Jundiaí se inspirará na Colômbia para futura central de monitoramento da mobilidade na cidade
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí se inspirará na Colômbia para futura central de monitoramento da mobilidade na cidade

Gestores da cidade foram até Bogotá conhecer o sistema de transportes que usa energia limpa para circular.

Publicado

em

Atualizado há

Gestores de Jundiaí na Colômbia
Central de monitoramento do transporte público de Bogotá (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A viagem de gestores da Prefeitura de Jundiaí para Bogotá, na Colômbia, foi encerrada no sábado (30), com visita a um bairro planejado e criado no conceito de ruas completas. A programação completa contou com visita técnica à central de transporte público da cidade boliviana, além de reuniões para detalhamento, com especialistas em mobilidade e transporte público da Secretaria de Mobilidade da capital colombiana, sobre o POT – Plano de Operacionalidade do Transporte, que entre as diretrizes indica as fontes de recursos para o funcionamento do modal de maneira integrada e viável.

“Os encontros têm sido muito ricos, com trocas de experiências fundamentais para a estruturação de novos sistemas de mobilidade na cidade”, declara o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, que está em Bogotá. “A curva de aprendizado do sistema de transportes gestado pela TransMilenio, agora com mais de 10% da frota utilizando energia limpa, e a gestão de todos os modais da cidade por meio de uma central inteligente de monitoramento, nos ajuda na definição das melhores estratégias para estruturar o projeto da central de monitoramento que está sendo desenvolvida para Jundiaí, bem como será útil para a próxima licitação do sistema de transporte coletivo do município”.

Além dele, os gestores de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz Jr, de Inovação e Relação com o Cidadão, Thiago Maia, e dos diretores do Departamento de Transporte Público, Leslie Litano Tealdi Nascimento, e do Departamento de Engenharia de Mobilidade, Leandro Pinheiro.

Visitas e encontros

Um dos principais pontos abordados, foi sobre o financiamento do sistema de transporte. A tarifa precisa assegurar o equilíbrio econômico do contrato de concessão e garantir a sustentabilidade do sistema e da remuneração dos concessionários, para garantir qualidade para os usuários, bem como as tarifas especiais, representadas pelo subsídio das gratuidades para idosos, estudantes e deficientes.

Após a reunião na secretaria de Mobilidade, a equipe de Jundiaí conheceu o bairro planejado de San Felipe, que implantou o conceito da rua completa e utiliza o urbanismo tático para tornar o espaço público mais seguro para os moradores, especialmente para as crianças. O mesmo modelo utilizado em Jundiaí no entorno da EMEB Prof. Joaquim Candelário de Freitas, na Vila Hortolândia.

O especialista em Mobilidade, Oscar Edmundo Diaz, que foi palestrante no Seminário Internacional de Mobilidade Urbana de Jundiaí, em março, em Jundiaí, também se encontrou com o grupo no segundo dia de incursão sobre o tema na cidade boliviana. Diaz expôs os desafios e as oportunidades que foram gerados a partir da implantação do projeto TransMilenio, em Bogotá, no início da década de 2000. Oscar discorreu sobre a importância da continuidade dos investimentos definidos para o plano de mobilidade do município, para que não haja interrupção nos projetos de melhoria dos serviços prestados à população.

Central de monitoramento de mobilidade na Colômbia (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Para o gestor da UGMT, Aloysio Queiroz Jr, o objetivo de encontrar soluções que estimulem a caminhabilidade e outras alternativas para a mobilidade é prioridade foi alcançado com o encontro. “A visitação às ciclofaixas e ciclovias implantadas aqui, bem como o modelo integrado do transporte, detalha a funcionalidade e apresenta possibilidades sustentáveis para o transporte público de qualidade e integrado com ciclovias e ciclofaixas. Jundiaí já conta com projetos para a criação de rotas alternativas para veículos, incluindo novos eixos para o transporte coletivo, que são estratégias vencedoras na implementação do projeto de Bogotá”, comentou.

Veículos

Para o gestor de Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC), Thiago Maia, conhecer os veículos elétricos em operação com ampla escala, bem como o sistema de gerenciamento dos carros, mostra que o caminho que Jundiaí segue está alinhado com as propostas de excelência na qualidade do serviço bem como na melhoria e preservação do meio ambiente.

