Jundiaienses aprovam e prestigiam a programação de reabertura do Centro das Artes
Connect with us

Jundiaí

Jundiaienses aprovam e prestigiam a programação de reabertura do Centro das Artes

Published

on

Atualizado há

Para a reabertura, o Centro das Artes recebe programação gratuita especial até o próximo sábado (23) (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Reinaugurado pela Prefeitura nessa quinta-feira (14), o Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro conta até o próximo sábado (23) com uma extensa programação de espetáculos gratuitos para os públicos de todas as idades.

“Neste momento de celebração, estão todos convidados a prestigiar o novo Centro das Artes, conferindo as suas instalações totalmente revitalizadas e as atrações programadas. No total, são dez dias de festa, com 70 espetáculos e mais de 600 artistas locais, com atrações para todos os gostos, inclusive para o público infantojuvenil pelo programa Cidade das Crianças. Toda a programação com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Entre os que já aproveitaram para visitar o local, a Luísa Marchetti, de cinco anos, assistiu na tarde desta sexta-feira (15) ao espetáculo “Paula e o Lobo”, da Cena4. “Paula fez uma coisa errada, ela mentiu. Quando o lobo finalmente apareceu, ninguém acreditou nela”, comentou.

Luísa esteve acompanhada da mãe Lia e da avó Maria Teresa Rezende, que aproveitaram para conhecer o espaço reaberto. “Minhas filhas estudaram aqui no Centro das Artes. Na noite em que o espaço pegou fogo, na década de 1980, ouvimos de casa o barulho do Bombeiro. E elas tinham apresentação programada aqui no dia seguinte. E hoje viemos para prestigiar, está maravilhoso”, comentou Maria Teresa, que é moradora do Centro.

Já na Sala Josette Feres, o público numeroso assistiu à tarde à peça “A Aviadora”, com Tábata Makowski no elenco, e que conta a história de mãe e filha que possuem uma aviadora entre seus antepassados e refletem sobre legado e independência.

Entre as espectadoras estava a maestrina Claudia Feres, filha da musicista e educadora que passou a dar nome à sala de espetáculo. “Esta é a primeira apresentação que vejo aqui e ainda estou neste momento de entender a novidade. Eu moro na rua Prudente de Morais. Para a maioria das pessoas é só o nome de uma rua, mas para mim é o nome do meu tetravô. É mais ou menos o que estou tentando compreender sobre esta sala, que leva o nome da minha mãe”, comentou emocionada.

E a programação segue com atrações gratuitas. Neste sábado (16), às 9h, o Saguão recebe uma apresentação da Banda São João Batista. Já na Sala Glória Rocha, às 10h30, tem uma apresentação do Coral Canto Vivo, Madrigal Vivace e Coral Pio X, e às 20h uma Noite de MPB. E na Sala Josette Feres, a programação traz, às 14h30, o show Instrumental erudito com Bel Rebelo e Mirna Carvalho; às 16h30, o show de MPB, Jazz e Pop com Iza Guedes e Jesus Bertolini; às 17h30, Antonio e Claudia Guedes com show de violão e flauta; e a partir das 19h30, uma Mostra Narrativa Audiovisual com artistas diversos.

No domingo (17), a programação começa às 18h, com uma Noite de Dança com escolas e academias da cidade. Na Sala Glória Rocha estão programadas duas sessões, com início às 18h e às 20h, e as participações de mais de 30 grupos, incluindo do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA) da Prefeitura. Já na Sala Josette Feres, a partir das 19h30 tem as apresentações de Quin Roque, do Núcleo de Dança e Bem-Estar e Tribalize – Nanda Nayad.

Já na semana que vem, os corpos artísticos municipais voltam a se apresentar. Na terça-feira (19), às 19h30, tem o espetáculo “Poesia em Canto” na Sala Glória Rocha. Com as participações do Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças e do Coral Municipal de Jundiaí (adulto), o espetáculo promete unir versos e melodias, criando uma experiência emocionante, dando vida às palavras por meio da música.

Na quarta-feira (20), também na Sala Glória Rocha, a Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ) e Cia. Jovem de Dança apresentam-se, a partir das 19h30. O repertório da noite traz Bach, Beethoven e trechos do Ballet Quebra Nozes de Tchaikovsky.

A OSMJ volta a se apresentar na quinta-feira (21), às 19h30, na Sala Glória Rocha, com seu Quinteto de Cordas. Com tema natalino, a apresentação trará em seu repertório canções tradicionais do período e composições de Händel, Vivaldi, Mendelssohn e Franz Gruber.

