Operação Noites Frias: equipes da rede socioassistencial continuam nas ruas para a oferta de acolhimento
Conecte-se conosco

Jundiaí

Operação Noites Frias: equipes da rede socioassistencial continuam nas ruas para a oferta de acolhimento

Na última noite, as equipes realizaram 118 abordagens, que resultaram em 61 acolhimentos, após aceite por parte do usuário

Publicado

em

Atualizado há

Operação noites frias em Jundiaí
Em 11 noites de operação, foram realizadas quase 800 abordagens. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na madrugada da última quinta-feira (19), a Operação Noites Frias contou com quatro equipes da rede socioassistencial nas ruas para a realização das buscas-ativas e atendimentos a chamados para a oferta de acolhimento à população em situação de rua nos abrigos municipais.

“Enquanto as equipes da abordagem seguem nas ruas, zelando pela proteção e preservação de vidas, segue também a nossa orientação para que sempre que alguém identificar alguma pessoa em situação de rua, que a oriente a buscar o Centro Pop ou acione o serviço de busca-ativa pelo telefone (11) 98531-0146. O serviço atende 24 horas e faz o atendimento técnico e encaminhamento dos abordados para os serviços”, comentou a gestora da Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Maria Brant.

Na última noite, as equipes realizaram 118 abordagens, que resultaram em 61 acolhimentos, após aceite por parte do usuário. Além da região Central, as equipes cobriram, por meio de buscas espontâneas e chamados, diversos bairros do Município, como vila Hortolândia, Ponte São João, Eloy Chaves, Caxambu, Santa Gertrudes, além das avenidas principais, como Nove de Julho, Jundiaí e União dos Ferroviários, viadutos, pontilhões, terminais urbanos, rodoviária e estação ferroviária.

A Operação Noites Frias é acionada sempre que a previsão de temperatura ao longo da noite é inferior a 13°C, independente do período. Este ano, a operação foi iniciada em 16 de abril e desde então já foi acionada por onze noites, três delas esta semana. No total, já foram realizadas 761 abordagens, 441 acolhimentos (pernoites) de 255 usuários diferentes que deram aceite. Já para quem recusa o acolhimento, as equipes já distribuíram 338 cobertores, além de luvas, toucas e água.

O Centro Pop fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro. O serviço é a porta de entrada para a rede e atende em horário comercial, para o atendimento técnico e oferta de alimentação e higiene, além de identificação de demandas. De lá os acolhidos são direcionados às vagas para pernoite, nos abrigos das organizações da sociedade civil (OSC) com as quais a Prefeitura celebra parceria para atendimento.

Para os acolhidos dispostos a retornar ao seu Município, se estabelecido contato com familiar ou responsável na origem, a rede também promove o recâmbio responsável, principalmente por meio dos modais rodo e ferroviário. Somente durante a Operação já foram realizados cerca de 200 recâmbios.

Jundiaí

Relógios digitais são instalados em vários pontos da Jundiaí sem custos para o município

Diversas ruas e avenidas da cidade já ganharam a instalação dos painéis eletrônicos, como Av. Antônio Frederico Ozanan, Av. Nove de Julho, Av. Dr. Olavo Guimarães, entre outras

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O motorista ou pedestre que passa por diversas ruas e avenidas da cidade percebe uma peça diferente na paisagem: cerca de 20 relógios digitais, conhecidos tecnicamente como painéis de mensagens variáveis (PMVs), começaram a ser instalados nas últimas semanas, em Jundiaí. A instalação não tem custos para o município. A prestação de serviço, encabeçada e gerida pela Unidade de Planejamento…

Continuar lendo

Jundiaí

Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento fará pesquisa em Jundiaí

A Pesquisa de Satisfação avaliará a qualidade dos serviços de saneamento básico prestados no município.

Publicado

em

Por

Represa da DAE Jundiaí
A pesquisa será realizada através de ligações telefônicas ou entrevistas presenciais, de porta em porta (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir deste final de semana, a Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ) realizará uma Pesquisa de Satisfação sobre a qualidade dos serviços de saneamento básico prestados no município. A pesquisa busca conferir a qualidade dos serviços nos municípios associados à ARES-PCJ. Assim, a empresa Limite Consultoria e Pesquisas de Marketing coletará os…

Continuar lendo

Jundiaí

5ª FENS: Rodada de Negócios impulsiona o empreendedorismo em Jundiaí

As vagas são limitadas e a participação é gratuita; a feira acontece nos dias 5, 6, 7, 12, 13 e 14 de abril, no Parque da Uva

Publicado

em

Por

Rodada de negócios as vagas são limitadas e a participação é gratuita. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A 5ª FENS (Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços) traz, mais uma vez, a grande oportunidade para que os empreendedores possam ganhar visibilidade e expandir as vendas. A Rodada de Negócios é uma parceria entre a Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT) da Prefeitura de Jundiaí com a Solutudo e o Clube de Rodadas. As vagas…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí reduz casos de mortalidade infantil, enquanto há crescimento em todo país

Segundo dados do HU, Jundiaí registrou uma queda de 40% em casos de mortalidade infantil entre os meses de janeiro e novembro de 2023. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Hospital Universitário de Jundiaí
Conhecida como “Cidade das Crianças”, o município se destaca pelas políticas públicas voltadas para a primeira infância (Foto: Divulgação)

Jundiaí registrou uma queda de 40% em casos de mortalidade infantil entre os meses de janeiro e novembro de 2023. Os dados são do Hospital Universitário (HU), referência no atendimento materno-infantil da cidade. Esses números vão na contramão dos números nacionais divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (27). De acordo com os dados divulgados pelo IBGE, no ano de 2022 mais…

Continuar lendo

Jundiaí

Espaço Jundiaí Empreendedora promove oficina sobre organização de ideias de negócio

A iniciativa – que teve parceria do Sebrae – reuniu um grande número de pequenos e microempreendedores no Espaço Jundiaí Empreendedora.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

As oportunidades do programa Jundiaí Empreendedora empolgaram os participantes da oficina gratuita “Do Sonho ao Sucesso: comece a organizar sua ideia de negócio”. Realizada em duas turmas, a iniciativa – que teve parceria do Sebrae – reuniu um grande número de pequenos e microempreendedores no Espaço Jundiaí Empreendedora. “Foi muito positivo e esclarecedor. Pude ter um pouco de conhecimento e…

Continuar lendo
Publicidade