Mata Ciliar permanece na área até que novo local seja definido
Conecte-se conosco

Jundiaí

Mata Ciliar permanece na área até que novo local seja definido

Documento detalhado vai constar todas as necessidades da Mata Ciliar para um novo espaço

Publicado

em

Atualizado há

reunião Mata Ciliar
Reunião realizada no Paço Municipal, na tarde desta sexta, pela Prefeitura e envolvidos no caso (Foto: Divulgação)

A Associação Mata Ciliar tem garantida a permanência na área que ocupa até que um novo local – com toda a infraestrutura necessária para o trabalho e a recuperação dos animais silvestres – esteja garantido. Assim foi o desfecho da reunião realizada na tarde desta sexta (21), no Paço Municipal, entre o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB), representantes da entidade, do Governo do Estado, Ministério Público, o deputado Bruno Ganem (Podemos) e a ativista Luisa Mell – que intermediaram a reunião.

A empresa VOA SP, concessionária do aeroporto estadual que reivindica a área usada pela Mata Ciliar, não participou do encontro. Segundo o Tribuna de Jundiaí apurou, ela só será chamada para o próximo encontro, marcado para o dia 1º de junho.

“Foi uma reunião muito produtiva, consistente, em que basicamente foi direcionado para uma solução”, comemorou o deputado. Tanto ele quanto Luisa Mell foram acionados para interceder no episódio após a notificação extrajudicial da VOA SP, dando prazo de 48 horas para que os animais cuidados pela ONG fossem removidos. A medida gerou revolta e um grupo se prontificou a permanecer em vigília na área para evitar que as obras iniciadas pela concessionária prejudicassem o ecossistema e o recinto dos animais em recuperação.

Grupo de ativistas se revezou na área para não deixar que o espaço tivesse intervenção da VOA SP (Foto: Tribuna de Jundiaí)

Ganem explicou que foi definida a elaboração de um documento detalhado, em que deverão constar todas as necessidades da Mata Ciliar para que a possibilidade de um novo espaço possa ser discutida. Este documento, inclusive, deve ser apresentado na próxima reunião do grupo.

Ele elogiou, também, a postura do prefeito Luiz Fernando Machado. “Não só em relação à situação da Mata Ciliar, mas também no espaço que hoje ela ocupa. Ali também caberá responsabilidade (da concessionária) em relação ao uso”, destacou.

O promotor de Justiça Claudemir Battalini explicou que todos concordam que é impossível a Mata Ciliar deixar o local neste momento. “O Estado tem uma responsabilidade pela situação, porque a associação está lá há muito tempo prestando um serviço essencial e que não existe em número suficiente em outros locais para suprir essa demanda”.

Ele disse também que na próxima reunião, já com a presença da VOA SP, será verificada qual a melhor proposta para solução do caso. “Quais as possibilidades, quais ajustes poderiam ser feitos para que a situação seja resolvida da melhor forma, para todos os lados: seja pela empresa, que alega ter uma área ocupada pela Mata Ciliar, seja pela Mata Ciliar que tem uma área ocupada regularmente e que só falta a regularização da documentação pelo Governo do Estado. Vamos tratar disso na próxima reunião, para que possamos encontrar a melhor solução e conciliar todos os interesses e serviços públicos envolvidos”.

Em nota, a Prefeitura de Jundiaí frisou que é “mediadora” no caso e confirmou a permanência da Mata Ciliar no local. Veja a nota, na íntegra:

A Prefeitura de Jundiaí, na condição de mediadora, abriu diálogo, nesta sexta-feira (21), com representantes da Mata Ciliar, do Governo do Estado de São Paulo, do Ministério Público e do poder legislativo, para propor soluções quanto à área onde está situada a associação e requerida pela VOA-SP – concessionária do Aeroporto de Jundiaí.

Como resultado preliminar, definiu-se pela execução de estudo de viabilidade técnica com o propósito, sobretudo, de preservar o serviço de utilidade pública realizado pela Mata Ciliar. Até que sejam superados tais encaminhamentos, a Prefeitura reiterou a necessidade de permanência do serviço de proteção à fauna silvestre no mesmo local. Em igual sentido, o Governo do Estado se manifestou favorável a dar andamento ao processo de regularização da área.

