Nossa Senhora do Desterro é 'mãe dos imigrantes'
Connect with us

Jundiaí

Padroeira de Jundiaí, Nossa Senhora do Desterro, é a “mãe dos imigrantes”

Cientista Social traça paralelo do significado da padroeira da cidade com os imigrantes que vieram para Jundiaí

Published

on

Atualizado há

Paróquia Nossa Senhora do Desterro, em Jundiaí
Missa na Catedral Nossa Senhora do Desterro (Foto: Thiago Godinho)

Nesta quinta-feira, dia 15, é comemorado o Dia da Padroeira de Jundiaí, Nossa Senhora do Desterro. Uma história que começou lá em 1651, quando no atual Centro de Jundiaí, na época apenas povoado, foi construída uma capela, que anos depois, em 1655, foi responsável pela elevação do pequeno povoado em Vila de Jundiahy.

]Padroeira da cidade porque é aquela, segundo o catolicismo, que protege, que defende, que é como uma mãe para os que vivem no local. Neste caso, como uma mãe para os jundiaienses.

O Tribuna de Jundiaí conversou com Samuel Vidilli, cientista social que tem desenvolvido um trabalho de escrita sobre a história de Jundiaí, para saber um pouco mais sobre a padroeira de Jundiaí e suas interpretações como protetora da cidade.

A história de Nossa Senhora do Desterro

“A invocação de Nossa Senhora do Desterro se dá para lembrar a fuga da Família Sagrada para o Egito, quando o rei Herodes mandou matar todas as crianças que nasceram naquela época, porque as profecias diziam que dali nasceria o Rei dos Judeus.

A Sagrada Família foi ‘desterrada’, portanto, e se refugiaram em outro lugar por alguns anos. Daí o termo de Nossa Senhora do Desterro”, explicou.

Esse significado de fuga ainda traduz para Jundiaí, como ele mesmo disse, ‘uma obra do acaso’, que remete principalmente aos imigrantes italianos, que vieram para cá no século 19 fugindo do desemprego na Europa.

“Nossa Senhora do Desterro é muito comum na Itália, é a ‘Madonna dei Emigrante’. E essa é a padroeira da Vila, depois da cidade de Jundiaí. Há uma imagem do século 18 até hoje na Catedral que mostra a Sagrada Família, em fuga, para o Egito”, continuou.

Mas não apenas os italianos vieram para Jundiaí desterrados: vieram também os portugueses – responsáveis pela formação do primeiro povoado que originou Jundiaí – e os africanos, trazidos violentamente para cá. “Todos eram desterrados à sua maneira”, disse.

Foi apenas em 1865 que Jundiaí foi elevada à categoria de município. Pouco tempo depois, em 1886, a igreja foi remodelada, ganhando as feições atuais, com suas torres altas e detalhes arquitetônicos mais elaborados.

Somente no século seguinte, em 1921, que a Igreja ganhou novos ares, com a substituição do antigo forro de madeira pelas novas abóbadas, bem como a decoração e pinturas internas feitas pelo artista Italiano Arnaldo Mecozzi.

imagem noturna de drone da Catedral Nossa Senhora do Desterro, no Centro de Jundiaí

Foto: Fom Stúdio

Padroeira de cidades brasileiras

No Brasil há, segundo o historiador, duas importantes cidades que fazem menção a essa padroeira: Jundiaí e Florianópolis. Em um país cuja imigração foi presente em quase toda sua extensão, um significado honroso, de proteção aos que aqui chegaram e até hoje chegam.

“Além desses, outros tantos vieram: japoneses, espanhóis, ingleses, alemães… E todos encontraram aqui, independente de crença, alento para as dificuldades, esperança, a possibilidade de um futuro promissor e trabalharam para a grandeza de Jundiaí, essa terra querida e próspera”, finalizou.

Jundiaí

Inscrições para o 1º Prêmio de Inovação da ACE Jundiaí vão até o dia 24 de setembro

O Prêmio de Inovação visa reconhecer e valorizar ideias criativas e soluções excepcionais em diversos setores.

