Connect with us

Jundiaí

Jundiaí investe no esporte adaptado e PEAMA segue como referência em 2025

“A inclusão e o esporte promovem saúde e qualidade de vida e, como sempre digo, tudo que é bom vai continuar”, afirma prefeito Gustavo Martinelli.

Published

on

Atualizado há

Gustavo Martinelli em público.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA), criado pela Unidade de Gestão de Esportes e Lazer (UGEL) da Prefeitura de Jundiaí, é um exemplo de como o esporte pode ser uma poderosa ferramenta de inclusão e transformação social.

Com mais de 400 alunos atendidos e 16 modalidades esportivas oferecidas, o programa se destaca por democratizar o acesso ao esporte para pessoas com deficiência.

“O PEAMA mudou minha percepção de vida. Sou deficiente físico devido a um acidente de carro. Desmotivado e sem perspectiva, fui apresentado ao programa e foi a partir daí que minha vida voltou a ter sentido. Hoje faço parte da equipe de atletismo para cadeirantes e sou muito feliz!” – essa é a história de Altair Marangere, aluno do PEAMA desde 2015, que encontrou no programa a motivação e a força para seguir adiante.

Altair participa do atletismo no PEAMA (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Compromisso com a inclusão e a continuidade do programa

Em 2025, o PEAMA continuará a transformar vidas, como confirmado pelo prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, durante a primeira reunião de pais do ano, realizada neste sábado (8).

“O PEAMA é uma política de Estado e estamos, inclusive, entrando com um Projeto de Lei para que seja efetivamente assim. Este não é um programa político. A inclusão e o esporte promovem saúde e qualidade de vida e, como sempre digo, tudo que é bom vai continuar”, afirmou o prefeito.

A gestora da UGEL, Rita Orsi, enfatiza que o principal objetivo do PEAMA é utilizar o esporte como ferramenta de inclusão. “Democratizar o acesso às atividades esportivas e oferecer qualidade de vida são as nossas prioridades”, explicou Rita.

Projeto da piscina adaptada

Um dos projetos mais aguardados pelos alunos é a construção da piscina adaptada no Centro Esportivo Dr. Nicolino de Luca, o Bolão. A diretora de esportes adaptados, Vanessa Rancoletta, destacou a importância dessa iniciativa. “As obras foram iniciadas em 2022 e estão paradas. Agora, iniciamos um novo processo de licitação para, felizmente, transformar esse sonho em realidade. A piscina será essencial para desenvolver, com qualidade e segurança, os projetos destinados a esportes adaptados e aulas de iniciação do PEAMA”, explicou Vanessa.

Carlos Alberto Milan, aluno do PEAMA, compartilhou sua ansiedade pelo retorno das atividades. “Não vejo a hora de voltar a praticar esporte. Gosto muito do tênis e também pratico futebol e atletismo”, disse ele, refletindo o entusiasmo de muitos alunos para o novo ciclo do programa.

Como Participar do PEAMA Jundiaí?

Para se inscrever no PEAMA, é necessário realizar a inscrição e participar do sorteio de vagas para entrevista, disponível no site ou aplicativo da Prefeitura (quando disponível).

As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira nos centros esportivos CECE Dr. Nicolino de Luca (Bolão), CECE Benedito de Lima e no Parque da Cidade. As informações também estão disponíveis nas redes sociais do PEAMA e da Prefeitura de Jundiaí.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-3 

Jundiaí

Operação Tapa Buraco: Jundiaí fecha 100 buracos por dia pela cidade

Este trabalho é uma resposta à demanda da população no canal 156, que acumulava cerca de 1.500 solicitações pendentes desde o ano passado.

Published

on

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Departamento de Zeladoria e Conservação, está intensificando os trabalhos de manutenção viária na cidade para melhorar a qualidade das vias públicas e garantir mais segurança e mobilidade para os cidadãos. A ação faz parte de um esforço contínuo que envolve as equipes da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), responsáveis…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí tem mais de 900 casos de dengue; Novo Horizonte lidera com mais ocorrências

Veja onde procurar atendimento em Jundiaí e orientações de como se prevenir.

Published

on

De acordo com o último Boletim de Arboviroses, disponibilizado pela Prefeitura de Jundiaí, o município já acumula 953 casos confirmados de dengue neste ano. Os bairros com maior número de ocorrências são: Novo Horizonte: 171 casos. Residencial Jundiaí: 169 casos. Almerinda Chaves: 93 casos. Alvorada: 35 casos. Jardim Tamoio: 28 casos. Para combater e controlar a dengue em todas as…

Continue Reading
Pular para o conteúdo