Connect with us

Jundiaí

Passos pela memória: caminhadas culturais recontam Jundiaí com novos olhos

Ação da Unidade de Gestão de Cultura oferece cinco roteiros históricos com mediação especializada e inscrições abertas ao público até o fim do ano.

Published

on

Atualizado há

No Polytheama, a conversa com os participantes foi conduzida pelo servidor Eder Lopes
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Como parte das iniciativas de valorização da memória e da educação patrimonial, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) de Jundiaí está com inscrições abertas para cinco roteiros gratuitos de Caminhadas Mediadas pelos principais bens culturais da cidade. A ação une história, identidade e pertencimento, promovendo o diálogo entre a população e os espaços que marcam o desenvolvimento local.

Com mediação da equipe do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), os roteiros incluem:

  • Centro Histórico – Patrimônios Culturais da Colina
  • Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra
  • Vila Arens e a Industrialização
  • Arquitetura Sacra – do Período Colonial ao início da República
  • Espaço Expressa – Arqueologia das antigas Oficinas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro

Reflexão sobre pertencimento e história local

Nesta semana, com foco na valorização interna, a UGC promoveu edições especiais da caminhada pelo Centro Histórico com servidores da própria pasta. A condução ficou por conta de Denilson André, integrante da equipe do DPH, e de Eder Lopes, servidor do Teatro Polytheama.

Durante o percurso pela Rua Barão de Jundiaí, no chamado “corredor cultural”, os participantes refletiram sobre o valor dos patrimônios tombados pelo Condephaat, como a Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes, o Teatro Polytheama e o Solar do Barão.

Além dos bens públicos, a caminhada também abordou:

  • A importância da preservação de imóveis particulares como a Casa Rosa;
  • A relevância de projetos de arquitetos como Ramos de Azevedo e Lina Bo Bardi;
  • A ressignificação de espaços, como o Centro das Artes;
  • O apagamento da memória da população negra, marcado, por exemplo, pela demolição da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos;
  • E os impactos da cafeicultura, da chegada da ferrovia e do crescimento urbano de Jundiaí.

“Cada uma das caminhadas mediadas traz ao público um fio condutor temático, com o objetivo de estabelecer este diálogo com a sociedade e construir com ela o resgate desta memória. Nas edições desta semana, o diálogo foi com os servidores da Cultura, uma vez que atuam diretamente com os munícipes e têm em muito como contribuir com a democratização desse conhecimento”, destaca a gestora de Cultura, Clarina Fasanaro.

Como participar?

Até o fim de 2025, estão previstas mais 15 edições das caminhadas aos sábados, com inscrições individuais abertas ao público geral pela Agenda Cultural: Acesse a Agenda Cultural de Jundiaí

Para escolas e grupos de interesse, o DPH também organiza edições específicas às quartas-feiras, mediante agendamento prévio. Interessados devem entrar em contato pelo telefone (11) 4589-6824 ou e-mail dph@jundiai.sp.gov.br.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

Jundiaí

Audiência da Lei Aldir Blanc em Jundiaí debate investimento de R$ 2,8 milhões na cultura local

Com participação ativa de artistas e gestores, encontro foca na elaboração dos editais e na construção coletiva das políticas culturais.

Published

on

Na noite da última segunda-feira (9), a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) de Jundiaí (SP) promoveu a primeira das três audiências públicas da nova fase da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). O encontro ocorreu na Sala Glória Rocha, no Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro, reunindo cerca de 80 participantes, entre artistas, representantes da sociedade…

Continue Reading

Jundiaí

Concerto ‘Sons da Cidade’ une vozes de Jundiaí e SP em apresentação solidária na Agapeama

Evento será no dia 14 de junho, às 19h, com entrada mediante doação de leite. Coral Divino em Canto recebe o grupo paulista Máfia Sonora.

Published

on

O bairro Agapeama, em Jundiaí, será palco de mais uma emocionante edição da série de concertos “Sons da Cidade”, promovida pelo Coral Divino em Canto, mantido pelo Colégio Divino Salvador. O evento acontece no sábado, 14 de junho, às 19h, na Igreja Presbiteriana Unida de Jundiaí (Rua Porto Velho, 113). A entrada é solidária: um litro de leite em caixinha. Repertório eclético e convidados especiais Com…

Continue Reading
Pular para o conteúdo