Professora de Jundiaí conquista bolsa de estudos nos EUA e realiza sonho antigo
Connect with us

Jundiaí

Professora de Jundiaí conquista bolsa de estudos nos EUA e realiza sonho antigo

Vanessa Bonassa terá a oportunidade de fazer um intercâmbio na Universidade de Ohio, com todos os custos pagos pelo programa

Published

on

Atualizado há

A professora Vanessa Bonassa em sala de aula com seus alunos
Foto: Arquivo Pessoal

A professora Vanessa Bonassa, da escola Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, da rede estadual de Ensino de Jundiaí, está prestes a realizar um grande sonho: passar seis semanas nos Estados Unidos para aprimorar seu inglês na Universidade de Ohio. Vanessa foi uma das contempladas com uma bolsa de estudos pelo Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI), que cobre todos os custos da viagem.

O programa PDPI, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), oferece a professores de inglês da rede pública brasileira a chance de fazer um curso intensivo em universidades americanas. Os objetivos do programa incluem valorizar os professores da educação básica, melhorar suas habilidades linguísticas e proporcionar uma imersão cultural nos EUA.

Vanessa, que leciona há 20 anos na rede pública estadual, sendo 15 deles no “Bispo”, inscreveu-se no programa em 2019, mas devido à pandemia, a iniciativa foi suspensa. Com a retomada das inscrições em 2023, ela renovou suas esperanças e, este ano, finalmente, recebeu a notícia da contemplação.

“Para mim foi surpresa, não esperava uma viagem assim esse ano”, confessa a professora, que se diz muito animada para essa nova experiência. “Estou muito feliz, pois essa bolsa é um prêmio e uma conquista muito grande para mim como profissional da educação”, completa.

Realização de um sonho antigo

A professora Vanessa Bonassa lendo um livro em sala de aula
Vanessa leciona há 15 anos no ‘Bispo’, em Jundiaí. Foto: Arquivo Pessoal

Apaixonada por estudos e com o sonho antigo de vivenciar uma imersão internacional, Vanessa vê essa oportunidade como a chance de se conectar ainda mais com a língua inglesa e com a cultura americana.

“Minhas expectativas quanto ao curso são vivenciar essa cultura de forma profunda, já que dou aula de inglês há muitos anos, mas minhas experiências anteriores fora do país foram como turista. Agora, como intercambista, será algo totalmente diferente”, ressalta.

Preparação e apoio da família

Para se inscrever no programa, Vanessa precisou fazer o TOEFL, exame de proficiência que avalia o nível de inglês, cuja taxa foi custeada pelo programa. Além disso, ela conta com o apoio do marido e das duas filhas, em especial da mais velha, que também sonha em fazer um intercâmbio no futuro.

“Estamos bem ansiosos, eu e minha família, porque pela primeira vez deixarei minhas filhas para fazer uma viagem sozinha para o exterior. Mas sei que será uma experiência incrível e enriquecedora”, finaliza.

Vanessa e mais 277 professores da rede pública do Brasil embarcam dia 27 de junho, com todos os custos gerenciados e financiados pelo programa.

Sobre o Programa PDPI

O Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI), da CAPES, oferece a professores de inglês da educação básica pública brasileira a oportunidade de um curso intensivo de seis semanas em universidades dos EUA. Os contemplados com a bolsa de estudos têm todos os custos cobertos pelo programa.

O PDPI tem como principais objetivos:

  • Valorizar os profissionais da educação básica
  • Fortalecer o domínio das habilidades linguísticas em inglês (compreender, falar, ler e escrever)
  • Proporcionar imersão no cotidiano dos EUA, expandindo a capacidade de contextualização histórica e cultural no ensino do idioma

Jundiaí

Vacina contra dengue: Jundiaí imuniza crianças e adolescentes em três unidades de saúde

Confira onde acontecerão as aplicações de vacina contra dengue em Jundiaí e como recebê-las.

Published

on

Caixas de vacina contra dengue em UBS de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A partir desta segunda-feira (17), Jundiaí inicia a aplicação da vacina contra dengue em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A iniciativa visa reduzir as internações e os óbitos pela doença, que já acumula 21.651 casos e nove mortes na cidade. O imunizante, conhecido como Qdenga, foi aprovado pela Anvisa em março de 2023 e oferece proteção contra…

Continue Reading

Jundiaí

Limpeza na Serra do Japi: prefeitura e parceiros removem 130 kg de lixo em ação de conscientização

Published

on

Voluntários realizando ação de limpeza na Serra do Japi, coletando lixo nas margens de um riacho em área florestal.
Ação de limpeza recolheu 130 quilos de lixo da Serra do Japi - Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em uma iniciativa para preservar a beleza natural e a biodiversidade da Serra do Japi, a Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) da Prefeitura de Jundiaí realizou, no domingo (16), uma ação de limpeza na Serra do Japi. A ação contou com a parceria da Divisão Florestal da Guarda Municipal e da empresa Acqualab, e teve…

Continue Reading

Jundiaí

Astra recebe selo ‘Empresa Amiga dos Direitos Humanos’ em Jundiaí

A honraria reconhece o compromisso autêntico da empresa com as boas práticas no ambiente corporativo e com ações em prol dos direitos humanos.

Published

on

Funcionários da empresa Astra, mostrando selo "Empresa Amiga dos Direitos Humanos", concedido pela Prefeitura de Jundiaí
Foto: Divulgação/Astra

A Astra, fabricante de produtos para construções e acabamentos com sede em Jundiaí, recebeu o selo "Empresa Amiga dos Direitos Humanos" da Prefeitura de Jundiaí. A honraria, na categoria ouro, reconhece o compromisso da empresa com as boas práticas no ambiente corporativo e com ações em prol dos direitos humanos. Para a empresa, "o capital humano é a sua maior…

Continue Reading

Jundiaí

TVTEC Jundiaí sedia I Simpósio Brasileiro de Televisão Universitária (ABTU)

Realizado nos dias 14 e 15 de junho, o evento reuniu importantes nomes do setor para debater o papel das TVUs na era digital

Published

on

Palestrantes durante o I Simpósio Brasileiro de Televisão Universitária, sediado na TVTEC
Todo evento contou com a transmissão em libras. Foto: TVTEC

O Auditório da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot recebeu no último sábado (15) o encerramento do I Simpósio Brasileiro de Televisão Universitária (I Simpósio ABTU). Realizado dias 14 e 15 de junho, o evento reuniu importantes nomes do setor a fim de debater o papel das TVUs na era digital. Debatendo o futuro das televisões universitárias Organizado pela Associação Brasileira…

Continue Reading

Jundiaí

Previsão do tempo: clima seco marca a semana em Jundiaí

A cidade, assim como grande parte do Estado de SP, enfrentará dias com alerta de perigo potencial para baixa umidade do ar. Saiba mais.

Published

on

baixa umidade do ar em Jundiaí
Confira a previsão do tempo para Jundiaí nesta semana (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A previsão do tempo desta semana tem alerta de perigo potencial para baixa umidade do ar para cidades do Interior de São Paulo, incluindo Jundiaí. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com a previsão do tempo, o perigo potencial começa nesta segunda-feira (17), a partir do meio-dia. Assim, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%. Confira…

Continue Reading