Lian Gong estará em todas as UBSs de Jundiaí até o final do ano; Saiba mais
Conecte-se conosco

Jundiaí

Lian Gong estará em todas as UBSs de Jundiaí até o final do ano; Saiba mais

O Lian Gong traz benefícios tanto para o corpo quanto para a mente. A meta é alcançar 100% das 35 UBSs que compõem a rede até o final de 2022.

Publicado

em

Atualizado há

Atividade da UBS Anhangabaú é realizada na quadra da EMEB Rotary (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A prática milenar chinesa que proporciona melhoria para o corpo e mente, conhecida como Lian Gong, já era oferecida em parte das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), da Prefeitura de Jundiaí, e, desde o mês de junho, vem ampliando o número de locais com a oferta da Prática Integrativa Complementar (Pics) na rede pública de Saúde. A meta é alcançar 100% das 35 UBSs que compõem a rede até o final de 2022.

Benefícios do Lian Gong

O Lian Gong traz benefícios tanto para o corpo quanto para a mente. Para o corpo, ajuda no fortalecimento dos ossos e dos músculos, na melhora da resistência física, do movimento das articulações, da respiração, da circulação do sangue e da energia do corpo, além da postura de forma global. Para a mente, a prática ajuda no controle das emoções, na diminuição da ansiedade e da depressão, na promoção do autocuidado, na melhora da concentração e da autoestima.

Com a formação promovida pelo Departamento de Atenção Básica da UGPS, a quantidade de técnicos capacitados para a aplicação da técnica foi ampliada em 200%. “Até o início do ano eram 18 profissionais. Com a formação encerrada no mês de junho, outros 38 passaram a ter o conhecimento específico. Desta forma o crescimento na oferta da prática também crescerá no mesmo percentual”, comenta a diretora de Atenção Básica, Andrea Pinto de Souza.

Dona Ana Maria de Souza, 66 anos, mora no Anhangabaú há 13 anos e em todo esse período se utiliza dos serviços da UBS Anhangabaú. Desde o início do mês de junho, a aposentada passou a frequentar o novo grupo de Lian Gong. Com hipertensão, alteração da tireoide e colesterol elevado, a mulher toma cinco medicações diárias.

“Eu faço caminhadas, mas essa ginástica vai complementar o que eu preciso. Tenho muitas dores nas pernas e isso vai me ajudar a ter mais disposição e menos dores”, comenta a aposentada.

A ginástica foi criada por um médico ortopedista chinês, que uniu os conhecimentos da medicina tradicional chinesa, da medicina moderna ocidental e de antigos exercícios terapêuticos. Os exercícios são simples e executados com respiração correta e profunda, o que acalma a mente e desacelera a emoção. Os interessados em participar das atividades podem buscar pela sua UBS de referência para saber se a oferta já está disponível no local e fazer a sua inscrição.

Jundiaí

Dia dos Pais: Comércio de Jundiaí abre até as 18h no Centro neste sábado

Consumidores poderão fazer passeios gratuitos do trenzinho Expresso da Alegria e assistir atração cultural na Praça do Coreto

Publicado

em

Comércio no Centro de Jundiaí
O embarque com os personagens infantis será na Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça do Coreto), das 10 às 14h. (Foto: Divulgação)

O comércio de rua do Centro e dos bairros de Jundiaí atenderá até as 18h neste sábado (13/08), véspera do Dia dos Pais, celebrado no domingo (14). A Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio) realizarão os passeios gratuitos no Expresso da Alegria pelas ruas do Centro. O embarque…

Continuar lendo

Jundiaí

Pais ganham presentes no Hospital Universitário

A comissão de humanização, eventos e voluntariado do Hospital Universitário de Jundiaí presenteou os papais da instituição.

Publicado

em

Pais ganham presente de Dia dos Pais no Hospital Universitário

Os profissionais ganharam um kit para fazer a barba doada pelos voluntários da GSU Jundiaí (Grupo da Saúde Universal de Jundiaí) e os pais que estavam acompanhando as mamães e as crianças internadas ganharam chaveiros e um suporte para carregar celular doado pelas voluntárias do Arte & Amor. Os pais da UTI Neonatal receberam um cartão com o carimbo dos…

Continuar lendo

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abrirá inscrição para dois workshops de gastronomia

Serão ofertados dois workshops: ‘Salgados para Festa’ e ‘Doces para Festa’. Ao todo são 34 vagas para pessoas com idade mínima de 16 anos.

Publicado

em

salgado-de-festa-workshop-gratuito-jundiai-compressed
Os cursos são gratuitos. Foto: timolina/Freepik.

A pré-inscrição online para os workshops 'Salgados para Festa' e 'Doces para Festa' se inicia na próxima terça-feira (16), às 9h. Os cursos são oferecidos de graça pelo Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss), em parceria com a instituição Ensino Social Profissionalizante (Espro). Ao todo, serão 34 vagas para homens e mulheres, com idade mínima de 16 anos. Para…

Continuar lendo

Jundiaí

SAMU: Juntos, pai e filho dedicam suas vidas para salvar o próximo

O Serviço Móvel de Urgência e Emergência de Jundiaí realiza em média 1600 atendimentos mensais.

Publicado

em

Pai e filho trabalham juntos no SAMU (Foto: Divulgação)

Quando Geraldo José Velozo iniciou sua vida profissional na área da saúde, jamais poderia imaginar que um dia dividiria com o filho o orgulho e a satisfação de trabalhar em prol da sociedade, salvando e transformando vidas todos os dias. Desde cedo, Henrique Andrade Velozo, cresceu com a influência de seu herói, presenciando o amor e a dedicação com que…

Continuar lendo

Jundiaí

Dia dos Pais gelado? Confira a previsão do tempo para o final de semana

Toda o Estado de São Paulo seguirá a tendência e terá termômetros amenos no fim de semana

Publicado

em

Céu limpo em Jundiaí
Céu Limpo em Jundiaí na última quinta-feira (11). (Foto: Vera Aida Borin Souza)

O frio que atingiu a cidade de São Paulo e muitas do interior do estado nessa semana continuará até o domingo (14), data que será comemorado o dia dos pais, porém com menos força, de acordo com o Climatempo. A região Sudeste seguirá a tendência e terá termômetros amenos no fim de semana. Em Jundiaí, hoje (12) é previsto mínima…

Continuar lendo
Publicidade