Mortalidade no trânsito: Jundiaí contesta ranking do Infosiga
Connect with us

Jundiaí

Jundiaí contesta ranking do Infosiga sobre mortalidade no trânsito

Ao Tribuna de Jundiaí, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte de Jundiaí contestou as informações do levantamento. Saiba mais.

Published

on

Atualizado há

Jundiaí contesta ranking do Infosiga sobre mortalidade no trânsito
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Um levantamento recente do Infosiga, sistema de informações gerenciais de acidentes de trânsito do Estado de São Paulo, posicionou Jundiaí como a cidade do interior paulista com a maior taxa de mortalidade no trânsito, com 16,29% nos últimos sete meses.

De acordo com os dados do Infosiga, entre janeiro e julho deste ano, 14 motociclistas perderam a vida nas vias de Jundiaí, sendo a maioria homens. Além disso, o número de atropelamentos fatais também apresentou um aumento significativo, com nove registros no período.

Prefeitura de Jundiaí contesta dados sobre mortalidade no trânsito

Ao Tribuna de Jundiaí, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte de Jundiaí contestou as informações do levantamento, argumentando que o ranking leva em consideração acidentes fatais que aconteceram em rodovias, que seriam a maior parte das ocorrências registradas em nome da cidade.

Segundo a Prefeitura de Jundiaí, essas rodovias “são de competência estadual entregue a concessão em sua maioria, vias essas em que não podemos intervir”.

“Nos últimos dois anos, os óbitos nos trechos de circunscrição municipal têm apresentado redução e dentro da metodologia de mortes por 100 mil habitantes, Jundiaí tem índices de países de primeiro mundo”, destaca a gestão municipal. “Em 2023, o ano encerrou com 21 óbitos e taxa de mortes de 4,75 por cem mil habitantes e de janeiro até 23 de agosto de 2024, com 11 óbitos no perímetro urbano, os dados apontam 2,45 óbitos por cem mil habitantes.”

Segundo a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte, a metodologia utilizada pelo Infosiga para a elaboração do ranking sobre mortalidade no trânsito mudou, passando a considerar os últimos 12 meses acumulados, em vez de períodos menores como era feito anteriormente.

“Nos últimos dois anos, os óbitos nos trechos de circunscrição municipal têm apresentado redução e dentro da metodologia de mortes por 100 mil habitantes, Jundiaí tem índices de países de primeiro mundo”, destaca a gestão de Mobilidade e Transporte.

Gestão de Jundiaí destaca importância das ações de educação no trânsito

Ao longo dos anos, a Prefeitura de Jundiaí realiza ações de educação, fiscalização e engenharia de tráfego para prevenção e redução no índice de mortalidade no trânsito. De acordo com a gestão municipal, isso têm surtido efeito esperado. “Esses dados impactantes reforçam perante à sociedade o que a Gestão de Trânsito visa mostrar com suas ações: a necessidade de a todo momento, de forma voluntária, respeitar as regras de trânsito, uma vez que todo sinistro de trânsito tem como origem uma infração”.

Segundo dados da prefeitura, com indicadores oficiais das vias de circunscrição municipal apresentando redução no número da mortalidade no trânsito – 34% menos em 2023 na comparação com 2022. Jundiaí é um dos poucos municípios que conseguiram reduzir os dados de óbitos em meio a uma escalada de aumentos nos óbitos de trânsito no Brasil.

Jundiaí

Inscrições para o 1º Prêmio de Inovação da ACE Jundiaí vão até o dia 24 de setembro

O Prêmio de Inovação visa reconhecer e valorizar ideias criativas e soluções excepcionais em diversos setores.

Published

on

ACE Jundiaí
Foto: Divulgação/ACE Jundiaí

Empreendedores têm a oportunidade de se destacar e compartilhar o sucesso de seus projetos no 1º Prêmio de Inovação 2024, promovido pela ACE Jundiaí em colaboração com o Grape Valley Jundiaí. As inscrições serão aceitas até o dia 24 de setembro. O Prêmio de Inovação visa reconhecer e valorizar ideias criativas e soluções excepcionais em diversos setores. Áreas como tecnologia,…

Continue Reading

Jundiaí

DAE Jundiaí interdita trecho da rua Bom Jesus de Pirapora neste fim de semana

Para a execução do serviço, o trecho entre a esquina da Rua Adolfo Torricelli e a Rua Antônio Liberato será interditado completamente.

Published

on

Vias interditadas pela DAE Jundiaí
Foto: DAE Jundiaí

A DAE Jundiaí realizará uma manutenção na rede de esgoto da Rua Bom Jesus de Pirapora neste fim de semana, nos dias 14 e 15 de setembro. A intervenção acontecerá no sábado e domingo, com o objetivo de garantir o bom funcionamento da infraestrutura de saneamento da cidade. Para a execução do serviço, o trecho entre a esquina da Rua…

Continue Reading

Jundiaí

Sebrae-SP e ACE Jundiaí oferecem cursos gratuitos para empreendedores

As aulas presenciais serão ministradas por analistas e consultores do Sebrae-SP na ACE Jundiaí, localizada na Rua Rangel Pestana, no Centro.

Published

on

Folha Sebrae; curso em parceria com ACE Jundiaí
Foto: Sebrae-SP

O Sebrae-SP, em parceria com a ACE Jundiaí, está oferecendo seis cursos gratuitos para empreendedores. Esses cursos visam aprimorar conhecimentos sobre ferramentas que podem ser utilizadas para impulsionar os negócios. As capacitações serão realizadas entre os meses de setembro e novembro, com duas sessões por mês, sendo uma presencial e outra remota. As aulas presenciais serão ministradas por analistas e…

Continue Reading

Jundiaí

Instituto Luiz Braille de Jundiaí precisa de voluntários; veja como participar

O Programa Tampinha Legal e a oportunidade de ajudar no cadastro de cupons fiscais da Nota Fiscal, contribuem para o financiamento do Instituto Luiz Braille

Published

on

Voluntária do Programa Tampinha Legal, do Instituto Luiz Braille
Foto: Divulgação/Instituto Luiz Braille

O Instituto Luiz Braille de Assistência ao Deficiente da Visão, em Jundiaí, está em busca de voluntários para apoiar duas importantes iniciativas que geram recursos para a instituição. Os voluntários que desejam colaborar podem se envolver em duas frentes de trabalho. A primeira é o Programa Tampinha Legal, que consiste em separar tampinhas plásticas por cor. Essa ação é parte…

Continue Reading

Jundiaí

Hospital São Vicente adota logística reversa em suas operações 

Iniciativa recebeu o nome de ‘Caixa Vai e Vem’ e tem como foco reduzir resíduos, uso de papel e reforçar o compromisso da instituição com o meio ambiente

Published

on

Hospital São Vicente adota logística reversa, caixas verdes são utilizadas no almoxarifado para recebimento e recolhimento de medicamentos.
Caixas de transporte são recebidas no almoxarifado da Instituição (Foto: Divulgação/ HSV)

Sustentabilidade é um assunto cada vez mais pautado e não seria diferente no Hospital São Vicente (HSV), em Jundiaí. A instituição adotou um novo projeto chamado ‘Caixa Vai e Vem’, o recurso que é conhecido como caixa retornável ou logística reversa foi aplicado nos departamentos de almoxarifado e farmácia.  O projeto que foi implantado pelo gerente de suprimentos, Valter João…

Continue Reading
Advertisement