Prefeitura apresenta área para construção de novo Fórum de Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Prefeitura apresenta área para construção de novo Fórum de Jundiaí

O novo prédio além do Fórum Estadual, terá o da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Jundiaí e da Justiça Federal, na Vila Hortolândia, ao lado da DAE e do Terminal Hortolândia.

Publicado

em

Atualizado há

Autoridades se reuniram com o prefeito Luiz Fernando no Paço Municipal e ficaram satisfeitos com a área apresentada
Autoridades se reuniram com o prefeito Luiz Fernando no Paço Municipal e ficaram satisfeitos com a área apresentada. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em reunião com representantes do Poder Judiciário de Jundiaí, na manhã desta quinta-feira (19), o prefeito Luiz Fernando Machado apresentou uma área para abrigar o novo prédio do Fórum Estadual da Comarca de Jundiaí, além da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Jundiaí e da Justiça Federal, na Vila Hortolândia, ao lado da DAE e do Terminal Hortolândia.

Além dos três órgãos, há também estudos para as áreas reservadas para a instalação da Receita Federal e da Justiça do Trabalho, tudo na mesma região, projeto que visa unir todos esses serviços em uma Cidade Administrativa e facilitar assim o deslocamento do cidadão.

A área prevista para o prédio do Fórum tem 20 mil metros quadrados; a da Justiça Federal, 7 mil metros quadrados; e a da OAB, 3 mil metros quadrados. Estiveram presentes na reunião juízes que atuam no Fórum local, representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e da OAB Jundiaí. O mapa da área oferecida às repartições do Poder Judiciário foi apresentado pelo gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho.

“Essa é uma área muito bem localizada, ao lado de um terminal de ônibus, um espaço adequado para os servidores do Poder Judiciário e que o nosso cidadão merece, com a qualificação do seu atendimento”, destacou o prefeito Luiz Fernando. “A ideia de ter mais de um espaço próximo ao outro, em uma só região, vai ao encontro de uma cidade moderna, que facilita a vida de seu cidadão.”

O juiz Marco Aurélio Stradiotto lembrou na reunião que o atual prédio onde está o Fórum de Jundiaí, no Centro, não conta mais com as dimensões necessárias para abrigar todas suas repartições e funcionários, além de possuir problemas estruturais e não ter acessibilidade correta. “O Fórum é a casa da cidadania e temos que oferecer as melhores instalações à população”, declarou o juiz. “Além de um prédio melhor, queremos aumentar o número de varas, ou seja, ampliar o atendimento.”

O desembargador Mário Carlos de Oliveira também salientou a necessidade de um novo prédio. “Eu fui o primeiro magistrado a iniciar a movimentação para construir um novo Fórum”, informou. “Hoje é muito bom estar aqui e perceber que a criação desse novo espaço deverá sair do papel.” A partir de agora, será criada uma agenda de trabalho para dar os encaminhamentos à Justiça Estadual referentes ao projeto arquitetônico e à obra do Fórum, que deverá custar aproximadamente R$ 50 milhões. À prefeitura caberá a doação da área.

“Hoje é um dia histórico, no qual, por meio da gestão Luiz Fernando Machado, conseguimos unir em uma mesma sala representantes de Instituições diferentes da Justiça e com um único objetivo, que é buscar novas instalações que favorecerão toda a sociedade”, observou o gesto da Casa Civil, Gustavo Maryssael.

“Esse encontro marca o retorno do movimento para a conquista de um novo prédio para o Fórum, para a OAB e para a Justiça Federal”, declarou o presidente da OAB Jundiaí, Gustavo Ungaro. “E, como já observado aqui por outros companheiros, a área oferecida está em uma ótima localização.”

Também estiveram na reunião o promotor de Justiça, Dr. Claudemir Battalini, o Defensor público, Dr. Fábio Jacyntho Sorge, o gestor de Negócios Jurídicos e Cidadania, Fernando de Souza, além de outras autoridades do Poder Judiciário local.

