Moradora de Jundiaí faz surpresa para coletores com jantar especial na garagem de casa
Conecte-se conosco

Jundiaí

Moradora de Jundiaí faz surpresa para coletores com jantar especial na garagem de casa

“Ela sempre ensinou para mim e para a minha irmã nunca negar comida a ninguém. A fome é triste”, disse Daniela

Publicado

em

Atualizado há

"Eles agradeceram muito a minha mãe por essa noite. Foi muito gratificante", contou a filha (Foto: Arquivo Pessoal)

A moradora de Jundiaí, Maria Miranda de Souza, a Dona Nina, 60 anos, surpreendeu os coletores de recicláveis durante no Dia do Trabalho com um jantar especial na garagem de sua casa, na Vila Rami.

A filha, Daniela Miranda, postou fotos do jantar nas redes sociais e a iniciativa da mãe rapidamente viralizou, com dezenas de milhares de compartilhamentos e comentários positivos.

“Ela sempre deixa um bolinho, lanchinho ou pudim na janela de casa para o lado de fora, próximo do horário deles passarem, com um bilhetinho pra ninguém mexer por que é dos coletores”, contou ao Tribuna de Jundiaí.

“Mas nessa segunda, ela estava na rua e perguntou pra eles se eles faziam horário de jantar, porque eles sempre comem muito rápido pra poder continuar o trabalho”, relembra Daniela.

“E eles comentaram que param para comer quando alguém oferece algo”.

A filha conta que viu a mãe entrar em casa já contando que tinha ficado triste em saber que dificilmente eles jantavam.

“Hoje (sexta-feira, 1º de maio), como de costume, ela estava fazendo o jantar e me pediu pra ir ao mercado comprar algumas coisas (o que pra mim pareceu normal, pois ela estava fazendo jantar ‘para nós’)”, disse.

Mas, no momento da passagem dos trabalhadores, Daniela percebeu que esta noite seria diferente.

“Eu ouvi ela conversando com um dos meninos e perguntou: ‘Fiz janta pra vocês. Querem que eu coloque em uma Tupperware ou querem comer aqui na garagem? Só não vou deixar vocês comerem na cozinha por causa do coronavírus'”, recorda, reproduzindo a fala da mãe.

Assim, Daniela foi convocada pela mãe a ajudar a arrumar a mesa aos trabalhadores.

A mesa de jantar especialmente montada aos trabalhadores, na garagem da Dona Maria (Foto: Arquivo Pessoal)

“Eles amaram. No início, ficaram super tímidos, daí deixamos eles à vontade lá fora e ficamos na sala, mas com a porta aberta, e conversávamos com eles à distância para não se sentirem acanhados”, relata.

Felizes e de barriga cheia

“Eles se divertiram, riram o jantar inteiro, repetiram e no final ouvimos algumas frases do tipo: ‘ixiii, quero ver como vou correr atrás do caminhão agora com a barriga cheia assim’ e ‘nossa, obrigada Jesus por essa refeição'”, descreve.

“Depois, claro, agradeceram muito a minha mãe por essa noite. Foi muito gratificante”.

A iniciativa e repercussão pela atitude da dona de casa é motivo de orgulho para Daniela.

“Ela sempre ensinou para mim e para a minha irmã nunca negar comida a ninguém. A fome é triste. Se não tiver nada pronto, dê um pacote de bolacha, faça um pão com ovo. Mas dê!”, ressalta.

Quando alguém passa pedindo dinheiro, a resposta da dona Nina já está pronta: “Dinheiro não, mas se quiser algo de comer, eu posso te dar”.

“Ela me faz sempre andar no carro com um pacote de biscoito e um agasalho que não uso mais. Para caso encontre alguém na rua com frio ou fome, que eu possa ajudar”, conclui Daniela.

O astral da dona de casa é motivo até de brincadeira entre as filhas.

A família: Dona Nina (primeira à esq.); Daniela e Gabriela (filhas); Seu Luiz (marido); Ricardo (genro)

“Ela é super pra frente, divertida, brincalhona, alto astral. Impossível não gostar dela. Eu e minha irmã brincamos que nossos amigos gostam mais da mãe do que de nós”.