Published

on

ACE Jundiaí
Foto: Divulgação/ACE Jundiaí

Empreendedores têm a oportunidade de se destacar e compartilhar o sucesso de seus projetos no 1º Prêmio de Inovação 2024, promovido pela ACE Jundiaí em colaboração com o Grape Valley Jundiaí. As inscrições serão aceitas até o dia 24 de setembro. O Prêmio de Inovação visa reconhecer e valorizar ideias criativas e soluções excepcionais em diversos setores. Áreas como tecnologia,…

Continue Reading

Jundiaí

DAE Jundiaí interdita trecho da rua Bom Jesus de Pirapora neste fim de semana

Para a execução do serviço, o trecho entre a esquina da Rua Adolfo Torricelli e a Rua Antônio Liberato será interditado completamente.

Published

on

Vias interditadas pela DAE Jundiaí
Foto: DAE Jundiaí

A DAE Jundiaí realizará uma manutenção na rede de esgoto da Rua Bom Jesus de Pirapora neste fim de semana, nos dias 14 e 15 de setembro. A intervenção acontecerá no sábado e domingo, com o objetivo de garantir o bom funcionamento da infraestrutura de saneamento da cidade. Para a execução do serviço, o trecho entre a esquina da Rua…

Continue Reading

Jundiaí

Sebrae-SP e ACE Jundiaí oferecem cursos gratuitos para empreendedores

As aulas presenciais serão ministradas por analistas e consultores do Sebrae-SP na ACE Jundiaí, localizada na Rua Rangel Pestana, no Centro.

Published

on

Folha Sebrae; curso em parceria com ACE Jundiaí
Foto: Sebrae-SP

O Sebrae-SP, em parceria com a ACE Jundiaí, está oferecendo seis cursos gratuitos para empreendedores. Esses cursos visam aprimorar conhecimentos sobre ferramentas que podem ser utilizadas para impulsionar os negócios. As capacitações serão realizadas entre os meses de setembro e novembro, com duas sessões por mês, sendo uma presencial e outra remota. As aulas presenciais serão ministradas por analistas e…

Continue Reading

Jundiaí

Instituto Luiz Braille de Jundiaí precisa de voluntários; veja como participar

O Programa Tampinha Legal e a oportunidade de ajudar no cadastro de cupons fiscais da Nota Fiscal, contribuem para o financiamento do Instituto Luiz Braille

Published

on

Voluntária do Programa Tampinha Legal, do Instituto Luiz Braille
Foto: Divulgação/Instituto Luiz Braille

O Instituto Luiz Braille de Assistência ao Deficiente da Visão, em Jundiaí, está em busca de voluntários para apoiar duas importantes iniciativas que geram recursos para a instituição. Os voluntários que desejam colaborar podem se envolver em duas frentes de trabalho. A primeira é o Programa Tampinha Legal, que consiste em separar tampinhas plásticas por cor. Essa ação é parte…

Continue Reading

Jundiaí

Hospital São Vicente adota logística reversa em suas operações 

Iniciativa recebeu o nome de ‘Caixa Vai e Vem’ e tem como foco reduzir resíduos, uso de papel e reforçar o compromisso da instituição com o meio ambiente

Published

on

Hospital São Vicente adota logística reversa, caixas verdes são utilizadas no almoxarifado para recebimento e recolhimento de medicamentos.
Caixas de transporte são recebidas no almoxarifado da Instituição (Foto: Divulgação/ HSV)

Sustentabilidade é um assunto cada vez mais pautado e não seria diferente no Hospital São Vicente (HSV), em Jundiaí. A instituição adotou um novo projeto chamado ‘Caixa Vai e Vem’, o recurso que é conhecido como caixa retornável ou logística reversa foi aplicado nos departamentos de almoxarifado e farmácia.  O projeto que foi implantado pelo gerente de suprimentos, Valter João…

Continue Reading
Advertisement