Jundiaí: Ônibus elétrico roda dois mil quilômetros em seis dias de operação
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí: Ônibus elétrico roda dois mil quilômetros em seis dias de operação

O veículo foi cedido pela empresa BYD Brasil, sem custo para o município e está em período de testes, por 30 dias

Publicado

em

Atualizado há

Ônibus elétrico
Saindo da garagem: Eduardo guia o ônibus para mais um dia de trabalho nas ruas da cidade (Foto : Prefeitura de Jundiaí)

Integrado à frota de Jundiaí na semana passada, um ônibus que funciona à base de energia elétrica rodou dois mil quilômetros em seis dias de uso e por diferentes bairros da cidade. O veículo tem autonomia para 250 quilômetros a cada carregamento, não emite nenhum tipo de poluente no ar e não causa ruídos. O veículo foi cedido pela empresa BYD Brasil (localizada em Campinas), sem custo para o município e está em período de testes, por 30 dias.

A experiência pelas ruas e avenidas de Jundiaí tem sido feita em diferentes linhas e por terminais como o Eloy Chaves, Central, Rami e Colônia e diversos bairros. “E em todas essas viagens os passageiros se surpreendem e gostam demais do ônibus elétrico”, conta o fiscal e motorista Eduardo Chrispim, o primeiro a receber treinamento para guiar o veículo. “Há passageiros que inclusive perguntam em quais linhas o ônibus estará, porque querem viajar com ele.”

Como carregar

Na garagem da Viação Jundiaiense, onde o veículo é carregado, outros cinco motoristas já aprenderam a guiar o ônibus elétrico.

“Todos gostaram muito e sempre querem sair com ele”, revela Eduardo, que também aprendeu a fazer o carregamento do veículo.

Através de um equipamento próprio, do tamanho de uma bomba de combustível, duas tomadas são plugadas no ônibus. O carregador é ligado à energia elétrica e possui uma tela que mostra a porcentagem do carregamento, como ocorre com um celular. São necessárias quatro horas de carregamento para completar totalmente a bateria.

Eduardo faz o carregamento a partir do equipamento próprio, instalado na garagem de ônibus urbanos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

“O sistema de carregamento é simples, sem dificuldade”, explica Eduardo. “E, diferente de outros veículos, o ônibus elétrico é mais “suave” para guiar e sem barulho da rotação do motor. Para não gastar muita energia, tentamos sempre manter em uma velocidade que não exceda o consumo de 100 kilowatts, o que pode ser observado no painel do veículo.”

O gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz, explica que, nesse período de testes, o objetivo é compreender os benefícios da eletrotecnologia no serviço público de transporte e o desempenho do veículo na topografia da cidade. “Os investimentos em ônibus elétricos estão previstos para serem incluídos na nova concessão do transporte público, que será aberta no ano que vem”, declara Aloysio. “Será uma exigência, pois entendemos que esse é o caminho que a humanidade está trilhando, sempre com foco na sustentabilidade e a favor do serviço público.”

Jundiaí

Rodada contribui para transformar relacionamento em negócios

ACE Jundiaí realizou uma Rodada de Negócios na Valec na noite de quinta (18), com a participação de empreendedores de diferentes segmentos

Publicado

em

Por

A ACE Jundiaí realizou uma Rodada de Negócios na Valec na noite desta quarta-feira, com a participação de empreendedores de diferentes segmentos. Para a Rodada, a concessionária foi transformada em um ambiente agradável, estilo bar, com bufê servindo petiscos e chope, o que criou uma atmosfera descontraída e propícia para o relacionamento e conexões entre os empresários. A presidente Leandra…

Continuar lendo

Jundiaí

De olho na sustentabilidade, Prefeitura de Jundiaí testa mais dois veículos 100% elétricos

Em parceria com o Grupo SHC, representante da JAC Motors Brasil/Ankai, carros estão destinados para uso da Unidade de Mobilidade e Transporte

Publicado

em

Por

Os veículos 100% elétricos serão testados pelas equipes da UGMT por 15 dias. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Seguindo a tendência dos principais países europeus e preocupada com a necessidade da redução da poluição do meio ambiente, a Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o Grupo SHC, representante da JAC Motors Brasil/Ankai, recebeu dois veículos 100% elétricos para um período de teste. Os carros estão destinados para uso das equipes da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí apresenta ‘Cidade das Crianças’ em seminário do MEC sobre intersetorialidade

Gestor de Cultura, Marcelo Peroni, representou o município no encontro “Intersetorialidade na Educação: construção e estratégias de implementação”

Publicado

em

Por

Unidades de Gestão de Educação e Cultura compõem uma das plataforma de governo da Prefeitura. Foto: Divulgação/Índio Reis

A convite do Ministério da Educação (MEC), o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, representou Jundiaí no seminário “Intersetorialidade na Educação: construção e estratégias de implementação” e apresentou o programa municipal Cidade das Crianças. Realizado em Mauá, Município da região Metropolitana de São Paulo, o Seminário teve início nessa quarta-feira (17) e contou com as participações de cerca de 30 gestores…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí inicia preparativos para a realização da Conferência Municipal das Cidades

A Conferência Municipal será realizada no dia 15 de junho de 2024, sábado, durante todo o dia, no Espaço Expressa

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

O Conselho Municipal de Política Territorial (CMPT) se reuniu nesta quinta-feira (18), de forma extraordinária, a convite da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), com o objetivo de iniciar os preparativos para a realização da Conferência Municipal das Cidades. Essa será uma das etapas para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, organizada pelo Governo Federal com…

Continuar lendo

Jundiaí

ATEAL celebra 100 mil pessoas atendidas e 41 anos de dedicação

Fundada em 1982, é uma instituição sem fins lucrativos, dedicada a oferecer terapias especializadas para indivíduos com desafios auditivos e de comunicação

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/ATEAL

A Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem (ATEAL) anunciou que ultrapassou a marca de 100 mil pacientes cadastrados e assistidos. Este marco não apenas reflete o compromisso contínuo com aqueles que enfrentam dificuldades auditivas e de comunicação, como também celebra os 41 anos de trabalho e dedicação da instituição. "É gratificante saber que nosso espaço tem sido um refúgio…

Continuar lendo
Publicidade