Jundiaí

Empresários da região de Jundiaí conhecem projeto para Incentivo ao Esporte

“Hoje nosso esporte conta com 6.357 pessoas inscritas em suas atividades, desde crianças a pessoas da melhor idade”, explicou o gestor de Esportes e Lazer, Luís Claudio Tarallo.

Publicado

em

Por

Gestor de Esporte e Lazer, Luís Claudio Tarallo, durante encontro com empresários no Paço Municipal (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na manhã desta quinta-feira (18), o Paço Municipal de Jundiaí recebeu um grupo de empresários para conhecer a Lei de Incentivo ao Esporte (nº 11.438/06). Essa lei permite que a gestão municipal aplique recursos provenientes de renúncia fiscal em projetos das diversas manifestações desportivas e paradesportivas. Ao todo, mais de 20 empresas estiveram representadas. A iniciativa foi da Unidade de…

Continuar lendo

Jundiaí

JundiaíShopping entrega 8,5 toneladas de alimentos ao Fundo Social de Jundiaí

Iniciativa é fruto da campanha de Natal realizada pelo shopping em 2023, que doou R$ 0,10 a cada nota fiscal cadastrada na promoção.

Publicado

em

Por

Guillermo Bloj, superintendente do JundiaíShopping, explica que a iniciativa apoia projetos sociais locais e beneficia famílias em situação de vulnerabilidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O JundiaíShopping entregou mais de 8,5 toneladas de alimentos ao Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí. A doação é fruto da campanha Arrecadômetro de Natal. Pelo terceiro ano consecutivo, as notas fiscais cadastradas pelos clientes na promoção de Natal do JundiaíShopping viraram solidariedade. Guillermo Bloj, superintendente do JundiaíShopping, explica que a iniciativa tem como objetivo apoiar projetos sociais locais e…

Continuar lendo

Jundiaí

Dengue: pacientes precisam evitar a circulação para conter a transmissão

Além de fundamental para o restabelecimento da saúde, evita-se com que outras pessoas acabem infectadas com o vírus

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Jundiaí orienta sobre a necessidade de pacientes diagnosticados com dengue evitarem a circulação, respeitando o período atestado pelo médico. Além de fundamental para o restabelecimento da saúde, evita-se com que outras pessoas acabem infectadas com o vírus. O Munícipio acumula 6.695 casos da doença, conforme Boletim de Arboviroses de quarta-feira (17). A dengue é uma doença infecciosa aguda, transmitida…

Continuar lendo

Jundiaí

Evasoft inicia parceria com Prefeitura de Jundiaí para qualificação e emprego

A empresa e a gestão municipal realizarão um mapeamento de beneficiários do Bolsa Família e da base de dados do Jundiaí Empreendedora para o preenchimento das vagas de emprego.

Publicado

em

Por

O CEO da Evasoft se encontrou com servidores de Jundiaí no CRAS Sul, no Jardim Santa Gertrudes (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta semana, o CEO e proprietário da empresa Evasoft, Luis Eduardo Moehlecke, se reuniu com servidores da Prefeitura de Jundiaí. Pela Rede Jundiaí de Cooperação, o encontro marcou a parceria para formação de mão de obra qualificada e futura contratação de novos funcionários. “Como a planta da Evasoft, em Jundiaí, está na região do Jardim Santa Gertrudes, nós queremos privilegiar…

Continuar lendo

Jundiaí

Combate à dengue em Jundiaí entra na pauta dos ‘Conselhinhos’ de escolas municipais

Os alunos participaram de uma reunião com o gestor de Saúde (UGPS), Tiago Texera, para falar das medidas de prevenção necessárias contra a dengue e mais.

Publicado

em

Por

Na Emeb Anna Rita, os alunos se reuniram na horta escolar para participar de um encontro virtual com os gestores da Prefeitura de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Representantes dos “Conselhinhos” das escolas municipais de Jundiaí levaram a pauta de combate à dengue para uma reunião com a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. Assim, os alunos participaram de encontros online com a participação especial do gestor de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera. Na reunião, tratam de medidas de prevenção, o ciclo de reprodução do mosquito Aedes…

Continuar lendo
Publicidade