“O TransMilenio é um sistema de transporte público que utiliza veículo leve sobre pneus e faixas segregadas para agilizar o deslocamento dos passageiros. São cerca de 1500 ônibus elétricos em circulação, o que representa pouco mais de 10% da frota total de Bogotá. A velocidade constante de 25km/h proporciona rapidez e conforto para o deslocamento dos passageiros que usam o sistema. Mais de 80% dos usuários são pessoas com renda baixa e 50% utiliza todos os dias para ir trabalhar ou ir na aula”, avalia.

Jundiaí

Jundiaí recebe encontro estadual de secretários de finanças

Publicado

em

Por

Paço Municipal e parte dos serviços públicos municipais não terão atendimentos nesta segunda-feira (15)
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), em parceria com a Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (ASSEFIN-SP), promove, na terça-feira (30), o 27º Encontro de Servidores e Dirigentes de Finanças, no auditório da Universidade Anchieta. O evento está previsto para começar às 9h e terá palestras e debates sobre temas atuais na…

Continuar lendo

Jundiaí

Talento de Jundiaí: Ninah Sampaio brilha em primeiro clipe autoral

A jovem cantora de 18 anos lançou recentemente sua primeira música autoral “Minha Bad”, e agora é a vez do videoclipe

Publicado

em

A jovem cantora em sua participação no programa America's Got Talent. Foto: Arquivo Pessoal

A trajetória de uma estrela nem sempre segue um caminho previsível. Para Ninah Sampaio, jovem cantora de apenas 18 anos, sua carreira no mundo da música começou de certa forma tarde, mas seu talento e determinação a levaram a conquistar grandes feitos em pouco tempo, e hoje ela está lançando seu primeiro clipe de uma música autoral. Natural de Jundiaí,…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí confirma mais duas mortes por dengue

Os óbitos foram de uma mulher de 58 anos e um homem de 80 anos, ambos com comorbidades. Saiba mais.

Publicado

em

Por

mosquito da dengue
Neste momento, a cidade ainda aguarda resultado de quatro mortes suspeitas pela doença (Foto: Canva)

Nesta quinta-feira (25), a Prefeitura de Jundiaí confirmou mais duas mortes por dengue no município. Agora, a cidade tem o total de cinco óbitos causados pela doença neste ano. As últimas vítimas registradas são: Mulher de 58 anos, com comorbidades, residente na Vila Helena. O óbito foi registrado no dia 30 de março. Homem de 80 anos, com comorbidades, residente…

Continuar lendo

Jundiaí

Maxi Shopping Jundiaí recebe nova edição da Feira de Adoção de Animais neste sábado (27)

O evento terá cães e gatos adultos, castrados, vermifugados, vacinados e microchipados, além de filhotes. Confira.

Publicado

em

Por

O Maxi Shopping fica na Av. Antônio Frederico Ozanam, nº 6000, em Jundiaí (Foto: Divulgação/Focinho Feliz)

Neste sábado (27), das 11h às 15h, o Maxi Shopping Jundiaí recebe mais uma edição da Feira de Adoção de Animais, do Instituto Focinho Feliz. A feira terá cães e gatos adultos – castrados, vermifugados, vacinados e microchipados – e filhotes esperando por uma família. Como adotar um pet na Feira de Adoção? Para adotar é necessário levar RG, CPF e comprovante…

Continuar lendo

Jundiaí

DAE Jundiaí inicia obras de modernização da rede de água do Jardim Petrópolis e Jardim Bela Vista

A ação integra um contrato que prevê a substituição de 21,6 quilômetros de redes de água em toda a cidade

Publicado

em

Por

No Jardim Petrópolis, nove ruas receberão obras. Foto: DAE Jundiaí

A DAE Jundiaí dá início, a partir da próxima segunda-feira (29), às obras de modernização e remanejamento da rede de água nas ruas do Jardim Bela Vista e do Jardim Petrópolis. A ação integra um contrato que prevê a substituição de 21,6 quilômetros de redes de água em toda a cidade, com diâmetros que variam de 50 a 150 mm,…

Continuar lendo
Publicidade