Jundiaí tem queda nos índices de criminalidade
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí tem queda nos índices de criminalidade

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), os furtos de veículo, comparando dados de janeiro a abril, caíram em 23%.

Publicado

em

Atualizado há

Base Móvel está entre os investimentos realizados em Segurança (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Após dois anos atípicos de pandemia, Jundiaí vê os índices de criminalidade caírem, em um comparativo do primeiro quadrimestre de 2019 com o mesmo período de 2022. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), os furtos de veículo, comparando dados de janeiro a abril, caíram em 23%.

Já os roubos de carro também tiveram baixa de 15,6%, assim como roubos em geral, com índice 16,2% menor, comparando dados de 2019 e 2022.

Fórum Brasileiro de Segurança Pública

De acordo com o membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Túlio Kahn, Jundiaí apresentou a mesma tendência do Estado de São Paulo, com queda em alguns índices, como os furtos a veículos e roubos no geral, comparando os dados do primeiro quadrimestre de 2019 (período pré-pandemia) com janeiro a abril de 2022.

Para ele, além de ter uma GM estruturada, a gestão em segurança pública também faz com que o município colha bons índices. “De modo geral, reuniões com as plataformas, câmaras setoriais temáticas e monitorando indicadores faz a diferença.  É gestão por resultado, que trabalha com base em evidências. Coisas que funcionam e Jundiaí faz.”

A gestora municipal de Segurança, Carla Basson, destaca que Jundiaí colhe resultados de investimentos realizados pelo governo ao longo dos últimos anos.  “Houve um avanço na instalação de câmeras na cidade. Hoje são mais de 350 em todo o território da cidade, sendo 224 da GM e outras 102 com tecnologia OCR, de reconhecimento ótico de caracteres de placas de veículos. Além disso, há outras 37 convencionais”, comenta a gestora.

Carla frisa ainda que o trabalho de fiscalização para inibir ações delituosas tem dado resultado, bem como a parceria da Guarda Municipal (GM) com outras forças de segurança, como Polícias Civil e Militar. “Temos realizado ações em conjunto para apoiar os órgãos em prisões de infratores e cumprimentos de mandados.”

Investimentos

Para os próximos cinco anos, os investimentos da gestão na área de segurança são estimados em mais de R$ 50 milhões. “Desde 2017 expandimos as câmeras de segurança para diferentes bairros da cidade, um investimento não só em equipamentos que registram imagens, mas também em toda uma rede de fibra ótica que já tem 400 quilômetros de extensão”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado. “Na cidade do futuro, as inovações tecnológicas existem para melhorar a vida do cidadão. Além desses investimentos, estamos programando mais R$ 50 milhões para os próximos anos, com a construção de uma nova central que abrigará a sede da Guarda Municipal, integrada com outros serviços de urgência e emergência como a Defesa Civil e Samu/Saec, além do canil para a GM.”

Já foram contratados e estão em treinamento 50 guardas municipais. Entre 2018 e 2021, a Corporação ganhou outros 79 GMs. Atualmente a GM está com o maior efetivo da história da corporação de segurança municipal: 413 integrantes.

Guarda Municipal de Jundiaí conta com o maior efetivo já registrado na história da corporação (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí

Rodada contribui para transformar relacionamento em negócios

ACE Jundiaí realizou uma Rodada de Negócios na Valec na noite de quinta (18), com a participação de empreendedores de diferentes segmentos

Publicado

em

Por

A ACE Jundiaí realizou uma Rodada de Negócios na Valec na noite desta quarta-feira, com a participação de empreendedores de diferentes segmentos. Para a Rodada, a concessionária foi transformada em um ambiente agradável, estilo bar, com bufê servindo petiscos e chope, o que criou uma atmosfera descontraída e propícia para o relacionamento e conexões entre os empresários. A presidente Leandra…

Continuar lendo

Jundiaí

De olho na sustentabilidade, Prefeitura de Jundiaí testa mais dois veículos 100% elétricos

Em parceria com o Grupo SHC, representante da JAC Motors Brasil/Ankai, carros estão destinados para uso da Unidade de Mobilidade e Transporte

Publicado

em

Por

Os veículos 100% elétricos serão testados pelas equipes da UGMT por 15 dias. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Seguindo a tendência dos principais países europeus e preocupada com a necessidade da redução da poluição do meio ambiente, a Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o Grupo SHC, representante da JAC Motors Brasil/Ankai, recebeu dois veículos 100% elétricos para um período de teste. Os carros estão destinados para uso das equipes da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí apresenta ‘Cidade das Crianças’ em seminário do MEC sobre intersetorialidade

Gestor de Cultura, Marcelo Peroni, representou o município no encontro “Intersetorialidade na Educação: construção e estratégias de implementação”

Publicado

em

Por

Unidades de Gestão de Educação e Cultura compõem uma das plataforma de governo da Prefeitura. Foto: Divulgação/Índio Reis

A convite do Ministério da Educação (MEC), o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, representou Jundiaí no seminário “Intersetorialidade na Educação: construção e estratégias de implementação” e apresentou o programa municipal Cidade das Crianças. Realizado em Mauá, Município da região Metropolitana de São Paulo, o Seminário teve início nessa quarta-feira (17) e contou com as participações de cerca de 30 gestores…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí inicia preparativos para a realização da Conferência Municipal das Cidades

A Conferência Municipal será realizada no dia 15 de junho de 2024, sábado, durante todo o dia, no Espaço Expressa

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

O Conselho Municipal de Política Territorial (CMPT) se reuniu nesta quinta-feira (18), de forma extraordinária, a convite da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), com o objetivo de iniciar os preparativos para a realização da Conferência Municipal das Cidades. Essa será uma das etapas para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, organizada pelo Governo Federal com…

Continuar lendo

Jundiaí

ATEAL celebra 100 mil pessoas atendidas e 41 anos de dedicação

Fundada em 1982, é uma instituição sem fins lucrativos, dedicada a oferecer terapias especializadas para indivíduos com desafios auditivos e de comunicação

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/ATEAL

A Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem (ATEAL) anunciou que ultrapassou a marca de 100 mil pacientes cadastrados e assistidos. Este marco não apenas reflete o compromisso contínuo com aqueles que enfrentam dificuldades auditivas e de comunicação, como também celebra os 41 anos de trabalho e dedicação da instituição. "É gratificante saber que nosso espaço tem sido um refúgio…

Continuar lendo
Publicidade