Connect with us

Jundiaí

Jundiaí oferece serviços dedicados à população idosa

Conheça os serviços ofertados pela Prefeitura de Jundiaí que visam o bem-estar e segurança do idoso:

Published

on

Idosos em fila de dança
São oficinas, atividades físicas, atendimento médico e social para idosos do município (Foto: Divulgação/Prefeitura de Jundiaí)

No último dia 8 de dezembro de 2019, a Prefeitura de Jundiaí recebeu o Selo Pleno do programa ‘SP Amigo do Idoso’, concedido pelo governo estadual aos municípios pela implantação de políticas públicas voltadas à defesa do idoso.

Para a gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Nádia Taffarello Soares, o trabalho intersetorial reforça a importância do programa.

“Não é à toa que, em menos de três anos, Jundiaí conquistou as três etapas do Selo do programa SP Amigo do Idoso e se destacou, em 2018, como a 7ª melhor cidade em qualidade de vida para idosos, dentre 150 municípios com mais de 150 mil habitantes, conforme pesquisa do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV)”, destaca Nádia.

Segundo levantamento da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), Jundiaí tem atualmente mais de 67 mil habitantes com idade superior a 60 anos.

De acordo com a diretora de Proteção Social Básica da UGADS, Cássia Carpi do Prado, o título conquistado por Jundiaí é resultado do desenvolvimento da cidade com ações que visam o bem-estar do idoso.

Entre as ações, estão oficinas e atividades de lazer e esportivas disponibilizadas para cerca de 800 idosos no Centro de Referência do Idoso (Criju). Além dos 300 que participam das atividades do Criju Itinerante, nos seguintes bairros:

  • Eloy Chaves;
  • Fazenda Grande;
  • Jardim Esplanada;
  • Jardim Santa Gertrudes;
  • Vila Ana;
  • Vila Esperança;
  • Vila Rami.

E agora, recém-inaugurado, o Centro de Convivência do Idoso (CCI), que possui capacidade para atender 300 idosos.

Conheça outros serviços ofertados pela Prefeitura de Jundiaí

Pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), a Prefeitura custeia 40 vagas para atividades diversas desenvolvidas por Organizações da Sociedade Civil (OSC) nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Novo Horizonte e Santa Gertrudes.

Já pela modalidade Centro Dia, em que o idoso permanece somente das 8h às 17h durante os dias da semana no serviço, a Prefeitura mantém 30 vagas na Cidade Vicentina.

Pela modalidade Instituição de Longa Permanência para idoso (ILPI), a Prefeitura custeia ainda 32 vagas também na Cidade Vicentina e outras 43 no Lar Nossa Senhora das Graças, todas voltadas a idosos em situação de vulnerabilidade.

Pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), são também feitos o atendimento com assistentes e psicólogos sociais e o encaminhamento para benefícios federais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Atualmente há cerca de dois mil idosos em Jundiaí que recebem esse benefício.

Há ainda mais de 20 idosos que residem na Vila do Idoso no bairro Fazenda Grande e outros 20 na Vila Dignidade no Jardim Tamoio.

Jundiaí

50 anos em Jundiaí: Igreja Quadrangular comemora com ação especial para jovens no Parque da Cidade

Encontro reuniu dezenas de participantes em clima de comunhão e alegria pelo aniversário da Igreja.

Published

on

A Geração Forte da Igreja do Evangelho Quadrangular promoveu nesta segunda-feira (21) um piquenique especial no Parque da Cidade, em Jundiaí (SP). O evento marcou a celebração do Dia do Jovem Quadrangular e antecipou as homenagens ao Dia do Adolescente Quadrangular, que ocorre em 1º de maio. A iniciativa teve um significado ainda mais especial neste ano, que celebra os…

Continue Reading

Jundiaí

Grupo de Dor Crônica da UBS Jundiaí Mirim melhora mobilidade e bem-estar de pacientes

Iniciativa promove reabilitação e socialização entre pacientes com dores crônicas por meio de encontros semanais.

Published

on

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Jundiaí Mirim tem se destacado com o Grupo de Dor Crônica, iniciativa que tem contribuído significativamente para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes atendidos. Os encontros, realizados semanalmente, reúnem homens e mulheres de diferentes idades que buscam retomar a capacidade de realizar atividades simples do cotidiano. Segundo a gerente da UBS, Ana…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo