Connect with us

Jundiaí

Jundiaí: HSV mantém certificações de Rede Integrada e Centro de Trauma

Hospital São Vicente e Prefeitura de Jundiaí celebram certificações que reforçam a qualidade, segurança e integração da rede pública de saúde.

Published

on

Atualizado há

Centro de Trauma
Foto: Divulgação/ Hospital São Vicente

O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), em parceria com a Prefeitura de Jundiaí, manteve nesta semana duas importantes certificações: a Acreditação ONA da Rede Integrada HSV–PMJ e o reconhecimento como Centro de Trauma.

A conquista, celebrada nesta quinta-feira (29), é fruto da avaliação técnica do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) e representa um marco na consolidação de uma rede pública de saúde eficiente, segura e de excelência.

Certificação reforça modelo de gestão integrada e qualificada

A Rede Integrada de Saúde de Jundiaí, formada por equipamentos geridos pelo HSV e pela Prefeitura, segue com acreditações em diferentes níveis. Seis unidades da Atenção Básica mantiveram o Nível 1: Clínica da Família I e II Novo Horizonte, Nova UBS Santa Gertrudes, Nova UBS Jardim do Lago, UBS Caxambu e UBS Esplanada. Já o Hospital São Vicente e o SAMU continuam com o Nível 2 de Acreditação.

Durante a avaliação, os técnicos do IQG destacaram pontos fortes como o pioneirismo do hospital em práticas assistenciais e estratégicas, além da sua função como centro formador de profissionais da saúde. O HSV também foi reconhecido como referência regional, o que reforça sua relevância para toda a macrorregião.

Compromisso contínuo com qualidade e segurança do paciente

“Ao longo de seus mais de 120 anos de história, o Hospital São Vicente se reinventou inúmeras vezes, sempre pautado pela responsabilidade social, ética e busca incessante pela excelência”, afirmou o superintendente do HSV, Amauri Liba. “Mais do que um selo de qualidade, essa certificação representa o reconhecimento de um trabalho comprometido, técnico e humanizado, realizado diariamente por mais de 3.500 colaboradores que abraçam a missão de cuidar das pessoas e salvar vidas.”

Liba também reforçou que a acreditação é um processo permanente. “A melhoria permanente dos nossos processos é um dever institucional, além de uma demonstração de respeito à população que confia em nosso trabalho. Investir em segurança do paciente, em gestão eficiente e na valorização das pessoas é investir em um sistema de saúde mais forte, justo e sustentável”, completou.

A gestora da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, Dra. Márcia Facci, destacou a importância da conquista para toda a rede:

“É muito importante termos uma rede completa — hospital, serviços de Pronto Atendimento (PAs), SAMU e UBSs — com acreditação internacional, que demonstra o compromisso da gestão com a qualidade do atendimento e a segurança dos usuários.”

Reconhecimento como Centro de Trauma fortalece papel estratégico do HSV

Além da acreditação da rede, o HSV também renovou seu status como Centro de Trauma, com o nível máximo de excelência na Certificação da Rede de Gerenciamento de Pacientes Politraumatizados. A avaliação foi conduzida pelo IQG em parceria com a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT).

O selo Diamante atesta a capacidade da instituição de oferecer atendimento completo e sistemático a pacientes em situações de urgência e alta complexidade — desde a fase pré-hospitalar até a reabilitação. Jundiaí segue sendo a primeira cidade do Brasil com uma rede certificada para coordenar todas as etapas desse atendimento de forma integrada e interdisciplinar.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4



Jundiaí

Prefeito Gustavo Martinelli agradece emenda de R$ 2 milhões destinados ao Hospital São Vicente

Published

on

A saúde de Jundiaí recebeu um importante reforço. O Hospital São Vicente de Paulo, referência regional em atendimentos de média e alta complexidade, receberá uma emenda parlamentar de R$ 2 milhões, destinada ao orçamento de 2025. A deputada federal Maria Rosas viabilizou o recurso, com articulação do vereador Dr. Kachan, conhecido como “Coisa Linda”. Assim, a emenda será utilizada para…

Continue Reading

Jundiaí

Escorpiões podem aparecer mesmo no frio; veja como se proteger

Prefeitura de Jundiaí alerta para medidas eficazes de prevenção contra escorpiões e orienta o que fazer em caso de picada.

Published

on

Apesar das temperaturas mais amenas, o risco de aparecimento de escorpiões ainda preocupa. Por isso, a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí, reforça a importância de ações preventivas simples para manter esses aracnídeos afastados das residências. Segundo o coordenador da VISAM, veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento, o acúmulo de lixo…

Continue Reading
Pular para o conteúdo