Museu da Energia organiza inventário das 3.600 peças do seu acervo que estão em Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Museu da Energia organiza inventário das 3.600 peças do seu acervo que estão em Jundiaí

Projeto para catalogar o acervo da Fundação Energia e Saneamento foi contemplado em edital do Programa de Ação Cultural (ProAC)

Publicado

em

O Museu da Energia de Jundiaí está instalado no edifício de uma antiga subestação transformadora de energia (Foto: Reprodução/Museu da Energia)

O Museu da Energia de Jundiaí, fechado para visitação em 2014, foi reformado e adequado para servir como reserva técnica do acervo da Fundação Energia e Saneamento, que passa por um processo de organização do inventário e higienização das peças.

São mais de 3.600 peças que serão catalogadas como parte do acervo museológico, bibliográfico e arquivístico da Fundação. A iniciativa foi uma das 11 iniciativas contempladas pelo edital da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), chamado de “Modernização de Acervos de Museus e Arquivos”.

O projeto “Documentação e Transferência do Acervo Museológico da Fundação Energia e Saneamento” irá garantir a manutenção da sua história. Inicialmente a previsão para finalizar o trabalho era para julho, porém por conta da pandemia do Coronavírus, a previsão é que os trabalhos sejam entregues em agosto de 2021.

A coleção reúne uma variedade de itens históricos, como modelos de luminárias a gás do final do ano de 1800 à lâmpadas utilizadas na iluminação pública de cidades paulistas no início do século 20, até variados eletrodomésticos, incluindo alguns dos primeiros aparelhos importados ao Brasil, na primeira metade do século 20. Até equipamentos e ferramentas usados em sistemas de energia, como um escafandro da década de 30, usado na manutenção subaquática de usinas elevatórias no Rio Pinheiros.]

Peças do projeto “Documentação e Transferência do Acervo Museológico da Fundação Energia e Saneamento (Foto: Reprodução/Museu da Energia)

Peças do projeto “Documentação e Transferência do Acervo Museológico da Fundação Energia e Saneamento (Foto: Reprodução/Museu da Energia)

Novas diretrizes

Responsável pela coordenação da equipe do Acervo da Fundação Energia e Saneamento, a arquivista Andressa Romualdo, informa que o objetivo da Fundação é criar uma diretriz para a construção da Política de Acervo Museológico, que possa garantir futuramente a conservação adequada dos objetos, principalmente os que são usados nas exposições do Museu da Energia.

“Após a finalização do tratamento técnico desse acervo, pretendemos proporcionar a integração entre o conteúdo arquivístico, bibliográfico e museológico, material que hoje já pode ser acessado gratuitamente por pesquisadores através do nosso site (http://www.energiaesaneamento.org.br/), de forma a democratizar o acesso ao nosso acervo histórico e à informação”, completa Andressa.

Arquivista Andressa Romualdo (Foto: Arquivo Pessoal)

A coordenadora explica que as primeiras fases do projeto, já realizadas, integraram a transferência de parte do acervo de objetos, antes alocada em imóvel da instituição em Rio Claro, para a sede do acervo geral da Fundação, em Jundiaí, com a adequação e reforma de espaço para uma nova reserva técnica.

“Em fevereiro, o diagnóstico do estado de conservação das peças foi realizado por uma especialista em conservação e restauro de obras de arte em metal, para definição das intervenções que serão necessárias realizar. Agora, o acervo será higienizado, inventariado e acondicionado de maneira adequada por um time de especialistas”, explica.

Histórico do imóvel do Museu da Energia de Jundiaí:

O Museu da Energia de Jundiaí está instalado no edifício de uma antiga subestação transformadora de energia. Construída pela Empresa Luz e Força de Jundiaí na década de 1920, a subestação servia para abrigar os transformadores que convertiam a alta tensão elétrica, vinda das usinas geradoras, em baixa tensão, usada pelos moradores da cidade em suas casas.

Seguindo o modelo inglês dos galpões industriais do início do século XX, o edifício foi construído com maciços tijolos de cerâmica.

Após passar por vários proprietários – The São Paulo Light and Power (1927-1981), Eletropaulo (1981-1997) e Empresa Bandeirante Energia (1997-1998) -, em 1998 o edifício da antiga subestação foi doado à Fundação Energia e Saneamento.

Em 2001, o Museu da Energia de Jundiaí foi aberto ao público, oferecendo educação, cultura e diversão a seus visitantes.

