Moradora de Jundiaí faz surpresa para coletores com jantar especial na garagem de casa
Connect with us

Jundiaí

Moradora de Jundiaí faz surpresa para coletores com jantar especial na garagem de casa

“Ela sempre ensinou para mim e para a minha irmã nunca negar comida a ninguém. A fome é triste”, disse Daniela

Published

on

Atualizado há

"Eles agradeceram muito a minha mãe por essa noite. Foi muito gratificante", contou a filha (Foto: Arquivo Pessoal)

A moradora de Jundiaí, Maria Miranda de Souza, a Dona Nina, 60 anos, surpreendeu os coletores de recicláveis durante no Dia do Trabalho com um jantar especial na garagem de sua casa, na Vila Rami.

A filha, Daniela Miranda, postou fotos do jantar nas redes sociais e a iniciativa da mãe rapidamente viralizou, com dezenas de milhares de compartilhamentos e comentários positivos.

“Ela sempre deixa um bolinho, lanchinho ou pudim na janela de casa para o lado de fora, próximo do horário deles passarem, com um bilhetinho pra ninguém mexer por que é dos coletores”, contou ao Tribuna de Jundiaí.

“Mas nessa segunda, ela estava na rua e perguntou pra eles se eles faziam horário de jantar, porque eles sempre comem muito rápido pra poder continuar o trabalho”, relembra Daniela.

“E eles comentaram que param para comer quando alguém oferece algo”.

A filha conta que viu a mãe entrar em casa já contando que tinha ficado triste em saber que dificilmente eles jantavam.

“Hoje (sexta-feira, 1º de maio), como de costume, ela estava fazendo o jantar e me pediu pra ir ao mercado comprar algumas coisas (o que pra mim pareceu normal, pois ela estava fazendo jantar ‘para nós’)”, disse.

Mas, no momento da passagem dos trabalhadores, Daniela percebeu que esta noite seria diferente.

“Eu ouvi ela conversando com um dos meninos e perguntou: ‘Fiz janta pra vocês. Querem que eu coloque em uma Tupperware ou querem comer aqui na garagem? Só não vou deixar vocês comerem na cozinha por causa do coronavírus'”, recorda, reproduzindo a fala da mãe.

Assim, Daniela foi convocada pela mãe a ajudar a arrumar a mesa aos trabalhadores.

A mesa de jantar especialmente montada aos trabalhadores, na garagem da Dona Maria (Foto: Arquivo Pessoal)

“Eles amaram. No início, ficaram super tímidos, daí deixamos eles à vontade lá fora e ficamos na sala, mas com a porta aberta, e conversávamos com eles à distância para não se sentirem acanhados”, relata.

Felizes e de barriga cheia

“Eles se divertiram, riram o jantar inteiro, repetiram e no final ouvimos algumas frases do tipo: ‘ixiii, quero ver como vou correr atrás do caminhão agora com a barriga cheia assim’ e ‘nossa, obrigada Jesus por essa refeição'”, descreve.

“Depois, claro, agradeceram muito a minha mãe por essa noite. Foi muito gratificante”.

A iniciativa e repercussão pela atitude da dona de casa é motivo de orgulho para Daniela.

“Ela sempre ensinou para mim e para a minha irmã nunca negar comida a ninguém. A fome é triste. Se não tiver nada pronto, dê um pacote de bolacha, faça um pão com ovo. Mas dê!”, ressalta.

Quando alguém passa pedindo dinheiro, a resposta da dona Nina já está pronta: “Dinheiro não, mas se quiser algo de comer, eu posso te dar”.

“Ela me faz sempre andar no carro com um pacote de biscoito e um agasalho que não uso mais. Para caso encontre alguém na rua com frio ou fome, que eu possa ajudar”, conclui Daniela.

O astral da dona de casa é motivo até de brincadeira entre as filhas.

A família: Dona Nina (primeira à esq.); Daniela e Gabriela (filhas); Seu Luiz (marido); Ricardo (genro)

“Ela é super pra frente, divertida, brincalhona, alto astral. Impossível não gostar dela. Eu e minha irmã brincamos que nossos amigos gostam mais da mãe do que de nós”.

Horário de jantar

Em nota, a Trail Infraestrutura, responsável pelos serviços de limpeza urbana em Jundiaí, afirma que todos os coletores de Jundiaí recebem Vale-Alimentação, conforme o acordo sindical; além de cesta básica, conforme a legislação; e Vale-Refeição, que permite adquirir produtos em restaurantes e lanchonetes.

“Há um horário de parada no trabalho para o jantar, que é obrigatório e controlado por uma ficha preenchida pelo motorista de cada turma. Naquela data, inclusive, os coletores citados utilizaram o horário do jantar”, esclarece.

Jundiaí

Ecopontos de Jundiaí receberam mais de 9 mil toneladas de resíduos sólidos em 2024

Atualmente, Jundiaí conta com sete Ecopontos distribuídos em diferentes regiões da cidade. Saiba mais.

Published

on

Ecopontos de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nos últimos anos, a quantidade de resíduos sólidos descartados nos Ecopontos de Jundiaí tem aumentado significativamente. De acordo com a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos, em 2023 foram recolhidas 8.383 toneladas de resíduos, que foram encaminhadas ao Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol). Em 2024, o número subiu para 9.276 toneladas. Atualmente, Jundiaí conta com sete…

Continue Reading

Jundiaí

Janeiro Roxo: Saúde de Jundiaí realiza ação de enfrentamento à hanseníase

A ação de busca ativa de pessoas com sintomas de hanseníase marca o Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre a doença.

Published

on

Janeiro Roxo Saúde de Jundiaí realiza ação de enfrentamento à hanseníase
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí realiza busca ativa de pessoas com sintomas de hanseníase, a partir de amanhã (13), na Clínica da Família da Ponte São João e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Fazenda Grande. A ação marca o Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre a doença. Causada pela bactéria Mycobacterium leprae, a hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, de evolução crônica, que afeta…

Continue Reading

Jundiaí

Saúde de Jundiaí identifica problemas e reforça compromisso com melhorias no SAMU e SAEC

A equipe de gestão notou na visita problemas estruturais no prédio e precariedade de ambulâncias utilizadas pelo SAEC, muitas delas com mais de 500 mil quilômetros rodados.

Published

on

Ambulâncias do SAEC/SAMU de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta sexta-feira (10), técnicos da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde de Jundiaí visitaram o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) e ao Serviço de Atendimento a Pacientes Especiais e Crônicos (SAEC). O objetivo foi estreitar relações e promover uma integração mais efetiva entre os colaboradores das unidades e os profissionais da própria unidade de gestão. O médico…

Continue Reading
Pular para o conteúdo