Jundiaí, em São Paulo, segue ganhando destaque no cenário nacional do empreendedorismo, alcançando a 12ª posição entre as melhores cidades do Brasil para empreender.
O crescimento do setor reflete-se no aumento expressivo do número de empresas na cidade, com destaque para as Empresas de Pequeno Porte (EPP) e as Médias Empresas.
De acordo com a Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), o município registrou um aumento de 40,8% no número de Empresas de Pequeno Porte (EPP), saltando de 489 em 2023 para 685 em 2024. As Médias Empresas também cresceram significativamente, passando de 2.630 em 2023 para 3.646 em 2024, um aumento de 38,63%. Além disso, foram registrados 1.689 novos Microempreendedores Individuais (MEIs) neste ano.
“Jundiaí avança porque proporciona um ambiente favorável aos negócios e estimula o empreendedorismo. Além disso, investimos em capacitação para geração de emprego e renda”, destaca o Gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Humberto Cereser.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-3
Iniciativas que impulsionam o empreendedorismo
O crescimento econômico de Jundiaí é resultado da parceria entre o poder público, a iniciativa privada e entidades do terceiro setor. O Programa Jundiaí Empreendedora desempenha um papel essencial ao facilitar o acesso dos empreendedores aos serviços necessários para a abertura, regularização e expansão dos negócios.
Outro destaque é o incentivo às feiras de negócios, como a FENS (Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços), que movimenta mais de 30 mil pessoas e conta com mais de 400 expositores.
A capacitação profissional também é prioridade. Parcerias com o Sistema S e Fatec garantem a qualificação da mão de obra local.
Recentemente, foi anunciada uma colaboração com o Aeroporto de Jundiaí para a criação do curso de Mecânico de Manutenção Aeronáutica, reforçando o compromisso com o desenvolvimento econômico e social.
Panorama do crescimento econômico
Atualmente, Jundiaí conta com 58.523 empresas registradas, considerando as categorias MEI, Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP). Os dados foram levantados pelo Departamento de Receita Tributária, vinculado à UGGF.
O setor de serviços foi o que mais cresceu, registrando um aumento de 21,99%, passando de 37.399 estabelecimentos em 2023 para 45.624 em 2024. O comércio também apresentou um crescimento expressivo, subindo de 10.246 estabelecimentos em 2023 para 12.344 em 2024, um aumento de 20,48%.
Espaço Jundiaí Empreendedora: apoio ao empreendedor local
Localizado no Maxi Shopping (Piso G3), o Espaço Jundiaí Empreendedora oferece diversos serviços para fomentar o empreendedorismo e a geração de emprego na cidade. Entre as iniciativas disponíveis estão:
Nesta sexta-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Sorocaba (SP) para a entrega de 789 novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Dentre os veículos distribuídos, três serão destinados a Jundiaí (SP). Este é o maior repasse de ambulâncias da atual gestão, que tem como foco renovar a frota e aumentar a cobertura…
No dia 18 de março, o Sicoob Integrado promoverá uma live especial para seus cooperados, trazendo a apresentação dos resultados de 2024 e uma oportunidade imperdível de concorrer a R$ 100.000,00 em vales poupança. A transmissão será aberta exclusivamente para cooperados, e reforça o compromisso da instituição com a transparência e o crescimento coletivo. Durante o evento, serão apresentados os…
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência, personalizar conteúdos e anúncios, e recomendar conteúdos relevantes. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.AceitoPolítica de Privacidade