Padroeira de Jundiaí: Família devota conta história de intercessão
Connect with us

Jundiaí

Padroeira de Jundiaí: Família devota conta emocionante história de intercessão pela vida da filha

Bruna conta que tem muitas graças recebidas por meio de Nossa Senhora do Desterro, mas a mais significativa é sobre sua filha mais velha.

Published

on

Atualizado há

Família em igreja
Após intercessão à Nossa Senhora do Desterro, a filha de Bruna voltou para casa saudável (Foto: Arquivo Pessoal)

Nesta segunda-feira, 15 de Agosto, é comemorado o Dia da Padroeira de Jundiaí, Nossa Senhora do Desterro. De acordo com o catolicismo, a padroeira de uma cidade é aquela que protege, defende e é como uma mãe para os cidadãos. No caso de Jundiaí, é como se Nossa Senhora do Desterro fosse a mãe dos jundiaienses.

Naturalmente, essa visão tem relação com a religião, e muitos na cidade são devotos de Nossa Senhora do Desterro. Um dos fieis é Bruna Bellodi Bacchin (34), que acredita que por intercessão da santa, sua filha mais velha pode sair do hospital.

“Sou devota de Nossa Senhora do Desterro há vários anos. Sou paroquiana, então naturalmente nos “aproximamos”. Não dá pra negar colo de Mãe”, comenta Bruna. “Tenho muitas graças recebidas por meio dela, mas a mais significativa é sobre minha filha mais velha”.

Mãe e filha
Foto: Arquivo Pessoal

Diagnóstico inesperado

Há 10 anos, quando Bruna deu à luz sua primeira filha, aparentemente a criança nasceu saudável. Mas, cerca de 12 horas depois, o quadro clínico e exames detectaram sepse neonatal grave. A sepse é uma reação séria generalizada a uma infecção que se espalha pelo sangue.

Recém-nascidos diagnosticados com sepse em geral se apresentam apáticos, não se alimentam bem, costumam ter uma coloração acinzentada na pele e muitos apresentam febre ou temperatura corporal baixa. Na época, Bruna trabalhava na área da saúde, atendia crianças com o mesmo diagnóstico, e conhecia os riscos.

“Ela precisou ficar na UTI. Eu sabia que se ela se recuperasse, poderia inclusive ter sequelas”, comentou a mãe.

De acordo com especialistas, a infecção na corrente sanguínea pode se disseminar até os tecidos que recobrem o cérebro e o próprio cérebro, meningite.

Intercessão à Nossa Senhora do Desterro

Assim como qualquer filho, Bruna recorreu à sua mãe do coração, a santa padroeira de Jundiaí, para interceder por sua filha recém-nascida.

“Pedimos intercessão de Nossa Senhora do Desterro para que cuidasse dela. Somos ativos na Paróquia, temos uma comunidade. Desde que foi dado o diagnóstico, todos – família e comunidade – rezávamos”, explica.

Família em igreja
Família celebra intercessão de Padroeira de Jundiaí (Foto: Arquivo Pessoal)

“Nas visitas na uti, de modo muito particular, segurávamos a mão dela e rezávamos juntos (eu e meu marido) a oração de Nossa Senhora do Desterro.”

Incrivelmente, a menina superou o diagnóstico, sem nenhuma sequela ou sinal da Sepse. “Ela saiu da UTI como se não tivesse tido absolutamente nada. Hoje já tem 10 anos, e inclusive canta no coral da novena desde os 6 anos.”

Padroeira de Jundiaí

No Brasil há, segundo o historiador, duas importantes cidades que fazem menção a essa padroeira: Jundiaí e Florianópolis.

“A invocação de Nossa Senhora do Desterro se dá para lembrar a fuga da Família Sagrada para o Egito, quando o rei Herodes mandou matar todas as crianças que nasceram naquela época, porque as profecias diziam que dali nasceria o Rei dos Judeus. A Sagrada Família foi ‘desterrada’, portanto, e se refugiaram em outro lugar por alguns anos. Daí o termo de Nossa Senhora do Desterro”, explica Samuel Vidilli, cientista social que desenvolveu um trabalho de escrita sobre a história de Jundiaí.

