundiaí

Previsão do tempo: clima seco marca a semana em Jundiaí

A cidade, assim como grande parte do Estado de SP, enfrentará dias com alerta de perigo potencial para baixa umidade do ar. Saiba mais.

Published

on

baixa umidade do ar em Jundiaí
Confira a previsão do tempo para Jundiaí nesta semana (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A previsão do tempo desta semana tem alerta de perigo potencial para baixa umidade do ar para cidades do Interior de São Paulo, incluindo Jundiaí. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com a previsão do tempo, o perigo potencial começa nesta segunda-feira (17), a partir do meio-dia. Assim, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%. Confira…

Continue Reading