Jundiaí mais verde: programa Pé de Árvore alcança 1.375 mudas plantadas
Connect with us

Jundiaí

Jundiaí mais verde: programa Pé de Árvore alcança 1.375 mudas plantadas

A iniciativa da Prefeitura de Jundiaí integra esforços de moradores e unidades de gestão para criar espaços mais verdes e saudáveis na cidade.

Published

on

Atualizado há

Mulher regando uma árvore recém-plantada em frente a uma casa. Ela está usando uma blusa rosa e calças amarelas, enquanto segura um regador azul. Um homem, que parece observá-la, está ao fundo, vestindo uma camiseta preta com uma estampa colorida e bermuda preta. A área ao redor da base da árvore é coberta com pedras brancas.
Tatiana Queiroz e Lino Melhado cuidam da árvore plantada em frente à casa deles (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em prol da sustentabilidade e do bem-estar da população, Jundiaí avança com o programa Pé de Árvore. Desde sua criação em 2021, a iniciativa já presenteou a cidade com 1.375 novas mudas, distribuídas em diferentes bairros. Somente neste ano, 74 árvores nativas de diversas espécies foram plantadas, embelezando o cenário urbano e promovendo espaços mais saudáveis e convidativos.

Um compromisso com o meio ambiente e com as futuras gerações

“A preservação do meio ambiente é fundamental em todas as nossas ações de governo”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado. “O Pé de Árvore é um dos pilares dessa estratégia, combatendo os eventos climáticos extremos e construindo um futuro mais verde para Jundiaí. Por isso, estamos levando o programa para toda a cidade.”

Transformando ruas em corredores verdes

Na Rua Lupércio da Silveira Pupo, na Vila Alvorada, 24 novas mudas, entre Guanandi e Resedás, brotaram da terra com a colaboração de moradores como Tatiana Queiroz e Lino Melhado. “Somos apaixonados por plantas e temos várias em casa”, conta Tatiana. “Ver essas árvores crescendo e deixando a rua mais bonita e fresca nos deixa muito felizes.”

Parcerias que fazem a diferença

O programa Pé de Árvore é fruto da união de esforços entre diversas áreas da Prefeitura. A Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) recebe as solicitações e elabora o projeto, enquanto a Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), por meio da Unidam e do Jardim Botânico, se encarrega das mudas e do plantio. A DAE, por sua vez, garante a abertura dos canteiros nas calçadas e também contribui com a execução do plantio.

Rua residencial com uma árvore recém-plantada em primeiro plano. A árvore está amarrada a um suporte de madeira para mantê-la reta. Ao fundo, há vários carros estacionados ao longo da calçada, e do lado direito, há um muro de pedra com arbustos bem cuidados. Uma palmeira alta é visível ao longe. A calçada é ampla e parece bem conservada, sugerindo que a área está passando por um processo de arborização urbana. O céu está claro, indicando um dia ensolarado.
Vila Rami foi outra região da cidade que recebeu o plantio nos últimos dias (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Benefícios que vão além da beleza

Para Sylvia Angelini, diretora de Urbanismo de Jundiaí, “o reconhecimento da população sobre a importância da arborização, especialmente neste contexto de mudanças climáticas, é extremamente gratificante.” As árvores proporcionam diversos benefícios, como conforto térmico, redução da poluição do ar e sonora, além de contribuir para a saúde física e emocional de pessoas de todas as idades. “Elas também tornam o ambiente mais agradável para caminhadas e atividades ao ar livre”, completa Sylvia.

Um presente para a Vila Rami

Na Vila Rami, as ruas Aristarco Nogueira e Pedro Bertolini receberam 14 mudas de Ipê Amarelo. “Fiquei muito feliz em ver as equipes da Prefeitura aqui na rua e aproveitei para solicitar o plantio em frente ao meu prédio e em toda a extensão da via”, conta a moradora Roseli de Lima. “É um presente para todos nós!”