Padroeira de Jundiaí Nossa Senhora do Desterro é a mãe dos imigrantes
Padroeira de Jundiaí Nossa Senhora do Desterro é a mãe dos imigrantes

Esse significado de fuga ainda traduz para Jundiaí, como ele mesmo disse, ‘uma obra do acaso’, que remete principalmente aos imigrantes italianos, que vieram para cá no século 19 fugindo do desemprego na Europa.

“Nossa Senhora do Desterro é muito comum na Itália, é a ‘Madonna dei Emigrante’. E essa é a padroeira da Vila, depois da cidade de Jundiaí. Há uma imagem do século 18 até hoje na Catedral que mostra a Sagrada Família, em fuga, para o Egito”.

Jundiaí

Paróquia da Vila Arens e UIPA darão benção de São Francisco de Assis nos animais

Evento também terá uma feira de adoção de animais e sorteio da imagem de São Francisco de Assis.

Published

on

Benção de São Francisco de Assis
Benção de São Francisco de Assis nos animais começa às 9h30, neste sábado, 5 de outubro (Foto: Reprodução/ Instagram @uipa.jdi)

Neste sábado (5), a partir das 9h30, a UIPA - União Internacional Protetora dos Animais e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Vila Arens, em Jundiaí (SP), realizarão a benção de São Francisco de Assis nos pets. O evento também terá uma feira de adoção de animais e sorteio da imagem de São Francisco de Assis. A Paróquia fica…

Continue Reading

Jundiaí

Parque do Corrupira: revitalização avança com construção de novas quadras esportivas

O investimento acontece em conjunto com a reforma de outros dois parques. Confira!

Published

on

Parque do Corrupira em obras.
O investimento do Parque Corrupira é de aproximadamente R$ 3,6 milhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Parque do Trabalhador, conhecido popularmente como Parque do Corrupira, de Jundiaí (SP), teve suas obras de revitalização iniciadas em todo o espaço. O investimento acontece em conjunto com a reforma de outros parques (Eloy Chaves e Jardim das Tulipas). O investimento do Parque do Corrupira é de aproximadamente R$ 3,6 milhões e, ao todo com os outros parques, o…

Continue Reading

Jundiaí

Bazar do Hospital São Vicente será realizado na próxima quarta-feira (9)

As doações são recebidas todas as quartas-feiras, das 14h às 16h30, no mesmo endereço do Bazar do Hospital São Vicente: Rua Dr. Leonardo Cavalcanti, nº 350.

Published

on

Bazar Hospital São Vicente
Foto: Divulgação

O tradicional Bazar do Voluntariado do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) já tem data marcada para o mês de outubro. O evento, bastante conhecido pela população de Jundiaí e região, acontecerá no dia 9, quarta-feira, das 8h às 16h. Os visitantes poderão encontrar uma ampla variedade de produtos, como roupas masculinas, femininas e infantis, calçados, artigos de decoração, roupas…

Continue Reading

Jundiaí

APAE Jundiaí é eleita uma das 100 melhores ONGs do Brasil

A premiação avaliou cinco critérios: Causa e Estratégia de Atuação, Responsabilidade, Gestão, Financiamento e Transparência na Comunicação.

Published

on

Fachada da Apae Jundiaí
Premiação avaliou cinco critérios, entre eles gestão e planejamento, comunicação e prestação de contas (Foto: Divulgação/ APAE Jundiaí)

Nesta quinta-feira (3), a APAE Jundiaí foi reconhecida como uma das 100 melhores ONGs do Brasil, em uma das mais prestigiadas premiações do terceiro setor. O Prêmio Melhores ONGs, organizado pelo Instituto Doar e pelo Instituto O Mundo Que Queremos, destaca as organizações que se sobressaem em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência. A premiação avaliou as organizações inscritas com…

Continue Reading

Jundiaí

Fim de semana em Jundiaí terá clima ameno e com chances de chuva; confira a previsão do tempo

Confira a previsão do tempo para os próximos dias e saiba mais.

Published

on

Centro de Jundiaí vista de cima
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta semana, Jundiaí foi "surpreendida" com uma queda de temperaturas após dias secos e quentes. Neste final de semana de eleições municipais, a previsão do tempo é de um clima mais ameno e menos quente, com muitas nuvens e termômetros que não chegam a 30°C. De acordo com o Climatempo, ainda há possibilidade de chover em Jundiaí, mas deve ser…

Continue Reading
Advertisement