Jundiaí tem vacinação infantil de porta em porta
Connect with us

Jundiaí

Jundiaí monitora vacinação infantil com campanha de porta em porta

Para facilitar o acesso das crianças que necessitarem das vacinas contra paralisia infantil e sarampo, elas poderão ser imunizadas em suas próprias casas.

Published

on

Atualizado há

Multivacinação em Jundiaí: criança recebendo vacina de gotinha
Jundiaí intensifica monitoramento da vacinação infantil contra sarampo e paralisia infantil com campanha de casa em casa (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com o objetivo de garantir a imunização de crianças contra o sarampo e a paralisia infantil, a cidade de Jundiaí realiza uma campanha de vacinação de porta em porta. Assim, em agosto, agentes comunitários de Saúde e equipes de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) percorrerão os bairros para verificar a vacinação das crianças entre 6 meses a 4 anos.

Essa iniciativa, determinada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), visa alcançar a meta de cobertura vacinal estabelecida e, assim, assegurar a recertificação do Brasil como um país livre do sarampo.

Campanha de vacinação infantil em Jundiaí

Ao longo das próximas semanas, equipes de saúde devidamente identificadas visitarão diversas localidades de Jundiaí para avaliar as carteiras de vacinação das crianças e oferecer as doses que estiverem em falta.

As vacinas Tríplice Viral, Tetraviral e contra a poliomielite serão as principais aplicadas. Para facilitar o acesso das crianças que necessitarem da vacina, elas poderão ser imunizadas em suas próprias casas.

Importância da vacinação infantil

Criança recebendo vacinação contra paralisia infantil em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A iniciativa, denominada Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV) contra a Poliomielite e o Sarampo no Brasil faz parte dos compromissos assumidos com os países-membros da OPAS para a erradicação da poliomielite e a eliminação do sarampo. Essa metodologia permite identificar áreas com baixa cobertura vacinal e tomar medidas para corrigir essa situação.

Nos últimos dois anos, o Brasil foi classificado como de muito alto risco (2022) e alto risco (2023) para a reintrodução do poliovírus selvagem e o surgimento de poliovírus derivado vacinal. Já o sarampo é uma doença em processo de eliminação. Seu vírus foi reintroduzido no Brasil em 2018, e diante do cenário de baixas coberturas vacinais houve sua disseminação no País.

É importante ressaltar que o Brasil já conseguiu eliminar a poliomielite em 1990, porém, a reintrodução do vírus do sarampo em 2018 e a consequente perda da certificação de “área livre do vírus do sarampo” em 2019 exigem esforços redobrados para controlar a doença.

Jundiaí

Dia Mundial da Paralisia Cerebral: mãe atípica relata desafios e sonhos: ‘Somos as pernas que os farão andar’

O jornal Tribuna de Jundiaí entrevistou Ana Paula Farias Santana, mãe de Antonella, que recebeu um diagnóstico de paralisia cerebral.

Published

on

Ana e Antonella, que tem Paralisia Cerebral
Foto: Arquivo Pessoal

Neste domingo (6), é celebrado o Dia Mundial da Paralisia Cerebral. A data foi criada para promover e discutir os direitos das pessoas com paralisia cerebral e é celebrada em mais de 75 países.  O Tribuna de Jundiaí conversou com Ana Paula Farias Santana, mãe de Antonella, que foi diagnosticada com a condição. Com 36 anos, Ana trabalha com vendas de…

Continue Reading

Jundiaí

Paróquia da Vila Arens e UIPA darão benção de São Francisco de Assis nos animais

Evento também terá uma feira de adoção de animais e sorteio da imagem de São Francisco de Assis.

Published

on

Benção de São Francisco de Assis
Benção de São Francisco de Assis nos animais começa às 9h30, neste sábado, 5 de outubro (Foto: Reprodução/ Instagram @uipa.jdi)

Neste sábado (5), a partir das 9h30, a UIPA - União Internacional Protetora dos Animais e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Vila Arens, em Jundiaí (SP), realizarão a benção de São Francisco de Assis nos pets. O evento também terá uma feira de adoção de animais e sorteio da imagem de São Francisco de Assis. A Paróquia fica…

Continue Reading

Jundiaí

Parque do Corrupira: revitalização avança com construção de novas quadras esportivas

O investimento acontece em conjunto com a reforma de outros dois parques. Confira!

Published

on

Parque do Corrupira em obras.
O investimento do Parque Corrupira é de aproximadamente R$ 3,6 milhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Parque do Trabalhador, conhecido popularmente como Parque do Corrupira, de Jundiaí (SP), teve suas obras de revitalização iniciadas em todo o espaço. O investimento acontece em conjunto com a reforma de outros parques (Eloy Chaves e Jardim das Tulipas). O investimento do Parque do Corrupira é de aproximadamente R$ 3,6 milhões e, ao todo com os outros parques, o…

Continue Reading

Jundiaí

Bazar do Hospital São Vicente será realizado na próxima quarta-feira (9)

As doações são recebidas todas as quartas-feiras, das 14h às 16h30, no mesmo endereço do Bazar do Hospital São Vicente: Rua Dr. Leonardo Cavalcanti, nº 350.

Published

on

Bazar Hospital São Vicente
Foto: Divulgação

O tradicional Bazar do Voluntariado do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) já tem data marcada para o mês de outubro. O evento, bastante conhecido pela população de Jundiaí e região, acontecerá no dia 9, quarta-feira, das 8h às 16h. Os visitantes poderão encontrar uma ampla variedade de produtos, como roupas masculinas, femininas e infantis, calçados, artigos de decoração, roupas…

Continue Reading

Jundiaí

APAE Jundiaí é eleita uma das 100 melhores ONGs do Brasil

A premiação avaliou cinco critérios: Causa e Estratégia de Atuação, Responsabilidade, Gestão, Financiamento e Transparência na Comunicação.

Published

on

Fachada da Apae Jundiaí
Premiação avaliou cinco critérios, entre eles gestão e planejamento, comunicação e prestação de contas (Foto: Divulgação/ APAE Jundiaí)

Nesta quinta-feira (3), a APAE Jundiaí foi reconhecida como uma das 100 melhores ONGs do Brasil, em uma das mais prestigiadas premiações do terceiro setor. O Prêmio Melhores ONGs, organizado pelo Instituto Doar e pelo Instituto O Mundo Que Queremos, destaca as organizações que se sobressaem em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência. A premiação avaliou as organizações inscritas com…

Continue Reading
Advertisement