"Quando você entra, é muito difícil sair do vício", afirma ex-dependente químico
Conecte-se conosco

Jundiaí

“Quando você entra, é muito difícil sair do vício”, afirma ex-dependente químico

Hoje Válter é especialista em dependência química, com mais de 20 cursos na área, e já ajudou mais de 4 mil dependentes

Publicado

em

Quando você entra, é muito difícil sair do vício - afirma ex-dependente químico
Válter em uma palestra (Foto: Arquivo Pessoal)

Valter Schüller, 44 anos, é membro do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD) de Jundiaí e também especialista em dependência química, com o intuito de ajudar usuários de drogas a sair do vício e também promover ações preventivas, como palestras. A vontade de se especializar nessa área veio de uma experiência própria: 18 anos atrás ele estava do outro lado, como dependente químico. 

“Quando você entra, é muito difícil sair do vício. De cada 10, digo que uns 2 conseguem de fato. Quando eu estive internado, vendo o trabalho na clínica, vendo um trabalho que mexe com a transformação das pessoas, eu decidi que era aquilo que eu gostaria de fazer. Então eu abandonei o vício, comecei a estudar e me especializar cada vez mais. Meu intuito era ajudar os que passavam pelo mesmo que eu”, afirma o conselheiro.

Nesta quarta-feira (26) é celebrado o Dia Nacional e Internacional do Combate às drogas e Valter falou um pouco sobre o assunto, que infelizmente afeta muitas pessoas e famílias. “E quando falamos em vício em drogas, não falamos apenas em drogas ilícitas, mas também sobre o álcool, o tabaco. O alcoolismo é mais comum do que imaginamos”, reitera, lembrando que toda sua história começou por conta do álcool. “Comecei no álcool, depois fui para a maconha e depois para a cocaína, que de uso esporádico virou um vício”.

E, 18 anos depois da última internação, Válter diz que já auxiliou pelo menos 4 mil dependentes químicos e fez pelo menos 20 cursos na área. “Minha motivação foi ajudar outras pessoas que passam pelo mesmo”, afirma.

Para ele, a principal forma de combate ao consumo de drogas é a criação e implantação de políticas públicas sobre drogas, principalmente a prevenção. Dentre os programas, Válter cita o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD), feito pela Polícia Militar nas escolas há muitos anos.

A atuação da família também é muito importante. “A família deve ser presente no papel de eslcarecimento. Tanto a família, quanto a escola e o poder público devem se unir nesse combate. A união de forças na prevenção é o melhor caminho. Cada real gasto em prevenção são vários reais economziados em tratamento”, diz.

Para as famílias, cada sinal deve ser olhado com atenção. “É necessário que sejam avaliadas mudanças de comportamento. Os pais conhecem os filhos e às vezes atribuem a mudança de comportamento à adolescência, mas muitas vezes não é só isso. É prestar atenção realmente, ver se há mudança de atitude, mudança no círculo de amizades. E também olhar sinais físicos, como olhos vermelhos e pupila dilatada”. continua o especialista.

E, em casos de consumo de drogas, o diálogo é sempre primordial, afirma Valter. Mas, se não for o suficiente, devem ser buscados profissionais. “Psicológicos, psiquiatras, para entender um pouco mais. E, em alguns casos, também deve ser buscada a internação. Além do dependente químico, a família também deve buscar ajuda, já que quem costuma conviver com a situação de perto acaba adoecendo também. Todos precisam de apoio psicológico”.

Por fim, Valter cita a importância dos grupos de autoajuda, tanto para usuário, quanto família. “Aqui em Jundiaí existem 3 grupos de Alcoólicos Anônimos e 5 de Narcóticos Anônimos. Também existem dois grupos para famílias, o Nar-Anon  e o Amor Exigente”, finaliza.

Jundiaí

Jundiaí contra a dengue: Jardim Estádio e Vila Esperança recebem nebulização veicular

O serviço de combate ao mosquito Aedes aegypti acontecerá nesta terça-feira (23), a partir das 5h.

Publicado

em

Por

O equipamento utiliza baixo volume de inseticida e elimina o mosquito Aedes aegypti adulto, no local de seu repouso, como muros e árvores (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta terça-feira (22), a partir das 5h, a Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) de Jundiaí realizará nebulização veicular nos bairros Jardim Estádio e Vila Esperança. O serviço de nebulização veicular complementa a ação para combate e contenção da dengue na cidade. De acordo com o coordenador da VISAM, veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento, o equipamento utiliza baixo volume de inseticida…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí terá capacitação de empreendimentos para projeto ‘Vovô Bem-Vindo’

O projeto promove passeios gratuitos em espaços públicos e estabelecimentos turísticos da cidade para grupos de pessoas com 60 anos ou mais.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (22), a Prefeitura de Jundiaí abriu inscrições para qualificação de empreendimentos cadastrados nas rotas turísticas, que desejam receber as excursões do projeto “Vovô Bem-Vindo”. A capacitação acontecerá no dia 29 de abril, a partir das 9h, no auditório do Paço Municipal. Os empreendimentos podem se inscrever pelo no site turismo.jundiai.sp.gov.br/projetovovobem-vindo. “O encontro tem a finalidade de auxiliar na preparação do…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí recebe a maior feira de logística nos dias 22, 23 e 24 de maio

9ª edição da Brasil Log contará com rodada de negócios e palestras gratuitas sobre o setor

Publicado

em

Por

Transporte por ferrovia já conta com o TIJU (Terminal Intermodal de Jundiaí) e terá o TIC, para passageiros. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí se prepara para receber a 9ª edição da Feira Internacional de Logística – Brasil Log, que acontecerá entre os dias 22 e 24 de maio de 2024, no Parque Comendador Antonio Carbonari. O evento, que é considerado o principal ambiente de networking e realização de negócios do setor, reunirá empresas, profissionais e especialistas para debater as últimas tendências, soluções…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí anuncia construção de 300 unidades habitacionais de interesse social

Por meio da FUMAS, foi aberto chamamento público para empresas interessadas em construir novas moradias pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”

Publicado

em

Por

Área onde fica o “Campinho”, no Jardim São Camilo, vai ganhar 160 unidades habitacionais. Na cidade, serão 300. Foto: Prefeitura de Jundiaí

O sonho da casa própria está mais próximo de se tornar realidade para centenas de famílias em Jundiaí. A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS), publicou na Imprensa Oficial do Município o chamamento público para seleção e credenciamento de empresas interessadas em construir 300 novas unidades habitacionais de interesse social pelo programa "Minha Casa,…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Campanha de Inverno 2024 começa nesta segunda (22); veja como doar

A população pode colaborar com a arrecadação de roupas, calçados, mantas e cobertores para famílias em vulnerabilidade assistidas por entidades de Jundiaí.

Publicado

em

Por

A campanha traz cores quentes e a hashtag “AmorAquece” (Foto: )

Nesta segunda-feira (22), a Prefeitura de Jundiaí deu início à Campanha de Inverno 2024. A ação que acontece através do Fundo Social de Solidariedade (Funss) arrecadará roupas, calçados, mantas e cobertores para famílias em vulnerabilidade assistidas por entidades cadastradas no Funss. Neste ano, a Campanha de Inverno de Jundiaí tem uma nova identidade, com comunicação lúdica para sensibilizar a população…

Continuar lendo
Publicidade