Cuidando do futuro verde de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí se encarrega da preparação do local, do plantio das mudas e da instalação de placas de identificação do programa. O munícipe, por sua vez, assume o compromisso de cuidar das mudas e comunicar à Prefeitura sobre qualquer problema com as árvores.

Jundiaí

Vacina contra dengue: Jundiaí imuniza crianças e adolescentes em três unidades de saúde

Confira onde acontecerão as aplicações de vacina contra dengue em Jundiaí e como recebê-las.

Published

on

Caixas de vacina contra dengue em UBS de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A partir desta segunda-feira (17), Jundiaí inicia a aplicação da vacina contra dengue em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A iniciativa visa reduzir as internações e os óbitos pela doença, que já acumula 21.651 casos e nove mortes na cidade. O imunizante, conhecido como Qdenga, foi aprovado pela Anvisa em março de 2023 e oferece proteção contra…

Continue Reading

Jundiaí

Limpeza na Serra do Japi: prefeitura e parceiros removem 130 kg de lixo em ação de conscientização

Published

on

Voluntários realizando ação de limpeza na Serra do Japi, coletando lixo nas margens de um riacho em área florestal.
Ação de limpeza recolheu 130 quilos de lixo da Serra do Japi - Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em uma iniciativa para preservar a beleza natural e a biodiversidade da Serra do Japi, a Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) da Prefeitura de Jundiaí realizou, no domingo (16), uma ação de limpeza na Serra do Japi. A ação contou com a parceria da Divisão Florestal da Guarda Municipal e da empresa Acqualab, e teve…

Continue Reading

Jundiaí

Astra recebe selo ‘Empresa Amiga dos Direitos Humanos’ em Jundiaí

A honraria reconhece o compromisso autêntico da empresa com as boas práticas no ambiente corporativo e com ações em prol dos direitos humanos.

Published

on

Funcionários da empresa Astra, mostrando selo "Empresa Amiga dos Direitos Humanos", concedido pela Prefeitura de Jundiaí
Foto: Divulgação/Astra

A Astra, fabricante de produtos para construções e acabamentos com sede em Jundiaí, recebeu o selo "Empresa Amiga dos Direitos Humanos" da Prefeitura de Jundiaí. A honraria, na categoria ouro, reconhece o compromisso da empresa com as boas práticas no ambiente corporativo e com ações em prol dos direitos humanos. Para a empresa, "o capital humano é a sua maior…

Continue Reading

Jundiaí

TVTEC Jundiaí sedia I Simpósio Brasileiro de Televisão Universitária (ABTU)

Realizado nos dias 14 e 15 de junho, o evento reuniu importantes nomes do setor para debater o papel das TVUs na era digital

Published

on

Palestrantes durante o I Simpósio Brasileiro de Televisão Universitária, sediado na TVTEC
Todo evento contou com a transmissão em libras. Foto: TVTEC

O Auditório da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot recebeu no último sábado (15) o encerramento do I Simpósio Brasileiro de Televisão Universitária (I Simpósio ABTU). Realizado dias 14 e 15 de junho, o evento reuniu importantes nomes do setor a fim de debater o papel das TVUs na era digital. Debatendo o futuro das televisões universitárias Organizado pela Associação Brasileira…

Continue Reading

Jundiaí

Previsão do tempo: clima seco marca a semana em Jundiaí

A cidade, assim como grande parte do Estado de SP, enfrentará dias com alerta de perigo potencial para baixa umidade do ar. Saiba mais.

Published

on

baixa umidade do ar em Jundiaí
Confira a previsão do tempo para Jundiaí nesta semana (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A previsão do tempo desta semana tem alerta de perigo potencial para baixa umidade do ar para cidades do Interior de São Paulo, incluindo Jundiaí. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com a previsão do tempo, o perigo potencial começa nesta segunda-feira (17), a partir do meio-dia. Assim, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%. Confira…

Continue Reading