ONU conhece ações pela população migrante de Jundiaí
Connect with us

Jundiaí

Representantes da ONU conhecem ações em prol da população migrante de Jundiaí

Pelo terceiro ano consecutivo, Jundiaí concorre ao selo Migracidades, que visa reconhecer e incentivar as práticas de governança migratória em municípios brasileiros.

Published

on

Atualizado há

Representantes da ONU conhecem ações em prol da população migrante de Jundiaí
De acordo com estimativas do Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó”, cerca de 3.800 migrantes residem em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí recebeu, nesta terça-feira (6), a visita de representantes da ONU, que conheceram as ações de inclusão e bem-estar da população migrante que vive na cidade.

Um dos pontos altos da visita foi a discussão sobre o acesso e a integração à educação de estudantes migrantes. Jundiaí tem demonstrado avanços significativos nessa área, como evidenciado pela inclusão da temática da migração no Caderno de Orientações da Educação e no Censo escolar.

“Assim como fazemos com todos os meninos e meninas que ingressam nas nossas escolas, nossas equipes buscam conhecer, a partir de entrevistas e conversas, as famílias, inclusive os hábitos alimentares e culturais de quem chega de outro país. Desta forma, acolhendo e incluindo os pequenos”, afirma Vastí Ferrari Marques, gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE).

Com 63 estudantes migrantes matriculados em suas escolas, a rede municipal de ensino de Jundiaí desenvolve atividades específicas e busca criar um ambiente acolhedor para todos.

Jundiaí concorre ao selo Migracidades pelo bem-estar de migrantes na cidade

Pelo terceiro ano consecutivo, Jundiaí concorre ao selo Migracidades, concedido pela Organização Internacional para as Migrações (OIM). Essa iniciativa, fruto de uma parceria entre a OIM e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), visa reconhecer e incentivar as práticas de governança migratória em municípios brasileiros.

A cidade, que já recebeu o selo Migracidades em 2022 e 2023, possui um histórico de iniciativas inovadoras para a população migrante. De acordo com estimativas do Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” (NEPO) da Unicamp, cerca de 3.800 migrantes residem em Jundiaí.

A plataforma “MigraCidades: Aprimorando a Governança Migratória Local no Brasil” desempenha um papel fundamental nesse processo. Através dela, é possível capacitar atores locais, fomentar o diálogo sobre migração e reconhecer o engajamento dos governos em políticas públicas para essa população.

Jundiaí

DAE Jundiaí inicia remanejamento de redes de água na rua Bom Jesus de Pirapora

A previsão é de que os trabalhos neste trecho da rua Bom Jesus de Pirapora sejam concluídos em 45 dias.

Published

on

Obras da DAE Jundiaí
Foto: DAE Jundiaí

A DAE Jundiaí segue avançando com seu programa de modernização da rede de água, e agora os trabalhos chegaram à rua Bom Jesus de Pirapora, entre as ruas Marcílio Dias e Gaspari Sobrinho. Nesta etapa, serão remanejados aproximadamente 1500 metros de rede, visando garantir um abastecimento mais eficiente e reduzir a ocorrência de vazamentos. Uma das vantagens desta obra é…

Continue Reading

Jundiaí

Funss de Jundiaí em parceria com o Senai oferece cursos profissionalizantes 

Entre os cursos ofertados no mês de outubro, estão os com tema natalino

Published

on

Panetones de chocolate com cereja produzidos no Funss de Jundiaí.
Curso de panetone terá turma aberta para 20 pessoas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

No mês de outubro, o Fundo Social de Solidariedade (Funss de Jundiaí) realizará cursos próprios com a temática de natal, em parceria com o Senai, para capacitação de jovens interessados no mercado de tecnologia e administração.  As inscrições dos cursos do Funss Jundiaí e Senai serão abertas na segunda-feira (16), às 12h, a partir de Google Forms. Critérios para as…

Continue Reading

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí investe R$ 4,8 milhões em asfalto ecológico

As obras atualmente abrangem os bairros Água Doce, Fernandes, Santa Gertrudes e Bom Jardim. Saiba mais.

Published

on

asfalto sustentável
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Desde 2019, Jundiaí tem implementado um projeto de asfalto ecológico em diversas áreas da cidade, com foco especial em bairros da zona rural. A ação já resultou na cobertura de 234 mil metros quadrados de vias com esse tipo de pavimentação sustentável, com mais 24 mil metros quadrados atualmente em execução. As obras, conduzidas pela Unidade de Gestão de Infraestrutura…

Continue Reading

Jundiaí

Faculdade de Medicina de Jundiaí abre inscrições para Mestrado na segunda (16)

Programa é focado na Saúde da Mulher , Saúde da Criança e Adolescente e Saúde do Adulto e Idoso e tem duração de 2 anos

Published

on

Turma do mestrado da faculdade de medicina de jundiaí em sala de aula.
Durante o curso, os alunos terão acesso a disciplinas fundamentais (Foto: Divulgação/ FMJ)

A Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) iniciará as inscrições para seu renomado programa de Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde na segunda-feira (16). O programa é ideal para profissionais graduados que desejam se especializar em pesquisa científica e ensino superior, consolidando suas habilidades e construindo uma carreira de sucesso. O curso ofertado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí tem…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí confirma dois casos de mpox e reforça medidas preventivas

Felizmente, nenhum dos pacientes necessitou de internação e ambos já estão recuperados.

Published

on

Pessoa infectada por mpox
Foto: Canva

A Saúde de Jundiaí, por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), confirmou dois casos de mpox no município em 2024. O primeiro caso confirmado, de um homem de 47 anos, teve início dos sintomas no dia 12 de agosto e o paciente procurou atendimento em 28 de agosto. Em seguida, foi confirmado o segundo caso, de um homem de 33 anos,…

Continue Reading
Advertisement