Prefeitura apresenta área para construção de novo Fórum de Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Prefeitura apresenta área para construção de novo Fórum de Jundiaí

O novo prédio além do Fórum Estadual, terá o da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Jundiaí e da Justiça Federal, na Vila Hortolândia, ao lado da DAE e do Terminal Hortolândia.

Publicado

em

Atualizado há

Autoridades se reuniram com o prefeito Luiz Fernando no Paço Municipal e ficaram satisfeitos com a área apresentada
Autoridades se reuniram com o prefeito Luiz Fernando no Paço Municipal e ficaram satisfeitos com a área apresentada. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em reunião com representantes do Poder Judiciário de Jundiaí, na manhã desta quinta-feira (19), o prefeito Luiz Fernando Machado apresentou uma área para abrigar o novo prédio do Fórum Estadual da Comarca de Jundiaí, além da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Jundiaí e da Justiça Federal, na Vila Hortolândia, ao lado da DAE e do Terminal Hortolândia.

Além dos três órgãos, há também estudos para as áreas reservadas para a instalação da Receita Federal e da Justiça do Trabalho, tudo na mesma região, projeto que visa unir todos esses serviços em uma Cidade Administrativa e facilitar assim o deslocamento do cidadão.

A área prevista para o prédio do Fórum tem 20 mil metros quadrados; a da Justiça Federal, 7 mil metros quadrados; e a da OAB, 3 mil metros quadrados. Estiveram presentes na reunião juízes que atuam no Fórum local, representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e da OAB Jundiaí. O mapa da área oferecida às repartições do Poder Judiciário foi apresentado pelo gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho.

“Essa é uma área muito bem localizada, ao lado de um terminal de ônibus, um espaço adequado para os servidores do Poder Judiciário e que o nosso cidadão merece, com a qualificação do seu atendimento”, destacou o prefeito Luiz Fernando. “A ideia de ter mais de um espaço próximo ao outro, em uma só região, vai ao encontro de uma cidade moderna, que facilita a vida de seu cidadão.”

O juiz Marco Aurélio Stradiotto lembrou na reunião que o atual prédio onde está o Fórum de Jundiaí, no Centro, não conta mais com as dimensões necessárias para abrigar todas suas repartições e funcionários, além de possuir problemas estruturais e não ter acessibilidade correta. “O Fórum é a casa da cidadania e temos que oferecer as melhores instalações à população”, declarou o juiz. “Além de um prédio melhor, queremos aumentar o número de varas, ou seja, ampliar o atendimento.”

O desembargador Mário Carlos de Oliveira também salientou a necessidade de um novo prédio. “Eu fui o primeiro magistrado a iniciar a movimentação para construir um novo Fórum”, informou. “Hoje é muito bom estar aqui e perceber que a criação desse novo espaço deverá sair do papel.” A partir de agora, será criada uma agenda de trabalho para dar os encaminhamentos à Justiça Estadual referentes ao projeto arquitetônico e à obra do Fórum, que deverá custar aproximadamente R$ 50 milhões. À prefeitura caberá a doação da área.

“Hoje é um dia histórico, no qual, por meio da gestão Luiz Fernando Machado, conseguimos unir em uma mesma sala representantes de Instituições diferentes da Justiça e com um único objetivo, que é buscar novas instalações que favorecerão toda a sociedade”, observou o gesto da Casa Civil, Gustavo Maryssael.

“Esse encontro marca o retorno do movimento para a conquista de um novo prédio para o Fórum, para a OAB e para a Justiça Federal”, declarou o presidente da OAB Jundiaí, Gustavo Ungaro. “E, como já observado aqui por outros companheiros, a área oferecida está em uma ótima localização.”

Também estiveram na reunião o promotor de Justiça, Dr. Claudemir Battalini, o Defensor público, Dr. Fábio Jacyntho Sorge, o gestor de Negócios Jurídicos e Cidadania, Fernando de Souza, além de outras autoridades do Poder Judiciário local.

Jundiaí

MADA: Grupo de Jundiaí ajuda mulheres ‘que amam demais’

O Mulheres que Amam Demais ajuda mulheres em relacionamentos abusivos e querem aprender mais sobre o amor.

Publicado

em

Mulheres de mãos dadas
O grupo Mulheres que Amam Demais têm participação gratuita, reuniões anônimas e reforça que juntas somos mais fortes (Foto: Freepik)

Você tem problemas com o amor? Está em um relacionamento que te deixa sufocada e, por mais que tente, não consegue se livrar da pessoa por "amá-la demais"? Talvez você deva conhecer o MADA. A sigla significa "Mulheres que Amam Demais Anônimas", e pertence a um grupo de ajuda mútua que acolhe mulheres e existe em todo o Brasil. O…

Continuar lendo

Jundiaí

Programa abre inscrições para curso gratuito de Marketing e Vendas em Jundiaí

O curso será ministrado na Pracinha da Cultura do Vista Alegre, antigo Ceu das Artes.

Publicado

em

Pessoa estudando
O curso de Assistente de Marketing e Vendas faz parte do Programa Senac Gratuidade (Foto: Freepik)

Uma parceria entre a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) com o Fundo Social de Solidariedade e Senac, através do Programa Senac Gratuidade, abriu as inscrições para o curso gratuito de Assistente de Marketing e Vendas. A ação está dentro da proposta de dinamizar e intensificar as ações na Pracinha da Cultura do Vista Alegre (antigo Ceu das Artes). Com carga horária…

Continuar lendo

Jundiaí

Linhas de ônibus em Jundiaí têm alterações durante as férias escolares

As linhas de reforço que atendem faculdades e colégios da cidade serão suspensas durante período de férias.

Publicado

em

Ônibus de transporte público de Jundiaí
Veja como funcionarão as linhas de reforço durante o período de férias (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

As férias escolares chegaram e, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) de Jundiaí fará alterações nas linhas de ônibus do transporte público. De acordo com a gestão, parte das linhas de reforço no atendimento às escolas e faculdades de Jundiaí será suspensa. "Essas alterações buscam adequar a oferta de viagens ao número de usuários do sistema", explicou…

Continuar lendo

Jundiaí

Bolsonaro abraça as Nações Comunistas ricas pra tentar sobreviver.

Artigo por Everton Araújo, brasileiro, economista e professor universitário

Publicado

em

Por

(Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil)

O Presidente Jair Bolsonaro começou seu mandato de mãos dadas com alguns chefes de Estados autoritários e conservadores. Acreditou em uma suposta amizade com o Presidente norte americano Donald Trump, idolatrou o corrupto Primeiro Ministro de Israel Benjamin Netanyahu, visitou ditadores no Oriente Médio e tentou alinhamento com países governado por líderes antidemocráticos como, Romênia, Turquia e Polônia. As aventuras…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí é eleita a melhor empresa pública para estagiar

Nesta semana aconteceu o encontro entre representantes do CIEE, os mais de 300 estagiários e seus supervisores.

Publicado

em

A Prefeitura de Jundiaí foi eleita pelo Centro de Integração Escola – Empresa (CIEE), como a melhor empresa pública para estagiar em 2021 (1º lugar na categoria Melhor Programa de Estágio da Área Pública no 13º Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio). O prêmio, recebido neste ano, além de motivo de orgulho para a gestão do Prefeito Luiz Fernando Machado,…

Continuar lendo