Pais fazem vaquinha para bebê sobreviver com oxigênio portátil
Conecte-se conosco

Jundiaí

Pais fazem vaquinha para bebê sobreviver com oxigênio portátil

Alícia, de 2 anos, nasceu prematura e depende do oxigênio, mas o que ela usa só dura 2 horas

Publicado

em

Atualizado há

Alícia quando ainda internada e ela atualmente, com dois anos. (Foto: Arquivo Pessoal)

A família da pequena Alícia, de dois anos, está fazendo uma vaquinha online para comprar um oxigênio portátil e recarregável para ela, que só pode sair de casa em situações de emergência e que durem menos de duas horas, já que esse é o tempo de duração do seu oxigênio atualmente.

Ela nasceu prematura, com 720 gramas e 26 semanas de gestação. Sua irmã gêmea, Martinne, também nasceu com pouco peso, 725 gramas, e teve hidrocefalia. Apesar das duas terem ficado muito tempo internadas – Alícia 9 meses e Martinne 7 -, hoje quem demanda mais cuidados é Alícia.

Devido à prematuridade extrema, Alícia teve uma série de intercorrências após o nascimento, incluindo uma série de paradas respiratórias, uma hemorragia grau 2 e anemia. A última parada respiratória deixou seu cérebro por 4 minutos sem oxigênio, ocasinando paralisia cerebral e vários problemas neurológicos.

Ela também desenvolveu laringomalacia e, por conta desse quadro, teve que fazer uma traqueostomia e uma gastrostomia. Como não consegue respirar sozinha, precisa da ajuda do oxigênio.

A pequena é prima de primeiro grau da Larissa Moraes Medeiros, de 9 anos, que ficou conhecida em todo o Brasil após reportagem no Fantástico por ter alopecia areata universal, uma doença rara que causa queda do cabelo e de todos os pelos do corpo. Foi por meio da mãe dela, Vanessa, que o Tribuna de Jundiaí soube da história da Alícia.

A mãe da Alícia, Juliana Leite, conversou com a nossa reportagem e contou um pouco sobre o quadro da sua filha e os cuidados do tratamento. “Hoje ela tem uma homecare por conta do convênio, conseguimos por uma liminar da Justiça. Mas todo o resto somos nós quem temos que bancar. Então a vaquinha é para dar uma qualidade maior de vida para ela, para ela poder sair de casa ao menos”, diz a mãe.

Ela conta que, desde que a filha saiu do hospital, ela praticamente não sai de casa. “O intuito é comprar um concentrador de ar portátil recarregável na bateria, uma cadeira de rodas do tamanho dela, bem como medicamentos e outros itens necessários para o tratamento”, continua.

Juliana, que morava em Jundiaí até 2016, diz que precisou mudar para São Paulo, para passar nos hospitais específicos para as complicações das duas filhas e também de sua gravidez, que foi de alto risco. “Hoje nossa vida é em prol das nossas filhas, para dar uma vida melhor para elas”, reitera.

O concentrador portátil para oxigênio custa por volta de 15 mil reais, da marca SimplyGo Mini da Philips, que é liberado pelas companhias aéreas – necessário caso Alícia precise um dia fazer algum tratamento fora do Estado ou do País. Já os outros 5 mil reais restantes que a família pede é para a cadeira de rodas adaptada e medicamentos.

No texto da vaquinha online, o apelo da mãe é um só: que sua filha possa ver e conhecer “o mundo lá fora”. “Nessa idade a maioria das crianças fazem descobertas simples, como ver o mundo, como árvores, parques, cachorros na rua, flores nas praças. Mas a Alicia não faz, pois precisa de oxigênio. Simples pra maioria, mas para ela é algo essencial!”, pede a mãe.

Você pode ajudar na vaquinha por meio deste link.

Jundiaí

Rodada contribui para transformar relacionamento em negócios

ACE Jundiaí realizou uma Rodada de Negócios na Valec na noite de quinta (18), com a participação de empreendedores de diferentes segmentos

Publicado

em

Por

A ACE Jundiaí realizou uma Rodada de Negócios na Valec na noite desta quarta-feira, com a participação de empreendedores de diferentes segmentos. Para a Rodada, a concessionária foi transformada em um ambiente agradável, estilo bar, com bufê servindo petiscos e chope, o que criou uma atmosfera descontraída e propícia para o relacionamento e conexões entre os empresários. A presidente Leandra…

Continuar lendo

Jundiaí

De olho na sustentabilidade, Prefeitura de Jundiaí testa mais dois veículos 100% elétricos

Em parceria com o Grupo SHC, representante da JAC Motors Brasil/Ankai, carros estão destinados para uso da Unidade de Mobilidade e Transporte

Publicado

em

Por

Os veículos 100% elétricos serão testados pelas equipes da UGMT por 15 dias. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Seguindo a tendência dos principais países europeus e preocupada com a necessidade da redução da poluição do meio ambiente, a Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o Grupo SHC, representante da JAC Motors Brasil/Ankai, recebeu dois veículos 100% elétricos para um período de teste. Os carros estão destinados para uso das equipes da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí apresenta ‘Cidade das Crianças’ em seminário do MEC sobre intersetorialidade

Gestor de Cultura, Marcelo Peroni, representou o município no encontro “Intersetorialidade na Educação: construção e estratégias de implementação”

Publicado

em

Por

Unidades de Gestão de Educação e Cultura compõem uma das plataforma de governo da Prefeitura. Foto: Divulgação/Índio Reis

A convite do Ministério da Educação (MEC), o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, representou Jundiaí no seminário “Intersetorialidade na Educação: construção e estratégias de implementação” e apresentou o programa municipal Cidade das Crianças. Realizado em Mauá, Município da região Metropolitana de São Paulo, o Seminário teve início nessa quarta-feira (17) e contou com as participações de cerca de 30 gestores…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí inicia preparativos para a realização da Conferência Municipal das Cidades

A Conferência Municipal será realizada no dia 15 de junho de 2024, sábado, durante todo o dia, no Espaço Expressa

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

O Conselho Municipal de Política Territorial (CMPT) se reuniu nesta quinta-feira (18), de forma extraordinária, a convite da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), com o objetivo de iniciar os preparativos para a realização da Conferência Municipal das Cidades. Essa será uma das etapas para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, organizada pelo Governo Federal com…

Continuar lendo

Jundiaí

ATEAL celebra 100 mil pessoas atendidas e 41 anos de dedicação

Fundada em 1982, é uma instituição sem fins lucrativos, dedicada a oferecer terapias especializadas para indivíduos com desafios auditivos e de comunicação

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/ATEAL

A Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem (ATEAL) anunciou que ultrapassou a marca de 100 mil pacientes cadastrados e assistidos. Este marco não apenas reflete o compromisso contínuo com aqueles que enfrentam dificuldades auditivas e de comunicação, como também celebra os 41 anos de trabalho e dedicação da instituição. "É gratificante saber que nosso espaço tem sido um refúgio…

Continuar lendo
Publicidade