Médico do São Vicente traz procedimento inédito de recuperação dos movimentos da mão para o Estado de São Paulo
Connect with us

Jundiaí

Médico do São Vicente traz procedimento inédito de recuperação dos movimentos da mão para o Estado de São Paulo

Técnica utilizada pelo Dr. Helton Hirata foi aprendida, estudada e explorada na Índia

Published

on

Atualizado há

Concluído o procedimento, o Dr. Helton Hirata parabenizou todos os profissionais envolvidos. Foto: Hospital São Vicente

O Dr. Helton Hirata, especialista em Ortopedia, Traumatologia e Cirurgia de Mão no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), liderou no último sábado (11) uma cirurgia pioneira no Estado de São Paulo. Realizada no HSV, um centro de excelência em ortopedia, a intervenção teve como objetivo restaurar o movimento e a sensibilidade do membro superior esquerdo de um paciente jovem, através da técnica de transferência de nervos da coluna para o esôfago, uma técnica que o Dr. Hirata aprendeu, estudou e aperfeiçoou na Índia.

A inovação aplicada a um paciente de 27 anos, que perdeu a mobilidade do membro superior devido a um acidente de trânsito, concentrou-se na restauração do movimento da mão. Isso tornou a operação, conhecida como “Transferência da raiz C7 contralateral”, complexa. O paciente perdeu a capacidade de movimentar e sentir todo o braço esquerdo, uma condição diagnosticada como “Lesão Total do Plexo Braquial”.

O cirurgião explicou que o Plexo Braquial é formado pelas raízes C5, C6, C7, C8 e T1, que saem da coluna cervical e fornecem os nervos responsáveis pelo movimento e sensibilidade do braço. Neste tipo de lesão, ocorre um estiramento dessas raízes, resultando em sua ruptura da medula espinhal, o que afeta significativamente o paciente.

Para trazer essa técnica inovadora ao HSV, o Dr. Hirata viajou para o exterior, onde teve vivências com especialistas em Plexo Braquial. Foram três dias na Espanha, com o Dr. Alain Gilbert, e 17 dias em Pune, na Índia, com o Dr. Anil Bhatia, referência na técnica.

O procedimento

O procedimento cirúrgico envolve a transferência de uma raiz nervosa não afetada, a C7 contralateral, para o lado afetado do paciente. Esta transferência ocorre entre a coluna cervical e o esôfago, reduzindo a distância e eliminando a necessidade de enxertos. Após cerca de um ano, o nervo transferido começa a crescer no novo local, restaurando assim a movimentação da mão.

“Ficamos muito satisfeitos com a cirurgia. Não houve intercorrências”, pontuou o Dr. Hirata após as oito horas de trabalho.

Ele contou com a participação de três residentes do HSV, Dr. Leonardo Leite, Dr. Alfredo Moreira e Dr. Tiago Bianchi; uma equipe de especialistas em cirurgia de mão, Dr. Samuel Ribak, chefe do Grupo da Mão da PUC-Campinas, Dr. Marcelo Castro, Dr. Eduardo Segura, Dr. Guilherme Salgado e Dr. Felipe Burgos, em conjunto com o Dr. André Nimtz, da área de cabeça e pescoço, o médico ortopedista, que concluiu sua residência na Instituição, Giovani Vasques, e a médica anestesista Dra. Lívia Maria Lima da Silva.

Hospital São Vicente na vanguarda

Para o Dr. Hirata, a realização deste procedimento no HSV marca um avanço significativo no tratamento da Lesão Total do Plexo Braquial. Ele enfatizou que, no passado, essa lesão frequentemente resultava em amputação ou uso de próteses, mas agora, com essa técnica avançada, é possível restaurar a função do membro superior.

“O Hospital São Vicente tem condições, material e, agora, a habilidade. Isso coloca a instituição na posição de vanguarda em termos de reconstrução do Plexo para a função da mão”, disse.

