Connect with us

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí propõe transformar área do IAC em Parque Tecnológico e ampliar legado científico

Prefeitura fará sugestão ao Governo do Estado para integrar a área do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) ao Programa Inova+ Jundiaí.

Published

on

Atualizado há

IAC
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí vai propor ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a transformação da área do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), localizada às margens da Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, em um Parque Tecnológico. A iniciativa visa ampliar o legado científico do espaço, que possui 1.103.000 m² de extensão e mais de 60 mil m² de área construída.

A proposta surge em meio à previsão do Governo do Estado de incluir a área do IAC no processo de alienação de imóveis públicos. No entanto, a administração municipal ressalta que o terreno em questão está em pleno uso e tem alto valor estratégico, especialmente em pesquisas que impactam a economia, o meio ambiente e a segurança hídrica regional.

Integração com o Inova+ Jundiaí

Como evolução da vocação científica do espaço, a criação do Parque Tecnológico de Jundiaí seria integrada ao Programa Inova+ Jundiaí, política pública voltada à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O objetivo é transformar a cidade em um polo regional de desenvolvimento inteligente e sustentável.

O projeto prevê a instalação de:

  • Centros de pesquisa aplicada
  • Laboratórios multiusuários
  • Startups e empresas de base tecnológica
  • Núcleos de inovação aberta com o setor privado
  • Espaços de qualificação técnica e formação de talentos

“Essa proposta não rompe com a história do IAC, ela amplia seu legado, integrando as pesquisas agrícolas com novas frentes da inovação, como bioeconomia, energias renováveis, tecnologias verdes, digitalização da produção e inteligência territorial”, afirma Tiago Antunes, diretor de Ciência e Tecnologia de Jundiaí.

Ambiente propício à inovação

Jundiaí já apresenta os fatores ideais para abrigar um Parque Tecnológico de referência:

  • Localização estratégica entre os principais eixos logísticos do estado
  • Forte base industrial e educacional
  • Alta densidade técnica e de qualificação profissional
  • Indicadores econômicos sólidos

A cidade também mantém parcerias ativas com universidades, centros de pesquisa e empresas inovadoras, o que fortalece o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação.

Respeito à história e olhar para o futuro

Segundo a Prefeitura, o diálogo com o Governo do Estado será guiado por uma abordagem cooperativa e transparente, que respeite o histórico do IAC em Jundiaí, ao mesmo tempo em que projeta um futuro de protagonismo científico e tecnológico para a cidade.

“A integração do IAC em um Parque Tecnológico é uma oportunidade de elevar o papel da ciência em benefício da sociedade. A preservação do conhecimento acumulado e a ampliação de sua aplicação prática são os pilares dessa proposta, que tem tudo para tornar Jundiaí uma referência nacional em tecnologia e sustentabilidade”, destaca Humberto Cereser, gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

Jundiaí

Prefeito Gustavo Martinelli agradece emenda de R$ 2 milhões destinados ao Hospital São Vicente

Published

on

A saúde de Jundiaí recebeu um importante reforço. O Hospital São Vicente de Paulo, referência regional em atendimentos de média e alta complexidade, receberá uma emenda parlamentar de R$ 2 milhões, destinada ao orçamento de 2025. A deputada federal Maria Rosas viabilizou o recurso, com articulação do vereador Dr. Kachan, conhecido como “Coisa Linda”. Assim, a emenda será utilizada para…

Continue Reading

Jundiaí

Escorpiões podem aparecer mesmo no frio; veja como se proteger

Prefeitura de Jundiaí alerta para medidas eficazes de prevenção contra escorpiões e orienta o que fazer em caso de picada.

Published

on

Apesar das temperaturas mais amenas, o risco de aparecimento de escorpiões ainda preocupa. Por isso, a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí, reforça a importância de ações preventivas simples para manter esses aracnídeos afastados das residências. Segundo o coordenador da VISAM, veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento, o acúmulo de lixo…

Continue Reading
Pular para o conteúdo