Em 2014 ele foi fechado para visitação em virtude da necessidade de readequação operacional, com a diminuição do valor dos aportes destinados à Fundação pelas empresas mantenedoras.

Museu da Energia de Jundiaí (Foto: Reprodução)

Sobre o Museu da Energia

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento atua em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis).

O acervo da Fundação é composto por mais de 1.600 metros lineares de documentos técnicos e gerenciais, 260 mil documentos fotográficos, cerca de 3.500 objetos museológicos, 50 mil títulos na biblioteca, além de documentos cartográficos, audiovisuais e sonoros, reunidos a partir de meados do século XIX.

Veja mais no site oficial, Facebook, Instagram ou no canal no Youtube do Museu da Energia.

Jundiaí

Jundiaí: nebulização veicular na Agapeama e Vila Esperança é remarcada para quinta-feira (18)

Ação precisou ser adiada devido a tempo chuvoso nesta quarta (17). A nebulização complementa o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti em Jundiaí.

Publicado

em

Por

Vigilância Sanitária de Jundiaí realiza nebulização contra arboviroses na Vila Hortolândia
Jundiaí segue em Estado de Emergência em casos de dengue (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Por causa do tempo chuvoso na manhã desta quarta-feira (17), a Vigilância em Saúde Ambiental de Jundiaí adiou a nebulização veicular nos bairros Agapeama e Vila Esperança para quinta-feira (18). O veículo passará a partir das 5h. A orientação é que os moradores não fiquem nas janelas ou sacadas, tirem os animais dos quintais, cubram gaiolas e, se possível, tirem…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí faz novo alerta para golpe de emissão de carteirinha do idoso

Nesta quarta-feira (17), usuários do serviço público de saúde voltaram a relatar que estão recebendo essas ligações

Publicado

em

Por

Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí reitera que a equipe da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) não entra em contato com usuários por telefone para solicitar a confirmação de número de documentos pessoais – RG e CPF – para a emissão de “nova carteirinha do idoso”, que será disponibilizada para retirada na Unidade Básica de Saúde (UBS). Nesta quarta-feira…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí leva experiências para congresso sobre saúde pública

O evento que acontece em Santos, com duração de três dias, tem como tema “Mudanças Climáticas e Impactos no SUS”

Publicado

em

Por

O gestor de Promoção da Saúde e a equipe da Clínica da Família Hortolândia representam a cidade. Foto: Divulgação

Jundiaí está compartilhando 67 experiências exitosas no 37º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado (COSEMS/SP). O evento em Santos, com início nesta quarta-feira (17), terá duração de três dias. A edição tem como tema: “Mudanças Climáticas e Impactos no SUS.”“Esse é o maior encontro para…

Continuar lendo

Jundiaí

Técnicos visitam obras da nova sede do Departamento de Bem-Estar Animal de Jundiaí

A nova sede será mais ampla e contemplará prédio administrativo, farmácia, áreas para abrigo de cães e gatos, depósito de ração, centro cirúrgico e estacionamento.

Publicado

em

Por

Obras no bairro Chácara São Francisco chegaram a 15% de execução (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta terça-feira (16), técnicos da Prefeitura de Jundiaí visitaram as obras da nova sede do Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA). As novas instalações ficam próximas à atual sede, em um terreno adquirido pela Prefeitura no bairro Chácara São Francisco. A nova sede será mais ampla e contemplará prédio administrativo, farmácia, áreas para abrigo de cães e gatos, depósito de ração,…

Continuar lendo

Jundiaí

Empreendimentos de Jundiaí recebem capacitação para inserção na Rota de Brincar

O objetivo da oficina foi capacitar e familiarizar empreendimentos com os elementos para fornecer às crianças espaços de brincar dentro do conceito Jundiaí Cidade das Crianças.

Publicado

em

Por

“A Rota do Brincar foi criada com o intuito de que outros empreendimentos viessem a compor esse conceito de Jundiaí, Cidade das Crianças" (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta segunda-feira (15), a Prefeitura de Jundiaí promoveu uma oficina para empreendimentos com interesse em integrar a Rota de Brincar. O encontro aconteceu no Bosque Hermindo Rossi (Bosquinho do Bonfiglioli) e ao todo, 17 empreendedores participaram. O objetivo da oficina foi capacitar e familiarizar empreendimentos, entre eles restaurantes, cafés, adegas, entre outros, com os elementos necessários para fornecer às crianças…

Continuar lendo
Publicidade