Jundiaí oferece serviços dedicados à população idosa
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí oferece serviços dedicados à população idosa

Conheça os serviços ofertados pela Prefeitura de Jundiaí que visam o bem-estar e segurança do idoso:

Publicado

em

Idosos em fila de dança
São oficinas, atividades físicas, atendimento médico e social para idosos do município (Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí)

No último dia 8 de dezembro de 2019, a Prefeitura de Jundiaí recebeu o Selo Pleno do programa ‘SP Amigo do Idoso’, concedido pelo governo estadual aos municípios pela implantação de políticas públicas voltadas à defesa do idoso.

Para a gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Nádia Taffarello Soares, o trabalho intersetorial reforça a importância do programa.

“Não é à toa que, em menos de três anos, Jundiaí conquistou as três etapas do Selo do programa SP Amigo do Idoso e se destacou, em 2018, como a 7ª melhor cidade em qualidade de vida para idosos, dentre 150 municípios com mais de 150 mil habitantes, conforme pesquisa do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV)”, destaca Nádia.

Segundo levantamento da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), Jundiaí tem atualmente mais de 67 mil habitantes com idade superior a 60 anos.

De acordo com a diretora de Proteção Social Básica da UGADS, Cássia Carpi do Prado, o título conquistado por Jundiaí é resultado do desenvolvimento da cidade com ações que visam o bem-estar do idoso.

Entre as ações, estão oficinas e atividades de lazer e esportivas disponibilizadas para cerca de 800 idosos no Centro de Referência do Idoso (Criju). Além dos 300 que participam das atividades do Criju Itinerante, nos seguintes bairros:

  • Eloy Chaves;
  • Fazenda Grande;
  • Jardim Esplanada;
  • Jardim Santa Gertrudes;
  • Vila Ana;
  • Vila Esperança;
  • Vila Rami.

E agora, recém-inaugurado, o Centro de Convivência do Idoso (CCI), que possui capacidade para atender 300 idosos.

Conheça outros serviços ofertados pela Prefeitura de Jundiaí

Pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), a Prefeitura custeia 40 vagas para atividades diversas desenvolvidas por Organizações da Sociedade Civil (OSC) nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Novo Horizonte e Santa Gertrudes.

Já pela modalidade Centro Dia, em que o idoso permanece somente das 8h às 17h durante os dias da semana no serviço, a Prefeitura mantém 30 vagas na Cidade Vicentina.

Pela modalidade Instituição de Longa Permanência para idoso (ILPI), a Prefeitura custeia ainda 32 vagas também na Cidade Vicentina e outras 43 no Lar Nossa Senhora das Graças, todas voltadas a idosos em situação de vulnerabilidade.

Pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), são também feitos o atendimento com assistentes e psicólogos sociais e o encaminhamento para benefícios federais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Atualmente há cerca de dois mil idosos em Jundiaí que recebem esse benefício.

Há ainda mais de 20 idosos que residem na Vila do Idoso no bairro Fazenda Grande e outros 20 na Vila Dignidade no Jardim Tamoio.

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abre pré-inscrição para oficinas de artesanato

São duas turmas gratuitas: “Oficina de boneca de pano” e “Oficina de decoração em feltro”

Publicado

em

Por

A oficina de bonecas de pano é uma das mais procuradas pela população nos cursos do Funss. Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Fundo Social abre pré-inscrições na próxima segunda-feira (22), a partir das 12h, para duas turmas gratuitas no eixo de Costura Criativa e Artes: "Oficina de boneca de pano" e "Oficina de decoração em feltro". As capacitações serão realizadas na sede do Funss, no Parque da Uva, e exigem a idade mínima de 16 anos. Para participar, o interessado deverá…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: nebulização veicular na Agapeama e Vila Esperança é remarcada para quinta-feira (18)

Ação precisou ser adiada devido a tempo chuvoso nesta quarta (17). A nebulização complementa o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti em Jundiaí.

Publicado

em

Por

Vigilância Sanitária de Jundiaí realiza nebulização contra arboviroses na Vila Hortolândia
Jundiaí segue em Estado de Emergência em casos de dengue (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Por causa do tempo chuvoso na manhã desta quarta-feira (17), a Vigilância em Saúde Ambiental de Jundiaí adiou a nebulização veicular nos bairros Agapeama e Vila Esperança para quinta-feira (18). O veículo passará a partir das 5h. A orientação é que os moradores não fiquem nas janelas ou sacadas, tirem os animais dos quintais, cubram gaiolas e, se possível, tirem…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí faz novo alerta para golpe de emissão de carteirinha do idoso

Nesta quarta-feira (17), usuários do serviço público de saúde voltaram a relatar que estão recebendo essas ligações

Publicado

em

Por

Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí reitera que a equipe da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) não entra em contato com usuários por telefone para solicitar a confirmação de número de documentos pessoais – RG e CPF – para a emissão de “nova carteirinha do idoso”, que será disponibilizada para retirada na Unidade Básica de Saúde (UBS). Nesta quarta-feira…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí leva experiências para congresso sobre saúde pública

O evento que acontece em Santos, com duração de três dias, tem como tema “Mudanças Climáticas e Impactos no SUS”

Publicado

em

Por

O gestor de Promoção da Saúde e a equipe da Clínica da Família Hortolândia representam a cidade. Foto: Divulgação

Jundiaí está compartilhando 67 experiências exitosas no 37º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado (COSEMS/SP). O evento em Santos, com início nesta quarta-feira (17), terá duração de três dias. A edição tem como tema: “Mudanças Climáticas e Impactos no SUS.”“Esse é o maior encontro para…

Continuar lendo

Jundiaí

Técnicos visitam obras da nova sede do Departamento de Bem-Estar Animal de Jundiaí

A nova sede será mais ampla e contemplará prédio administrativo, farmácia, áreas para abrigo de cães e gatos, depósito de ração, centro cirúrgico e estacionamento.

Publicado

em

Por

Obras no bairro Chácara São Francisco chegaram a 15% de execução (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta terça-feira (16), técnicos da Prefeitura de Jundiaí visitaram as obras da nova sede do Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA). As novas instalações ficam próximas à atual sede, em um terreno adquirido pela Prefeitura no bairro Chácara São Francisco. A nova sede será mais ampla e contemplará prédio administrativo, farmácia, áreas para abrigo de cães e gatos, depósito de ração,…

Continuar lendo
Publicidade