Jundiaí está entre as primeiras cidades paulistas com melhor indicador de alfabetização
Connect with us

Jundiaí

Jundiaí está entre as primeiras cidades paulistas com melhor indicador de alfabetização

De acordo com o IBGE, Jundiaí contabiliza 97,98% da população com 15 anos ou mais alfabetizada.

Published

on

Atualizado há

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Um índice do Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística (IBGE), coloca Jundiaí entre as cidades com o menor índice de analfabetismo. O fato considera municípios com porte semelhante (418 mil a 700 mil habitantes).

De acordo com a apresentação do IBGE pela Pnad Contínua 2023, 97,98% da população de Jundiaí com 15 anos ou mais está alfabetizada. O percentual só é inferior às cidades de Santo André (97,99%) e Santos (98,4%). O IBGE extraiu os dados do Censo de 2022.

“Jundiaí é uma cidade com qualidade de vida e isso está relacionado diretamente à Educação, Saúde, Segurança, Infraestrutura e empregos do município. O trabalho desenvolvido, fortemente, pela equipe da Unidade de Gestão de Educação e Cultura, reforça que o trabalho em plataforma garantiu e garante, acesso ao conhecimento para todos. Os resultados são observados nos indicadores nacionais, como a Pnad Contínua 2023”, comemora o prefeito Luiz Fernando Machado.

Indicativos da Educação

A melhoria do resultado municipal também é histórica. Em 2010, o percentual de analfabetismo entre pessoas com 15 anos ou mais era de 3,08%, ou seja, o percentual de alfabetizados era de 96,92%. No Brasil, são 11,4 milhões de pessoas de 15 anos ou mais que não sabem ler e escrever um bilhete simples. A taxa caiu de 9,6% em 2010 para 7% em 2022.

Para a gestora da Unidade de Gestão de Educação, Vastí Ferrari Marques, o indicador nacional reforça a importância do trabalho desenvolvido de maneira adequada à realidade da cidade, como é o Currículo Jundiaiense. “A Escola Inovadora registra índice de alfabetização das crianças até 8 anos de 95%. Garantir qualidade à Educação das crianças é investir no futuro da família e para a sociedade, com adultos capazes e potentes”, explica.

Ainda de acordo com a gestora, outros pontos que são importantes para o alcance dos indicadores positivos são: formação de qualidade aos educadores, ambiência educacional e oferta de atendimento ao público. Jundiaí conta com 104 escolas municipais, que totalizam 38 mil estudantes, sendo cerca de 1,5 mil com 15 anos ou mais, que fazem parte da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Jundiaí

Jundiaí concede selo ‘Empresa Amiga dos Direitos Humanos’ para 40 empresas

As empresas passaram por trilhas de conhecimento com temas como governança corporativa, direitos humanos, sustentabilidade e mais.

Published

on

Ana Oliva ao lado de Dr. Gustavo Maryssael e Antônio Carlos Albino, na entrega do Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em uma cerimônia realizada no auditório do Ciesp nesta sexta-feira (14), a Prefeitura de Jundiaí concedeu o Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos para 40 empresas participantes do processo. A iniciativa, idealizada pelas Unidades de Gestão da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, visa integrar a iniciativa privada com práticas sustentáveis e um olhar voltado aos direitos humanos…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí: Jardim Fepasa ganhará biblioteca comunitária ainda em junho

O acervo da biblioteca chega a quase 500 obras, incluindo gibis, histórias em quadrinhos, livros de literatura infantojuvenil e brasileira.

Published

on

Grupo de pessoas, homens e mulheres, posando em uma sala, uma nova biblioteca comunitária
A biblioteca estará no Centro Comunitário Casa Verde (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A biblioteca comunitária do Jardim Fepasa, em Jundiaí, está a poucos passos de se tornar realidade. O espaço de leitura, que está na reta final para sua inauguração, conta com o trabalho em equipe da comunidade local, Prefeitura de Jundiaí, Sesc Jundiaí e a iniciativa privada. Um dos pontos que faltavam para a concretização do sonho era a ampliação do…

Continue Reading

Jundiaí

Viagem musical leva crianças do ensino municipal de Jundiaí a diferentes culturas

Através do projeto MusicAR-TE, os alunos do Ensino Infantil embarcaram em uma aventura imaginária pelas Américas e África

Published

on

Crianças do Ensino Infantil de Jundiaí participando de atividades na quadra da escola

Na última terça-feira (11), a Emeb Vereador Pedro Raymundo, na Vila Rio Branco, se transformou em um portal para um mundo de música e brincadeiras. Através do projeto MusicAR-TE, os alunos do Ensino Infantil embarcaram em uma viagem imaginária pelas Américas e África, conhecendo as tradições musicais e brincadeiras de diversos povos. Uma aventura musical pelos continentes O pequeno Lorenzo,…

Continue Reading

Jundiaí

Castrações gratuitas em Jundiaí: emenda parlamentar beneficiará 1 mil animais

A iniciativa do deputado federal Bruno Ganem, com o apoio do Projeto Dando Voz aos Animais, trará para a cidade um castra-móvel. Saiba mais.

Published

on

Cachorro
As castrações acontecerão em quatro finais de semana em escolas da cidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Através de uma emenda parlamentar do deputado federal Bruno Ganem, Jundiaí receberá um castra-móvel para realizar 1 mil castrações gratuitas em animais. A iniciativa, que conta com o apoio do Projeto Dando Voz aos Animais, visa controlar a população animal, prevenir doenças e promover o bem-estar dos bichinhos. O Projeto Dando Voz aos Animais, idealizado por Dani Fogaça em 2019,…

Continue Reading

Jundiaí

População pode monitorar obras de Jundiaí em tempo real

Em parceria com a CIJUN, Prefeitura instalou novas câmeras nas obras de prolongamento da avenida Ozanan e no novo viaduto do Corrupira

Published

on

Munícipe pode acompanhar o andamento do viaduto do Corrupira. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí, em parceria com a Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN), está ampliando o monitoramento das obras públicas da cidade com a instalação de novas câmeras de videomonitoramento em tempo real. As primeiras câmeras já foram instaladas no prolongamento da avenida Antonio Frederico Ozanan e no novo viaduto do Corrupira, e podem ser acessadas pela população através…

Continue Reading
Advertisement