Horário de jantar

Em nota, a Trail Infraestrutura, responsável pelos serviços de limpeza urbana em Jundiaí, afirma que todos os coletores de Jundiaí recebem Vale-Alimentação, conforme o acordo sindical; além de cesta básica, conforme a legislação; e Vale-Refeição, que permite adquirir produtos em restaurantes e lanchonetes.

“Há um horário de parada no trabalho para o jantar, que é obrigatório e controlado por uma ficha preenchida pelo motorista de cada turma. Naquela data, inclusive, os coletores citados utilizaram o horário do jantar”, esclarece.

Jundiaí

Rodada contribui para transformar relacionamento em negócios

ACE Jundiaí realizou uma Rodada de Negócios na Valec na noite de quinta (18), com a participação de empreendedores de diferentes segmentos

Publicado

em

Por

A ACE Jundiaí realizou uma Rodada de Negócios na Valec na noite desta quarta-feira, com a participação de empreendedores de diferentes segmentos. Para a Rodada, a concessionária foi transformada em um ambiente agradável, estilo bar, com bufê servindo petiscos e chope, o que criou uma atmosfera descontraída e propícia para o relacionamento e conexões entre os empresários. A presidente Leandra…

Continuar lendo

Jundiaí

De olho na sustentabilidade, Prefeitura de Jundiaí testa mais dois veículos 100% elétricos

Em parceria com o Grupo SHC, representante da JAC Motors Brasil/Ankai, carros estão destinados para uso da Unidade de Mobilidade e Transporte

Publicado

em

Por

Os veículos 100% elétricos serão testados pelas equipes da UGMT por 15 dias. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Seguindo a tendência dos principais países europeus e preocupada com a necessidade da redução da poluição do meio ambiente, a Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o Grupo SHC, representante da JAC Motors Brasil/Ankai, recebeu dois veículos 100% elétricos para um período de teste. Os carros estão destinados para uso das equipes da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí apresenta ‘Cidade das Crianças’ em seminário do MEC sobre intersetorialidade

Gestor de Cultura, Marcelo Peroni, representou o município no encontro “Intersetorialidade na Educação: construção e estratégias de implementação”

Publicado

em

Por

Unidades de Gestão de Educação e Cultura compõem uma das plataforma de governo da Prefeitura. Foto: Divulgação/Índio Reis

A convite do Ministério da Educação (MEC), o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, representou Jundiaí no seminário “Intersetorialidade na Educação: construção e estratégias de implementação” e apresentou o programa municipal Cidade das Crianças. Realizado em Mauá, Município da região Metropolitana de São Paulo, o Seminário teve início nessa quarta-feira (17) e contou com as participações de cerca de 30 gestores…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí inicia preparativos para a realização da Conferência Municipal das Cidades

A Conferência Municipal será realizada no dia 15 de junho de 2024, sábado, durante todo o dia, no Espaço Expressa

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

O Conselho Municipal de Política Territorial (CMPT) se reuniu nesta quinta-feira (18), de forma extraordinária, a convite da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), com o objetivo de iniciar os preparativos para a realização da Conferência Municipal das Cidades. Essa será uma das etapas para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, organizada pelo Governo Federal com…

Continuar lendo

Jundiaí

ATEAL celebra 100 mil pessoas atendidas e 41 anos de dedicação

Fundada em 1982, é uma instituição sem fins lucrativos, dedicada a oferecer terapias especializadas para indivíduos com desafios auditivos e de comunicação

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/ATEAL

A Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem (ATEAL) anunciou que ultrapassou a marca de 100 mil pacientes cadastrados e assistidos. Este marco não apenas reflete o compromisso contínuo com aqueles que enfrentam dificuldades auditivas e de comunicação, como também celebra os 41 anos de trabalho e dedicação da instituição. "É gratificante saber que nosso espaço tem sido um refúgio…

Continuar lendo
Publicidade