Satélites registram 45 focos de queimada por dia na região de Jundiaí
Connect with us

Jundiaí

Satélites registram 45 focos de queimada por dia na região de Jundiaí

O Programa Queimadas estima que mais de 113 mil km² de vegetação tenham sido destruídos entre janeiro e julho de 2024 em todo o Brasil.

Published

on

Atualizado há

Queimadas Defesa Civil
Foto: Canva

Satélites capturaram 1.363 frentes de fogo em áreas de vegetação em agosto deste ano, conforme divulgado pelo Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A região de Jundiaí e Sorocaba contabilizou uma média de 45 focos de queimada por dia, com o mês registrando quase dois incêndios por hora.

Desde janeiro, foram identificados 3.658 focos de incêndio em áreas de mato, um aumento de 99,6% em relação ao ano anterior. Isso equivale a quase dois incêndios por hora ao longo do ano.

Os dados foram obtidos por 11 satélites, que variam na captação de áreas entre 375 metros quadrados e quatro quilômetros quadrados. Devido a essa variação, cada foco de calor detectado pode representar uma ou mais queimadas. Em casos de frentes de fogo maiores, é possível que elas sejam captadas por mais de um satélite, multiplicando a contagem de focos.

Aumento de queimadas em São Paulo

O estado de São Paulo registrou 121.322 queimadas desde o início de 2024, sendo que 72.616 dessas ocorreram apenas em agosto, mais do que o dobro do registrado no mesmo período do ano passado, que teve 36.476 incêndios detectados pelos satélites.

Além disso, o Inpe alerta que há algumas limitações na detecção de queimadas pelos satélites. Eles não detectam:

  • Queimadas com menos de 30 metros;
  • Focos em solo de florestas densas, sem atingir as copas das árvores;
  • Nuvens que cobrem a região;
  • Incêndios de curta duração;
  • Fogo em encostas de montanhas para as quais o satélite não está apontado.

O Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden) alerta que o Brasil enfrenta a maior seca registrada desde 1950, afetando 641 dos 645 municípios paulistas. As condições no estado são severas:

  • Seca severa: 272 municípios;
  • Seca moderada: 234 municípios;
  • Seca extrema: 82 municípios;
  • Seca fraca: 53 municípios.

Área de vegetação queimada

De acordo com o Programa Queimadas, estima-se que mais de 113 mil quilômetros quadrados de vegetação nativa tenham sido destruídos entre janeiro e julho de 2024 em todo o Brasil. Essa área equivale a 15,8 mil campos de futebol.

Em apenas quatro dias de setembro, foram registrados 25 focos de queimadas na cidade de Sorocaba, e a situação pode piorar. Especialistas advertem que eventos extremos, como secas e queimadas, serão cada vez mais frequentes.

Fatores que contribuem para a seca

A seca severa no Brasil é explicada por uma combinação de fatores climáticos:

  1. El Niño: O fenômeno aqueceu o Oceano Pacífico, elevando as temperaturas no Brasil e alterando os padrões de chuva.
  2. Bloqueios atmosféricos: Impediram que frentes frias chegassem ao país, prolongando a seca.
  3. Aquecimento do Atlântico Tropical Norte: Esse aquecimento tem alterado os padrões de chuva e agravado a seca iniciada em 2023.

A combinação desses fenômenos prolongou a seca por todo o país, resultando em um período de extrema estiagem, com graves impactos ambientais e sociais.

Jundiaí

Humanitarian potencializa poder imaginário e criativo em campanha de Dia das Crianças

Lojas da rede oferecem uma série de produtos que oferecem muito conforto nas brincadeiras. Confira.

Published

on

Humanitarian potencializa poder imaginário e criativo em campanha de Dia das Crianças
Foto: Divulgação/Humanitarian

A diversão promete tomar conta das lojas Humanitarian com a nova campanha de Dia das Crianças “Diversão de Outro Mundo”. Disponível em todas as lojas da rede, a coleção apresenta uma série de modelos com os personagens mais amados pelos pequenos, além de opções mais minimalistas para o público juvenil. Para as meninas, as sandálias da Grendene são ideais para…

Continue Reading

Jundiaí

Parque da Cidade tem programação especial de Dia das Crianças em Jundiaí

Espetáculos, shows, apresentações e várias brincadeiras para a família toda neste final de semana.

Published

on

Brinquedos infláveis no Parque da Cidade. Ação faz parte da programação de Dia das Crianças.
Programação especial começa a partir das 9h, neste sábado, 12 de outubro (Foto: DAE Jundiaí)

Neste final, 12 e 13 de outubro, os Parques da Cidade e Mundo das Crianças estarão com uma programação especial de Dia das Crianças com atrações e diversão para a família toda.  No Parque da Cidade, como em todos os anos no Dia das Crianças, no sábado (12), a programação começa às 9h e termina às 17h. Na praça Pôr…

Continue Reading

Jundiaí

Sicoob impulsiona o agronegócio com o programa Pró-Trator

Francisco Reposse Junior, diretor Comercial e de Canais do Sicoob, destaca a importância do programa para a modernização do agronegócio.

Published

on

Sicoob adere ao programa Pró-Trator pelo agronegócio
Foto: Divulgação/Sicoob

O Sicoob proporcionou a três de seus cooperados uma oportunidade única: serem os primeiros beneficiados pelo programa Pró-Trator do Governo de São Paulo. Essa iniciativa visa auxiliar produtores de pequeno porte na aquisição de maquinário, reforçando a posição do Sicoob como um parceiro estratégico para o crescimento do setor agrícola. Francisco Reposse Junior, diretor Comercial e de Canais do Sicoob,…

Continue Reading

Jundiaí

Morador de Jundiaí com doença rara necessita de R$ 50 mil para evitar tetraplegia

Diante das dificuldades, Rodolfo e sua família, lançaram uma Vakinha online para arrecadar R$ 50 mil e cobrir os custos médicos.

Published

on

Rodolfo, morador de Jundiaí
Foto: Arquivo Pessoal

O morador de Jundiaí, Rodolfo (Miudinho), de 40 anos, enfrenta uma batalha diária contra a espondilite anquilosante, doença autoimune rara e sem cura que afeta sua mobilidade. A condição já causou estenose no canal medular nas regiões lombar e cervical, resultando na perda de força e movimentos nos braços e pernas. “Hoje, não consigo realizar nem mesmo as atividades mais…

Continue Reading

Jundiaí

Parque da Cidade de Jundiaí promove ‘Caminhada pela Vida’ neste domingo (13)

A Caminhada pela Vida ocorrerá no dia 13 de outubro, no Parque da Cidade e o ponto de encontro será no Teatro Arena, às 8h30.

Published

on

Edição anterior da caminhada pela vida contou com dezenas de mulheres em pista de caminhada.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Uma das ações mais esperadas pela população em outubro, a Caminhada pela Vida, chega à sua terceira edição em 2024. Articulado pela Rede Jundiaí de Cooperação, é promovido pela Prefeitura de Jundiaí, em parceria com as Unidades de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) e Promoção de Saúde (UGPS). O Hospital São Vicente (HSV) organiza a atividade, que conta com…

Continue Reading
Advertisement