Já na sexta-feira (22), também às 19h30, na Sala Glória Rocha, a Cia. de Teatro de Jundiaí faz a tão aguardada estreia de “R.I.P. – Uma história de amor”, espetáculo que conta as tentativas de aproximação de Mário para declarar seu amor para Maria, tendo, em seu caminho, de enfrentar o rival Enrico, o Talarico.

Toda a programação contará com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição.

Mais programação
Além dos espetáculos programados para o período, o visitante que for ao Centro das Artes poderá prestigiar a mostra de estreia da Galeria de Exposições Olga de Brito. Com os trabalhos de 42 artistas jundiaienses, a mostra poderá ser visitada até março e traz pinturas, fotografias, esculturas e instalações.

A programação completa das atividades no Centro das Artes já pode ser conferida na Agenda Cultural. Os ingressos gratuitos podem ser retirados na bilheteria do local ou pela internet, por meio da plataforma Sympla, a partir das 10h30 do dia anterior a cada apresentação.

O Centro das Artes fica na rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro e fica aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 22h.

Jundiaí

Revitalização do Centro das Artes em Jundiaí é indicada para prêmio estadual de valorização cultural

Published

on

Fachada do Centro das Artes em Jundiaí com calçada acessível, árvores plantadas e área escolar demarcada na rua ao lado.
Revitalização do espaço foi entregue durante as comemorações pelos 367 anos de Jundiaí - Foto: Prefeitura de Jundiaí

Pelo segundo ano consecutivo, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) de Jundiaí recebe uma indicação para o Prêmio Governador do Estado para as Artes. Desta vez, a nomeação foi realizada na categoria “Valorização do patrimônio cultural”, destacando o projeto de restauro e revitalização do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro. A indicação ressalta o compromisso de Jundiaí com a…

Continue Reading

Jundiaí

Bem-estar ao ar livre: visite refúgios verdes de Jundiaí

Jundiaí, cidade rica em áreas verdes, oferece várias opções para quem quer relaxar, praticar esportes ao ar livre ou apenas contemplar a paisagem.

Published

on

Parque da Cidade de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em meio à rotina intensa da vida urbana, encontrar momentos de descanso e conexão com a natureza é essencial para a saúde e o bem-estar. Jundiaí, cidade rica em áreas verdes, oferece várias opções para quem quer relaxar, praticar esportes ao ar livre ou apenas contemplar a paisagem. Confira alguns dos espaços verdes de Jundiaí que garantem lazer para moradores…

Continue Reading

Jundiaí

Aos 100 anos, Pedrão esbanja saúde e sabedoria em Jundiaí

O segredo da longevidade está no amor e proatividade, segundo Omissolo.

Published

on

Pedro Omissolo completa 100 anos.
Natural de Louveira, Pedrão vive em Jundiaí (Foto: Arquivo pessoal)

Nascido no dia 9 de novembro de 1924, na cidade de Louveira (SP), Pedro Omissolo, conhecido pelos familiares e amigos como “Pedrão”, completa 100 anos em uma festa pra lá de especial.  Giuliane Omissolo, sua neta, diz que o segredo da longevidade de Pedrão está no amor e na proatividade. “Manter-se ativo e estar ao lado das pessoas que ama.…

Continue Reading

Jundiaí

Chuva não impede montagem da arena para o Festival Fextou, em Jundiaí

Com o início marcado para os dias 15 e 16 de novembro, o Festival Fextou promete grandes atrações e uma estrutura completa para receber o público.

Published

on

Montagem Festival Fextou
Foto: Divulgação

A estrutura para o Festival Fextou está em fase final de montagem no Parque da Uva, em Jundiaí, com centenas de profissionais envolvidos no processo. A expectativa de atraso foi desfeita pela equipe de produção, que garante que o cronograma está dentro do planejado, mesmo com as chuvas recentes. Segundo Wandy Nogueira, um dos produtores do Festival Fextou, há uma…

Continue Reading

Jundiaí

Comércio de Jundiaí estende horário até às 18h neste sábado (9)

A extensão no horário dos sábados dos comércios de Jundiaí, pode resultar em um aumento significativo nas vendas, chegando até 30%.

Published

on

Comércio de Jundiaí
Foto: Sincomercio Jundiaí e Região

O comércio de Jundiaí funcionará em horário estendido neste sábado (9), atendendo até as 18h. Esse horário especial é uma prática comum no primeiro sábado após o quinto dia útil do mês e está garantido pela cláusula quadragésima oitava da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Essa extensão permite que as lojas, tanto no centro quanto nos bairros, aproveitem uma oportunidade…

Continue Reading
Advertisement