Prefeitura de Jundiaí garante atendimento e cobra mais transparência nas contas públicas do Hospital São Vicente
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Prefeitura de Jundiaí garante atendimento e cobra mais transparência nas contas públicas do Hospital São Vicente

Em contrapartida, unidade hospitalar publicou uma nota esclarecendo o ocorrido em suas redes sociais. Leia na íntegra!

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Autoridades de Jundiaí em assembléia.
O prefeito garantiu continuidade nos serviços da saúde e solicitou mais transparência do HSV (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta terça-feira (28), o prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, acompanhado do vice-prefeito Ricardo Benassi, do gestor de Negócios Jurídicos e Cidadania, Edney Duarte Jr., do gestor de Promoção da Saúde, Dr. Adolfo Martin, do presidente da Câmara Municipal, Edicarlos Vieira e de outros membros do legislativo, realizou uma coletiva de imprensa para atualizar informações sobre as tratativas em andamento com o convênio dos Prontos Atendimentos geridos pelo Hospital São Vicente (HSV). 

A convocação foi feita com o objetivo de reforçar o compromisso da administração municipal com a manutenção da excelência nos serviços de saúde oferecidos à população de Jundiaí (SP) e região.

O prefeito Gustavo Martinelli destacou que, desde o início da nova gestão, tem sido priorizada a análise das demandas e repasses relacionados ao hospital. “Assim que assumimos, solicitamos os documentos necessários para entender as necessidades do Hospital São Vicente e buscar as melhores soluções. Temos nos empenhado para conduzir as tratativas de forma técnica e transparente, sempre colocando os interesses da população em primeiro lugar”, afirmou.

Firmado em agosto de 2023, o convênio 016/2023 previa a gestão e operação dos serviços de saúde que compõem a Rede de Atenção Pré-Hospitalar de Jundiaí (PA Central, PA Hortolândia e PA Retiro). O valor mensal estipulado foi de R$ 4.509.468,08, sem reajustes durante as prorrogações feitas em 2024.

Desde o início de 2025, a Prefeitura iniciou negociações com o hospital para a renovação do contrato, solicitando documentos detalhados, como plano de trabalho e planilhas de custos. Após análise técnica das informações enviadas pelo hospital, foi constatado que o reajuste proposto, de 22,33% (elevando o valor para R$ 5.516.538,89), não era compatível com as metas previstas e também deveriam ser ajustadas.

Com base nesses dados, a Prefeitura apresentou ao hospital uma proposta de renovação do contrato por 12 meses, com ajustes técnicos e valores compatíveis ou uma prorrogação por três meses enquanto se concluem os novos estudos.

O gestor de Promoção da Saúde, Dr. Adolfo Martin, reforçou que o objetivo da Prefeitura é garantir que os serviços de saúde sejam prestados sem interrupção e com qualidade. Ele também destacou que, conforme a legislação, caso o hospital não aceite as propostas apresentadas, há uma obrigação contratual de continuidade por até 90 dias. “Nosso compromisso é garantir que a população continue sendo atendida com excelência. Estamos empenhados em buscar soluções que atendam às necessidades de todos, sempre com responsabilidade e dentro da lei”, afirmou o gestor.

Apesar das tratativas e do envio de propostas, a Prefeitura aguardou até as 17h de ontem uma resposta formal do hospital sobre as alternativas apresentadas.

Gestão responsável

O presidente da Câmara Municipal, Edicarlos Vieira, ressaltou que o Legislativo está acompanhando de perto as negociações e reforçou o compromisso de garantir a transparência dos repasses públicos. “Os vereadores farão um levantamento detalhado e protocolarão um pedido formal para acompanhar de perto os recursos destinados ao hospital”, destacou o porta-voz do Legislativo.

A Prefeitura de Jundiaí, por sua vez, reafirma que a prioridade é a continuidade e a qualidade dos serviços prestados à população. Caso o hospital não aceite a proposta de renovação do contrato por 12 meses ou a prorrogação por três meses, será garantida a manutenção dos atendimentos, conforme previsto em contrato, até que um novo processo de contratação seja finalizado.

“Nossa gestão é pautada pela responsabilidade e pela transparência. Seguiremos trabalhando para que os recursos públicos sejam aplicados com eficiência e para que os serviços de saúde permaneçam acessíveis e de qualidade para a população”, concluiu o vice-prefeito Ricardo Benassi.

HSV publica nota esclarecendo a fala da Prefeitura de Jundiaí

Na manhã desta quarta-feira (29), a unidade hospitalar emitiu uma nota em suas redes sociais afirmando ter compartilhado todas as informações solicitadas em dezembro, durante a transição de governo, e que não há pendências com os órgãos fiscalizadores. 

“Com relação ao convênio que envolve as unidades de pronto atendimento (PA) Central, Hortolândia e Retiro, a instituição informa que somente na data desta terça-feira (28), a UGPS encaminhou ofício, dando prazo exíguo para reposta, ameaçando, com todo respeito, sem necessidade, a instituição que, por anos e anos, vem mantendo e cumprindo a parceria com o município de Jundiaí”, diz trecho do comunicado.

Leia na íntegra:

 
 
 
 
 
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