Maio Laranja: campanha de combate ao abuso e exploração infantil é realizada em Jundiaí
Connect with us

Jundiaí

Maio Laranja: campanha de combate ao abuso e exploração infantil é realizada em Jundiaí

A ação “Faça Bonito” foi realizada na Escola Estadual Professor Luiz Rivelli, localizada na Vila Marlene

Published

on

Atualizado há

Alunos foram orientados em todas as salas de aula da escola. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na última sexta-feira (17), a Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social de Jundiaí (UGADS) promoveu a campanha do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) “Faça Bonito” na Escola Estadual Professor Luiz Rivelli, localizada na Vila Marlene.

A iniciativa faz parte do Maio Laranja e tem como objetivo conscientizar sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado no sábado (18).

A campanha foi destacada pela gerente do CRAS Norte, Bianca Souza Delfino, que ressaltou a relevância do evento: “Foi uma ação muito importante, pois os alunos trouxeram situações do cotidiano e discutiram conosco sobre o tema. Realizamos acolhimento e escuta de algumas crianças e adolescentes. É um tema difícil, mas precisa ser discutido para que se fortaleçam”.

Atividades de conscientização

Durante a ação, os agentes percorreram as salas de aula para informar os alunos sobre os direitos das crianças e adolescentes e instruir sobre como denunciar eventuais abusos. O coordenador geral pedagógico da escola, Leandro Ramos do Nascimento, enfatizou a importância desse diálogo: “Nem sempre os estudantes têm essa abertura em relação ao tema, por isso é uma ação essencial. É importante abrir esse canal de diálogo com os profissionais da Assistência Social, pois permite um olhar mais especializado e um acolhimento mais assertivo”.

Caminhada de conscientização também foi realizada na Vila Marlene, com cartazes e entrega de panfletos. Foto: Prefeitura de Jundiaí

As atividades foram realizadas ao longo de todo o dia em 17 salas de aula, envolvendo alunos a partir do 6º ano, e abrangeram todos os cerca de 450 estudantes da escola. Além das discussões em sala, houve uma caminhada pelo bairro, durante a qual foram distribuídos panfletos com orientações sobre como denunciar abusos. Adicionalmente, adolescentes que participam da oficina de Lambes e Fanzines do CRAS Norte criaram e colaram cartazes nos arredores do bairro, abordando o tema da campanha.

A ação contou com a colaboração de várias equipes técnicas, incluindo o CRAS Norte, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO) e o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA).

Disque 100: serviço de denúncias e proteção

É importante lembrar que o Disque 100 é um serviço disponível 24 horas para denúncias e proteção contra violações de direitos humanos. Este serviço funciona todos os dias da semana, oferecendo um canal crucial para a defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

Jundiaí

ACE Jundiaí encerra ciclo de reuniões com pré-candidatos à prefeitura da cidade

No último encontro, Associação recebeu Ricardo Bocalon (PSB) e Silas Feitosa (PRTB)

Published

on

ACE Jundiaí encerra ciclo de reuniões com pré-candidatos a prefeito
Foto: ACE Jundiaí/Divulgação

A ACE Jundiaí concluiu uma série de reuniões durante o mês de julho com os pré-candidatos à prefeitura da cidade. Esse ciclo de encontros teve como objetivo proporcionar um espaço para a apresentação das propostas de governo e responder a perguntas dos representantes da Associação Comercial Empresarial, incluindo diretoria, conselheiros, grupos de negócios e núcleos empresariais. Participação dos pré-candidatos A…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí tem queda de índice de gravidez na adolescência nos últimos cinco anos

A Prefeitura de Jundiaí oferece acompanhamento às adolescentes grávidas, com equipe de pré-natal e, quando necessário, equipes multidisciplinares para suporte psicossocial.

Published

on

Jundiaí registra queda de gravidez na adolescência
Foto: Canva

Baseada em dados dos últimos cinco anos, Jundiaí registrou queda de gravidez na adolescência. A informação é da Secretaria de Saúde da cidade. Analisando os dados por faixas etárias, observa-se a diminuição em todos os grupos: Entre 2019 e 2021, seis adolescentes de 13 anos deram à luz. Já entre 14 e 16 anos, a queda foi mais expressiva, com…

Continue Reading

Jundiaí

Temperaturas começam a subir com dias ensolarados em Jundiaí; confira a previsão do tempo

Confira a previsão do tempo para essa semana.

Published

on

Previsão do tempo mostra sol em céu azul com poucas nuvens
Foto: Canva

Nesta semana, as temperaturas devem começar a subir em Jundiaí, com previsão do tempo mostrando máxima de 27°C e dias ensolarados. Ainda assim, de acordo com o Climatempo, as mínimas devem ficar entre 12°C e 13°C, então os dias ainda terão períodos frios. Confira a previsão do tempo para Jundiaí nesta semana: Segunda-feira (22) - Sol o dia todo sem…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí é líder em Bem-Estar em ranking de Índice de Progresso Social

A categoria “Fundamentos do Bem-Estar” engloba indicadores como educação básica, infraestrutura, saúde, expectativa de vida e qualidade do meio ambiente.

Published

on

Jundiaí aérea
A cidade se destaca entre cidades de 200 a 500 mil habitantes do Brasil no Índice de Progresso Social (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A cidade de Jundiaí se destaca como referência em desenvolvimento social no Brasil, figurando na 9ª posição no ranking do Índice de Progresso Social (IPS) entre municípios com população entre 200 e 500 mil habitantes. O estudo, realizado pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Fundação Avina, Centro de Empreendedorismo da Amazônia, iniciativa Amazônia 2030, Anattá…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí recebe acervo de 5 mil itens para preservação à memória da ferrovia

O acervo inclui peças em exposição no Museu dos Ferroviários, documentos históricos e 12 veículos, entre locomotivas e vagões, situados no Espaço Expressa.

Published

on

Jundiaí recebe acervo de 5 mil itens para preservação da memória da ferrovia
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) de Jundiaí celebra a cessão de posse ao Município de um acervo ferroviário de grande importância histórica e cultural. A conquista, resultado de uma solicitação da Prefeitura feita em 2017, representa um passo fundamental para a preservação da memória da ferrovia na cidade, no estado e no país. O acervo, composto por cerca…

Continue Reading
Advertisement