Jundiaí está entre as cidades reconhecidas pelo prêmio "Cidade Amiga dos Animais"
Connect with us

Jundiaí

Jundiaí está entre as cidades reconhecidas pelo prêmio “Cidade Amiga dos Animais”

Cidade foi reconhecida por controle da densidade populacional e da taxa de renovação.

Published

on

Mulheres brincando com cachorro em parque de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O prêmio “Cidade Amiga dos Animais” é voltado para cidades latino-americanas e visa identificar e difundir estratégias inovadoras de manejo humanitário de populações caninas e felinas aplicadas de forma integrada por governos locais. Esse ano sete das nove cidades reconhecidas são brasileiras.

Assim, Jundiaí foi reconhecida pela ONG Proteção Animal Mundial na categoria controle da densidade populacional e da taxa de renovação. A cidade destacou-se por muitos projetos, mas a organização do trabalho de CED (captura, esterilização e devolução), com a participação ativa de munícipes, protetores e ONGs foi o de maior relevância. Com fichas de identificação das colônias, dos responsáveis, empréstimos de gatoeiras, monitoração das colônias e orientação para os veterinários da cidade utilizarem métodos universal de marcação de gatos esterilizados.

“Diante de todos os projetos de castração de animais comunitários, animais de moradores em situação de rua, animais ferais que vivem em colônias, e os animais dos munícipes, Jundiaí vem controlando sua população de cães e gatos de forma sustentável e humanitária”, conta Rosângela Ribeiro, gerente de campanhas veterinárias da Proteção Animal Mundial.

Na cidade, os números de castrações e a procura por ela têm crescido ano a ano, sendo que em 2015 castraram 2080 animais e neste ano a previsão é 3.347 animais. Sendo assim, tal fato mostra que as políticas de conscientização acerca de guarda responsável estão sendo efetivas e a importância do controle populacional sendo enraizada.

Premiação

O concurso contou com nove categorias e os candidatos puderam se inscrever em todas que apresentavam projetos. Para difundir e valorizar iniciativas inovadoras, garantindo que elas possam ser implementadas em outros municípios, a Proteção Animal Mundial publicará um livro digital com as nove melhores estratégias de manejo populacional de cães e gatos e fará um workshop digital para gestores municipais com as vencedoras, para que haja troca de experiências entre os municípios.

Nas demais categorias estão: Conselheiro Lafaiete (MG), na categoria bem-estar dos animais em situação de rua; Barueri (SP), na gestão eficiente de instalações de triagem e realocação (abrigos, canis, gatis, lares temporários); Ponta Grossa (PR), na categoria saúde pública de qualidade; Curridabat (Costa Rica), em guarda responsável de animaisCidade do México (México), no gerenciamento de conflitos entre animais de companhia e animais silvestres e/ou de fazenda; Maringá (PR), na categoria ideia inovadora para promoção do bem-estar por meio de ações do manejo de populações de cães e gatos – subcategoria inovação tecnológica; e São Paulo (SP), na mesma categoria, mas na subcategoria – inovação durante pandemia Covid-19.

Sobre a Proteção Animal Mundial (World Animal Protection)

A Proteção Animal Mundial (anteriormente conhecida como Sociedade Mundial para a Proteção Animal) mudou o mundo para proteger os animais por mais de 50 anos. A organização trabalha para melhorar o bem-estar dos animais e evitar seu sofrimento.

As atividades da organização incluem trabalhar com empresas para garantir altos padrões de bem-estar para os animais sob seus cuidados; trabalhar com governos e outras partes interessadas para impedir que animais silvestres sejam cruelmente negociados, presos ou mortos; e salvar as vidas dos animais e os meios de subsistência das pessoas que dependem deles em situações de desastre.

A organização influencia os tomadores de decisão a colocar os animais na agenda global e inspira as pessoas a mudarem a vida dos animais para melhor. Para mais informações acesse: www.protecaoanimalmundial.org.br

Jundiaí

Alunos de Jundiaí apresentam projetos inovadores em feira de ciências

Estudantes aplicaram o aprendizado em projetos práticos que encantaram a comunidade escolar e promoveram reflexões sobre o meio ambiente.

Published

on

Alunos da rede pública de jundiaí.
Alunos da EMEB da Flórida Mestag, no Mato Dentro, mostram projetos inovadores em feira de ciências (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Os alunos da EMEB Flórida Mestag, localizada no bairro Mato Dentro, em Jundiaí (SP) deram um show de criatividade e compromisso com o meio ambiente durante a Feira de Ciências, realizada no sábado (30), no Parque Urbano Mato Dentro. A iniciativa, que envolveu professores, direção, familiares e amigos, foi o ponto alto de meses de pesquisa e aprendizado voltados para inovação…

Continue Reading

Jundiaí

Programa Ludicidadania nas escolas: Jundiaí celebra conclusão de nova turma no bairro Almerinda Chaves

Iniciativa da Guarda Municipal de Jundiaí promove cidadania e transforma a vida de estudantes.

Published

on

Programa Ludicidadania
240 alunos de sete classes dos 4º anos da EMEB Ivo de Bona se formaram no programa (Foto: Divulgação)

Com cerca de 240 alunos do 4º ano, a EMEB Ivo de Bona, localizada no Parque Almerinda Chaves, em Jundiaí, foi palco de uma celebração emocionante do Programa Ludicidadania neste sábado (30). A iniciativa é promovida pela Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) em parceria com a Unidade de Gestão de Educação. O evento reuniu estudantes, familiares e amigos em uma quadra lotada para celebrar o aprendizado…

Continue Reading

Jundiaí

Sustentabilidade em foco: DAE Jundiaí implementará usina fotovoltaica na sede

A obra, com investimento de R$ 14 milhões, começa em dezembro e tem previsão de conclusão em dez meses.

Published

on

Estacionamento da DAE Jundiaí.
Obras no atual estacionamento de funcionários começam em dezembro (Foto: DAE Jundiaí)

A DAE Jundiaí dá mais um passo em direção à sustentabilidade com a implantação de uma usina fotovoltaica na sede administrativa, localizada na Vila Hortolândia. O projeto, que terá início em dezembro, visa gerar energia para as unidades de baixa tensão e proporcionar cobertura completa ao estacionamento dos funcionários. Com um investimento de R$ 14 milhões, a obra tem previsão…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content