Jundiaí está em 1º lugar no ranking de qualidade de vida com menor custo no Estado de SP
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí está em 1º lugar no ranking de qualidade de vida com menor custo no Estado de SP

Em fevereiro, Jundiaí ficou em 2º lugar no ranking do Índice de Desafios da Gestão Municipal 2021, subindo três posições em comparação ao ano anterior.

Publicado

em

Atualizado há

Homem e criança no Jardim Botânico, em Jundiaí
O estudo integra a 1ª Edição do Índice de Retorno do Tributo Municipal (IRTM) (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

De acordo com um estudo inédito que integra a 1ª Edição do Índice de Retorno do Tributo Municipal (IRTM), Jundiaí se classificou em 1º lugar no ranking de melhor qualidade de vida com menor custo de impostos pagos pelo contribuinte no Estado de São Paulo. Ou seja, Jundiaí é a cidade com melhor retorno dos impostos através de serviços à população.

O levantamento foi realizado pela consultoria Assertif, que é especializada na mineração de créditos tributários. Essa pesquisa classificou as cidades do Estado de São Paulo com notas de 0 a 100 e Jundiaí ficou em primeiro lugar, com nota 71. Assim, o município ficou à frente de todas as capitais do Brasil.

O Índice de Retorno do Tributo Municipal utiliza como fonte de regresso dos impostos o Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM), calculado pela Macroplan para as 100 maiores cidades brasileiras. Já como custos, leva-se em consideração a receita de arrecadação do município (incluindo repasses) em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) municipal, calculados pelo Ipeadata e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Desde 2017, perseguimos o objetivo de oferecer à população serviços públicos de excelência, e a conquista do primeiro lugar nesse ranking comprova que estamos no caminho certo”, afirma o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.

“Devolver o que arrecadamos em forma de serviços e obras de qualidade é fundamental para o desenvolvimento de Jundiaí, que, a cada dia, tem caminhado para se tornar uma Cidade Inteligente, ou seja, uma cidade conectada e que alia o serviço público à tecnologia, trazendo resolutividade aos principais problemas da cidade e para o cidadão.”

“Nada mais importante do que o cidadão saber se os tributos que recolhe são bem aplicados. Ainda mais nos municípios, pois é o ente federativo onde a pessoa realmente sente a presença dos serviços públicos”, declara José Guilherme Sabino, sócio-fundador da Assertif. “Nesse caso, os habitantes de Jundiaí podem ficar satisfeitos em saber que seus impostos, taxas e contribuições estão sendo revertidos em boa qualidade de vida. Investir em qualidade de vida nas cidades gera a criação de um círculo virtuoso.”

“A administração municipal é pautada por rigorosos critérios de governança, que confere mais eficiência às políticas públicas, especialmente aquelas que são as mais relevantes para o desenvolvimento, como saúde e educação. Além disso, a transparência é uma das principais ferramentas que utilizamos para mostrar para o cidadão onde os impostos pagos por ele são aplicados e quais são os resultados alcançados”, Explica o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

O gestor destacou que o governo municipal tem um plano de desenvolvimento definido para a cidade, com metas monitoradas permanentemente. Dessa forma, o contribuinte da cidade pode acompanhar o desempenho das políticas públicas no Observatório e pode ver como os tributos arrecadados são destinados para cada área do governo no Guia de Finanças.

Ainda em fevereiro, Jundiaí ficou em 2º lugar no ranking do Índice de Desafios da Gestão Municipal 2021 (IDGM), subindo três posições em comparação com o ano anterior. O estudo avalia as 100 maiores cidades brasileiras quanto à qualidade dos serviços essenciais entregues à população nas áreas de educação, saúde, saneamento e segurança.

Jundiaí

Em Jundiaí, crianças participam ativamente nas decisões da cidade com a entrega de relatório de sugestões

Publicado

em

Por

Os novos e os atuais integrantes da sexta composição do Comitê das Crianças (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (23), na sede do Comitê das Crianças, a Fábrica das Infâncias Japy – os integrantes que encerrou o ciclo anual entregou ao prefeito Luiz Fernando Machado o relatório de pedidos e sugestões para a inclusão nas políticas públicas do município. Em uma apresentação especial, as crianças também participaram da cerimônia de posse dos novos participantes. O evento também…

Continuar lendo

Jundiaí

Arborização: plano municipal garante qualidade e ampliação de programa ‘Pé de Árvore’ em Jundiaí

Publicado

em

Por

Plantio de mudas do Pé de Árvore será realizado em vários pontos da cidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Seja pela sombra – principal benefício da arborização urbana – ou pela beleza que entregam às vias, a as árvores em vias públicas de Jundiaí passam a contar com um Plano Municipal especifico, aprovado pela Câmara Municipal, que além de definir diretrizes técnicas, também conta com estudo e áreas georreferenciadas para a ampliação das espécies em vias da cidade. A…

Continuar lendo

Jundiaí

2ª edição do Jundiaí Matsuri 2024 termina neste domingo (24)

Publicado

em

Por

O prefeito Luiz Fernando Machado, acompanhado da Primeira-dama, Vanessa Machado, visitou neste sábado (23) no Parque Comendador Antonio Carbonari – Parque da Uva durante a 2ª edição do Jundiaí Matsuri 2024 – “Uma Celebração a Cultura Japonesa”. O evento segue até domingo (24), com apresentações, culturais e gastronomia do Japão. Durante a cerimônia de abertura, o prefeito aproveitou para parabenizar…

Continuar lendo

Jundiaí

APAE Jundiaí celebra inclusão com dia especial no Hopi Hari

Publicado

em

Por

Passeio no Hopi Hari, uma experiência incrível (Foto: Divulgação/APAE Jundiaí)

A Semana da Síndrome de Down promovida pela APAE de Jundiaí terminou com muita diversão, com uma visita ao Parque Hopi Hari que reuniu as crianças e adolescentes do Centro de Atendimento à Síndrome de Down, os jovens do Centro de Convivência (CCO) e os profissionais da APAE que acompanharam o passeio. Depois de uma semana cheia de atividades, muitos…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí Matsuri 2024 traz geração de renda para alunas empreendedoras do Funss

Publicado

em

Por

Dair Castilho, de 79 anos, é uma das alunas empreendedoras do Fundo Social (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Um grupo de alunas empreendedoras do Fundo Social de Solidariedade, do eixo de Costura Criativa e Artes, apresentará seus produtos ao público da 2ª edição do Jundiaí Matsuri 2024 – Festival da Cultura e Gastronomia Japonesa. O evento começa hoje (22) e prossegue no final de semana, dias 23 e 24 de março, no Parque da Uva. Os visitantes do…

Continuar lendo
Publicidade