Como já é de conhecimento público, o município segue comprometido em contribuir com o fortalecimento das ações da Mata Ciliar dedicadas ao resgate, reabilitação e soltura de animais silvestres. Portanto, seguirá no acompanhamento do caso até que se encontre uma solução de caráter permanente e sustentável.

Luisa Mell (à direita) participou mais uma vez do encontro no Paço Municipal (Foto: Arquivo Pessoal)

Final feliz

A ativista Luisa Mell também se mostrou satisfeita com o desfecho do caso. “Estou bem feliz, já tinha gostado da outra reunião. Saímos daqui com o objetivo e (com o compromisso) que se proporcione coisas melhores para os animais”.

Jundiaí

Maxi Shopping Jundiaí sorteio T-Cross 0km em ação do Dia das Mães

Campanha acontece entre os dias 24 de abril a 12 de maio; sorteio será realizado pela Extração da Loteria Federal do dia 15 de maio

Publicado

em

Por

Maxi Shopping Jundiaí
Foto: Maxi Shopping Jundiaí

Para celebrar o Dia das Mães neste ano, o Maxi Shopping Jundiaí preparou uma campanha bem especial que irá sortear um T-Cross 1.0 Turbo 200 TSI, além de compre-ganhe com refrescante Body Splash Natura Tododia Cereja e Avelã 200ml. Como participar No período de 25 de abril a 12 de maio, a cada R$ 400 em compras (que podem ser somados) nas lojas e…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí confirma primeiro caso de Chikungunya de 2024

O primeiro caso da doença em 2024 na cidade é de um homem que veio da Bahia, com os sintomas iniciados no dia 30 de março. Ele já está curado.

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Em 2023, a cidade registrou quatro casos positivos da doença, todos importados (Foto: Canva)

Nesta quarta-feira (24), a Vigilância Epidemiológica e Vigilância em Saúde Ambiental de Jundiaí informou que a cidade registrou o primeiro caso de Chikungunya de 2024. De acordo com a gestão de Saúde, o caso, importado do estado da Bahia, é de um homem com sintomas iniciados no dia 30 de março. Ele já está curado da doença. As equipes de…

Continuar lendo

Jundiaí

Clínica de Estética de Jundiaí comemora aniversário com grupo VIP e ação solidária

O Espaço Luana Estética criou um grupo VIP com condições especiais para procedimentos como massagem, drenagem linfática e botox, e 5% da verba será destinada à Casa de Nazaré.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Em 08 de maio, o Espaço Luana Araújo, clínica estética de Jundiaí, comemorará mais um ano de dedicação ao cuidado com a beleza e bem-estar. Para celebrar essa data especial, a clínica preparou uma ação para clientes VIP - e você pode fazer parte disso. Os clientes que fazem parte do Grupo VIP da clínica no WhatsApp terão acesso exclusivo…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí apresenta política de saúde mental para delegação do Paraguai

Segundo o gestor de Saúde, Tiago Texera, Jundiaí implementou uma rede de atendimento integral e políticas de direitos das pessoas com transtornos mentais.

Publicado

em

Por

Gestão de Jundiaí com delegação do Paraguai
O prefeito Luiz Fernando Machado e o gestor de Saúde, Tiago Texera, recepcionaram a delegação no Paço Municipal (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí recebe até quarta-feira (24) representantes do Ministério da Saúde Pública e Bem-Estar Social do Paraguai. A comitiva vem à cidade para uma missão técnica, intermediada pelo Escritório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)/Organização Mundial de Saúde (OMS) no Brasil. As instituições apresentarão as políticas públicas de saúde mental aplicadas no País. Assim, o prefeito Luiz Fernando Machado e o…

Continuar lendo

Jundiaí

Governo do Estado de SP reforma escola na Vila Comercial, em Jundiaí

“Essa obra é uma demanda antiga […] e por isso fizemos esse pedido ao Governo do Estado, que mais uma vez olha para Jundiaí”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Publicado

em

Por

A escola ganhou acessibilidade, nova pintura, combate a incêndio e Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta terça-feira (23), o Governo do Estado de São Paulo entregou a revitalização da Escola Estadual Professora Joceny Vilela Curado, na Vila Comercial, em Jundiaí. Para isso, o Prefeito Luiz Fernando Machado recebeu o Presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Jean Pierre Neto. O investimento da obra, pedida pelo poder público municipal, foi de aproximadamente R$ 2,35…

Continuar lendo
Publicidade