Jundiaienses vão ao cemitério do Desterro e participam de visita monitorada
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaienses vão ao cemitério do Desterro e participam de visita monitorada

Ação integra a Jornada Estadual do Patrimônio, de iniciativa do Governo de São Paulo

Publicado

em

Jundiaienses visitam cemitério e descobrem sobre a história da cidade e das personalidades que aqui viveram. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)

Como ação do projeto Memórias Póstumas da Cidade, o qual junto com a iniciativa “Caminhos do Centro Histórico” integra a Jornada Estadual do Patrimônio, 40 pessoas participaram na manhã de domingo (27) de uma visita monitorada ao Cemitério Municipal Nossa Senhora do Desterro. Na oportunidade, os visitantes conhecem mais sobre as personalidades de Jundiaí enterradas no local.

O programa é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e conta com o apoio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) de Jundiaí.

Elizeu Marcos Franco, diretor de gestão do Complexo Fepasa e presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac), destacou a importância da iniciativa. “Conhecer mais nossa história nos faz entender quem somos”. Além de Jundiaí, Santos, Mogi das Cruzes, Piracicaba e outras cidades recebem ações do programa estadual.

Durante a visita guiada pela produtora cultural Vânia Feitosa, que abordou aspectos arquitetônicos e históricos do cemitério e do crescimento de Jundiaí no século passado, os visitantes conheceram os mais de 30 túmulos de personalidades que representaram o município no passado, entre elas Manuel Anibal Marcondes, farmacêutico e ex-prefeito de Jundiaí (de 1938 a 1943). “Ele era conhecido como o “Prefeito das Rosas”, por gostar muito de flores, e em seu quintal foi plantada a primeira muda de café do estado de São Paulo”, informou Vânia.

A arquiteta e conselheira do Compac, Juliana Corrêa Gonçalves, gostou muito do evento. “É importante que os moradores saibam mais da história da cidade em que residem. O interesse por isso existe sim, senão não teríamos aqui hoje estas pessoas vendo gente morta sob um sol forte e temperatura de 34 graus”, lembrou.

Relação entre passado e presente

“Jundiaí tem em seus personagens a história que vem desde o ciclo do café, da construção das ferrovias e dos primeiros imigrantes que plantaram uvas em nossas terras. Isso não pode se perder”, defendeu a diretora técnica do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), Elisabete Mitiko Watanabe.  “Em 2019, cerca de 35 localidades paulistas aderiram à Jornada Estadual do Patrimônio, neste que é o terceiro ano da iniciativa”.

Para ela, a história explica para as pessoas um pouco do que elas são nos dias atuais.

Jundiaí

Agosto Dourado em Jundiaí: Brincar ao ar livre estimula o desenvolvimento infantil

Pisar descalço na terra, na água e nos mais variados ambientes é o convite que a Prefeitura de Jundiaí faz aos pais, aos cuidadores e aos avós.

Publicado

em

criança-brincando-ao-ar-livre-jundiaí-agosto-dourado
O Agosto Dourado é dedicado à primeira infância. Foto: Prefeitura de Jundiaí.

A Prefeitura de Jundiaí, Cidade das Crianças, em celebração ao Agosto Dourado, convida as famílias e cuidadores a promover, ao menos uma vez por semana, um momento de brincadeiras com as crianças em espaços abertos. O Agosto Dourado é dedicado à primeira infância e promove atividades nas escolas, nas Unidades Básicas de Saúde, nos Centros de Referência e Assistência Social…

Continuar lendo

Jundiaí

Confira o Abre e Fecha da Prefeitura para o feriado do Dia da Padroeira

A prestação de serviço à população terá alteração em algumas áreas de ações da Prefeitura

Publicado

em

Paço Municipal e parte dos serviços públicos municipais não terão atendimentos nesta segunda-feira (15)
Paço Municipal e parte dos serviços públicos municipais não terão atendimentos nesta segunda-feira (15). (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na próxima segunda-feira (15), alguns equipamentos e serviços públicos municipais poderão ter seus horários de funcionamento alterados, por conta do feriado local do Dia da Padroeira de Jundiaí. Confira abaixo os detalhes do funcionamento: Paço MunicipalO Paço permanece fechado entre na segunda (15), reabrindo na terça-feira (16), às 8h. SaúdeAs Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Clínica da Família e Novas…

Continuar lendo

Jundiaí

Programa de Intercâmbio é sucesso na EMEB Armanda

O Programa de Intercâmbio Linguístico e Cultural Brasil – Estados Unidos visa promover aprendizagens e a troca de experiências.

Publicado

em

estudantes-do-5°-ano-A-assitindo-o-vídeo-enviado-de-Doral
O Programa é um sucesso. Foto: Prefeitura de Jundiaí.

O Programa de Intercâmbio Linguístico e Cultural Brasil - Estados Unidos é sucesso para as crianças da EMEB Professora Armanda Santina Polenti, no bairro Jundiaí Mirim. A turma do 5° ano A, através de vídeos, mantém contato com a escola Downtown Doral Charter Elementary School de Doral, na Flórida. O objetivo do programa é proporcionar aprendizagens e troca de experiências,…

Continuar lendo

Jundiaí

Educação no trânsito: UGTM realiza palestra no Sesc Jundiaí

Também realizaram um treinamento prático sobre pontos cegos.

Publicado

em

Treinamento prático sobre educação no trânsito (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) realizou, na quarta-feira (10), mais uma da série de palestras sobre educação no trânsito. A aula é ministrada pelo agente de trânsito Vagner Quintiliano. Desta vez, a ação aconteceu no auditório do SESC Jundiaí, voltada para os funcionários. Além disso, também realizaram um treinamento prático explicando o que são os pontos…

Continuar lendo

Jundiaí

Pesquisa aponta que produtos de beleza ganham destaque como presente para os pais

A pesquisa ouviu 427 pessoas no Centro e em bairros da cidade, nos dias 29 e 30 de julho e 1 e 2 de agosto, e 3 a cada dez entrevistados pretendem comprar presentes na data

Publicado

em

Produtos de beleza Masculino
Entre os que demonstraram intenção de compra, 30,65% responderam que pretendem presentear com roupas. (Foto: Canva)

As roupas ainda lideram as opções de presentes para os pais, mas pesquisa realizada pelo Instituto de Dados da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí aponta para o crescimento do setor de beleza e saúde para a data em relação a 2021. A pesquisa ouviu 427 pessoas no Centro e em bairros da cidade, nos dias 29 e 30 de…

Continuar lendo
Publicidade