Além de posicionar o HSV na vanguarda da reconstrução do Plexo Braquial, a técnica introduzida pelo Dr. Hirata representa uma oportunidade única para os profissionais da instituição, como o residente em ortopedia, Leonardo Leite, que destacou a importância de aprender e se beneficiar com essa técnica inovadora.

Jundiaí

Bem-estar ao ar livre: visite refúgios verdes de Jundiaí

Jundiaí, cidade rica em áreas verdes, oferece várias opções para quem quer relaxar, praticar esportes ao ar livre ou apenas contemplar a paisagem.

Published

on

Parque da Cidade de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em meio à rotina intensa da vida urbana, encontrar momentos de descanso e conexão com a natureza é essencial para a saúde e o bem-estar. Jundiaí, cidade rica em áreas verdes, oferece várias opções para quem quer relaxar, praticar esportes ao ar livre ou apenas contemplar a paisagem. Confira alguns dos espaços verdes de Jundiaí que garantem lazer para moradores…

Continue Reading

Jundiaí

Aos 100 anos, Pedrão esbanja saúde e sabedoria em Jundiaí

O segredo da longevidade está no amor e proatividade, segundo Omissolo.

Published

on

Pedro Omissolo completa 100 anos.
Natural de Louveira, Pedrão vive em Jundiaí (Foto: Arquivo pessoal)

Nascido no dia 9 de novembro de 1924, na cidade de Louveira (SP), Pedro Omissolo, conhecido pelos familiares e amigos como “Pedrão”, completa 100 anos em uma festa pra lá de especial.  Giuliane Omissolo, sua neta, diz que o segredo da longevidade de Pedrão está no amor e na proatividade. “Manter-se ativo e estar ao lado das pessoas que ama.…

Continue Reading

Jundiaí

Chuva não impede montagem da arena para o Festival Fextou, em Jundiaí

Com o início marcado para os dias 15 e 16 de novembro, o Festival Fextou promete grandes atrações e uma estrutura completa para receber o público.

Published

on

Montagem Festival Fextou
Foto: Divulgação

A estrutura para o Festival Fextou está em fase final de montagem no Parque da Uva, em Jundiaí, com centenas de profissionais envolvidos no processo. A expectativa de atraso foi desfeita pela equipe de produção, que garante que o cronograma está dentro do planejado, mesmo com as chuvas recentes. Segundo Wandy Nogueira, um dos produtores do Festival Fextou, há uma…

Continue Reading

Jundiaí

Comércio de Jundiaí estende horário até às 18h neste sábado (9)

A extensão no horário dos sábados dos comércios de Jundiaí, pode resultar em um aumento significativo nas vendas, chegando até 30%.

Published

on

Comércio de Jundiaí
Foto: Sincomercio Jundiaí e Região

O comércio de Jundiaí funcionará em horário estendido neste sábado (9), atendendo até as 18h. Esse horário especial é uma prática comum no primeiro sábado após o quinto dia útil do mês e está garantido pela cláusula quadragésima oitava da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Essa extensão permite que as lojas, tanto no centro quanto nos bairros, aproveitem uma oportunidade…

Continue Reading

Jundiaí

Faculdade de Medicina de Jundiaí celebra 50 anos da 1ª turma de formados

Vinte e um médicos da primeira turma irão participar da solenidade neste sábado (9). Confira!

Published

on

Foto de 50 anos atrás da FMJ.
Solenidade histórica fará homenagem aos alunos, professores e colaboradores (Foto: Divulgação/ FMJ)

Na manhã deste sábado (9), a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) será palco de uma solenidade histórica: a comemoração dos 50 anos da primeira turma de graduados da instituição.  O evento terá representantes dos fundadores e idealizadores da faculdade, como José Roberto Castro e Renata Sampaio Rodrigues, filho e neta do médico fundador da instituição, Dr. Jayme Rodrigues. Outros…

Continue Reading
Advertisement