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Jundiaí

Manutenções de água e esgoto em Jundiaí: como funcionam e onde acompanhar os alertas da DAE

Intervenções são fundamentais para assegurar o fornecimento de água com qualidade e a operação segura do sistema de esgoto.

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Manutenção da DAE Jundiaí
Foto: Divulgação/ DAE Jundiaí

A DAE Jundiaí mantém um compromisso diário com o fornecimento contínuo e de qualidade da água, bem como com o funcionamento eficiente do sistema de esgoto. Para isso, realiza cerca de 28 mil manutenções por ano, que englobam serviços de água, esgoto, apoio e limpezas.

Essas ações são fundamentais para garantir a qualidade da água e o bem-estar da população. Contudo, algumas intervenções podem exigir interrupções temporárias no abastecimento, causadas por diferentes fatores, como manutenções programadas, intervenções emergenciais — como rompimentos de redes e adutoras —, obras de melhorias, limpezas de reservatórios, ações preventivas e até interrupções de energia elétrica promovidas pela CPFL, que impactam diretamente o funcionamento das unidades da DAE.

Comunicação transparente com a população

Todas as intervenções são planejadas e executadas com responsabilidade. Quando programadas, a DAE Jundiaí comunica antecipadamente a população por meio de seu site oficial e das redes sociais. Além disso, diariamente, o Alerta de Abastecimento no site da empresa informa as regiões afetadas, o motivo da interrupção e a previsão de normalização.

Contudo, mesmo com esse planejamento, intervenções emergenciais nem sempre podem ser previstas, o que exige uma preparação adequada das residências.

Reserva mínima de água é essencial

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada residência deve contar com uma reserva mínima de 250 litros de água por morador, por dia, suficiente para garantir o abastecimento durante eventuais interrupções.

“A instalação de uma caixa d’água é fundamental para garantir o abastecimento durante manutenções na rede. Ter uma reserva adequada permite que o imóvel mantenha o consumo básico mesmo quando há necessidade de interrupções temporárias no fornecimento”, orienta o diretor de Distribuição, Coleta e Manutenção da DAE, Antonio Carlos Chequin.

Canal de atendimento 24 horas

Em caso de dúvidas ou para registrar falta de água, o canal oficial é a Central de Relacionamento da DAE, pelo número 0800 0133 155, com atendimento gratuito e disponível 24 horas por dia.

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