'Mesa da honestidade' mostra que ainda é possível acreditar na humanidade
Conecte-se conosco

Jundiaí

‘Mesa da honestidade’ mostra que ainda é possível acreditar na humanidade

A honestidade está presente em nossas vidas, mesmo nos tempos modernos. Vários exemplos reforçam isso

Publicado

em

Atualizado há

mesa honestidade

Quem nunca ouviu aquela história que os avôs contavam sobre vender algo ou combinar alguma coisa sem precisar assinar nenhum documento: era apenas “no fio do bigode”, na palavra dada pelas pessoas que celebraram aquele acordo.

A honestidade, apesar do tempo, ainda está presente em nossas vidas mesmo nos tempos modernos em que vivemos e vários exemplos reforçam isso. Um dos principais exemplos é a “mesa da honestidade” e o Tribuna de Jundiaí mostra dois casos, um em Jundiaí e outro em Santos.

O agricultor e empresário Marcos Brunholi contou que faz essa experiência desde o ano passado, no bairro Caxambu, em Jundiaí, e que o resultado sempre é o mesmo. “Tenho uma plantação de limões no sítio e, por conta da pandemia, estavam sobrando muitos. Resolvi montar a banquinha e colocar bem embaixo da placa da cervejaria, pelo valor de R$ 10 por duas dúzias”, destacou.

Brunholi diz que as vendas são feitas sem que haja alguém perto (Foto: Arquivo Pessoal)

“No ano passado, tudo o que vendeu foi rigorosamente pago, inclusive com troco feito certinho pelo dinheiro que estava na caixinha”, completou Brunholi.

Neste ano ele repetiu a estratégia e mais uma vez não se decepcionou. “As pessoas chegam e ficam olhando, procurando alguém para fazer o pagamento. Quando leem a mensagem de que tem de pegar e deixar o dinheiro na caixinha, fazem isso da forma mais correta possível”.

Artesanato

Em Santos, a artesã Aline Ketline Mendes resolveu colocar os laços infantis que faz à venda em uma mesinha, montada em diferentes bairros. Junto com os produtos fica uma caixinha para o cliente colocar o dinheiro e pegar o troco. A iniciativa triplicou as vendas.

A produção começou há três anos, mas as vendas não iam bem após o início da pandemia. Foi de modo esporádico, já que ela resolveu pesquisar sobre como fazer laços para a menina que estava esperando.

Aline e a filha Camilly: trabalho surgiu por curiosidade (Foto: Arquivo Pessoal)

“Fiquei apaixonada pelos laços, mas na época era caro para mim, então resolvi entrar no YouTube e aprender a fazer os meus próprios laços para a minha filha. Comprei o material e comecei a produzir. Até então não sabia que tinha mão para o artesanato, descobri fazendo os laços”, relembra Aline, em entrevista ao G1.

“Eu tinha visto uma reportagem de que isso (mesa da honestidade) é normal na Europa. E, como na pandemia as vendas na rua ficaram proibidas, resolvi acreditar na honestidade das pessoas e testei uma vez. Quando cheguei à noite no local, achando que não teria nem laços e nem dinheiro na mesa, me surpreendi com a caixinha cheia de dinheiro e com todos os laços vendidos”.

Graças ao trabalho artesanal e as vendas “acreditando nas pessoas”, Aline conseguiu pagar as contas e ajudar 100% na renda da família. A rede social também virou uma grande aliada nas vendas, inclusive gerando encomendas.

De acordo com ela, os clientes adoram a confiança que ela deposita neles com a ação, e recebe mensagens diariamente com elogios sobre a iniciativa. Para ela, a iniciativa foi um enorme aprendizado de o quanto há pessoas boas e honestas em todo o lugar, e de como é preciso ter esperança em boas ações. (com informações do G1)

Jundiaí

Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento fará pesquisa em Jundiaí

A Pesquisa de Satisfação avaliará a qualidade dos serviços de saneamento básico prestados no município.

Publicado

em

Por

Represa da DAE Jundiaí
A pesquisa será realizada através de ligações telefônicas ou entrevistas presenciais, de porta em porta (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir deste final de semana, a Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ) realizará uma Pesquisa de Satisfação sobre a qualidade dos serviços de saneamento básico prestados no município. A pesquisa busca conferir a qualidade dos serviços nos municípios associados à ARES-PCJ. Assim, a empresa Limite Consultoria e Pesquisas de Marketing coletará os…

Continuar lendo

Jundiaí

5ª FENS: Rodada de Negócios impulsiona o empreendedorismo em Jundiaí

As vagas são limitadas e a participação é gratuita; a feira acontece nos dias 5, 6, 7, 12, 13 e 14 de abril, no Parque da Uva

Publicado

em

Por

Rodada de negócios as vagas são limitadas e a participação é gratuita. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A 5ª FENS (Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços) traz, mais uma vez, a grande oportunidade para que os empreendedores possam ganhar visibilidade e expandir as vendas. A Rodada de Negócios é uma parceria entre a Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT) da Prefeitura de Jundiaí com a Solutudo e o Clube de Rodadas. As vagas…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí reduz casos de mortalidade infantil, enquanto há crescimento em todo país

Segundo dados do HU, Jundiaí registrou uma queda de 40% em casos de mortalidade infantil entre os meses de janeiro e novembro de 2023. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Hospital Universitário de Jundiaí
Conhecida como “Cidade das Crianças”, o município se destaca pelas políticas públicas voltadas para a primeira infância (Foto: Divulgação)

Jundiaí registrou uma queda de 40% em casos de mortalidade infantil entre os meses de janeiro e novembro de 2023. Os dados são do Hospital Universitário (HU), referência no atendimento materno-infantil da cidade. Esses números vão na contramão dos números nacionais divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (27). De acordo com os dados divulgados pelo IBGE, no ano de 2022 mais…

Continuar lendo

Jundiaí

Espaço Jundiaí Empreendedora promove oficina sobre organização de ideias de negócio

A iniciativa – que teve parceria do Sebrae – reuniu um grande número de pequenos e microempreendedores no Espaço Jundiaí Empreendedora.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

As oportunidades do programa Jundiaí Empreendedora empolgaram os participantes da oficina gratuita “Do Sonho ao Sucesso: comece a organizar sua ideia de negócio”. Realizada em duas turmas, a iniciativa – que teve parceria do Sebrae – reuniu um grande número de pequenos e microempreendedores no Espaço Jundiaí Empreendedora. “Foi muito positivo e esclarecedor. Pude ter um pouco de conhecimento e…

Continuar lendo

Jundiaí

Em homenagem à voluntária do HSV, nova imagem de São Vicente é inaugurada

A peça foi confeccionada e doada pela artista jundiaense, Marcia da Silva Zuccoli

Publicado

em

Por

Emocionada, Alair agradece a homenagem e compartilha momento ao lado de colaboradores e familiares. Foto: HSV

Na última segunda-feira (25), uma homenagem transformou a tarde de Alair da Silva Sanchez, há 11 anos voluntária no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), em uma festa inesperada. A fim de celebrar toda a devoção e o amor empregados pela voluntária à Instituição, um novo painel em mosaico com a imagem do santo padroeiro da unidade, São…

Continuar lendo
Publicidade