Queimadas afetam sistema elétrico na região de Jundiaí
Connect with us

Jundiaí

Queimadas e incêndios afetam sistema elétrico na região de Jundiaí

A CPFL Piratininga orienta sobre os perigos das queimadas em período de seca. Saiba mais.

Published

on

Atualizado há

Queimadas em área de mata
A CPFL Energia tem intensificado suas ações de conscientização sobre os riscos das queimadas (Foto: Canva)

O ano de 2024 tem sido marcado por um inverno excepcionalmente seco em São Paulo, intensificando a preocupação com as queimadas. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o estado registrou um aumento significativo no número de focos de incêndio no primeiro semestre.

“As queimadas, muitas vezes provocadas de forma criminosa ou para preparar terrenos agrícolas, são impulsionadas pelos ventos e têm efeitos agravados quando atingem linhas de transmissão e redes de distribuição de energia. Isso ocorre tanto em áreas rurais quanto urbanas. Além disso, incêndios podem ser gerados a partir da queima de lixo ou pontas acesas de cigarros jogadas próximas a vegetação seca”, explica Ana Caroline Nogueira, Consultora de Relacionamento da CPFL Piratininga.

Impactos das queimadas na rede elétrica

O fogo não precisa entrar em contato direto com os cabos para causar danos à rede elétrica. O calor intenso gera um campo ionizado ao redor da fiação, podendo provocar curtos-circuitos e interrupções no fornecimento de energia.

Diante desse cenário, a CPFL Energia tem intensificado suas ações de conscientização sobre os riscos das queimadas. A campanha “Guardião da Vida” busca alertar a população sobre a importância da segurança com a rede elétrica e os impactos ambientais e sociais das queimadas.

“Temos como missão alertar as pessoas sobre a segurança com a rede elétrica e a qualidade da energia distribuída. Em períodos de seca como o atual, as queimadas afetam diretamente o meio ambiente e podem prejudicar a saúde das pessoas, além de interferir no fornecimento de energia e gerar riscos de acidentes”, afirma Raphael Campos, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia.

Aumento de interrupções na região de Jundiaí

Um levantamento realizado pela CPFL Piratininga revelou um aumento de 7% nas ocorrências de interrupção de energia na região de Jundiaí no primeiro semestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Jundiaí e Várzea Paulista lideram o ranking das cidades mais afetadas. Confira:

Consequências legais e como ajudar

As queimadas, exceto em casos autorizados por lei, são consideradas crime. A prática pode gerar multas, detenção ou reclusão, dependendo da gravidade dos danos causados.

Ao identificar um foco de incêndio, a população deve entrar em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros e as autoridades competentes. Em caso de falta de energia ou de incêndio sob a rede elétrica, a população pode entrar em contato com os canais de atendimento da CPFL Piratininga. Além do call center (0800 010 2570), o registro pode ser feito pelo site: www.cpfl.com.br, App “CPFL Energia”, WhatsApp (19) 99908-8888 e SMS 27304.

Jundiaí

Previsão em Jundiaí: final de semana terá calor intenso com máxima de 33ºC

Sábado e domingo terão máximas de 33ºC, segundo o Climatempo

Published

on

Previsão em Jundiaí terá dias quentes. Sol entre nuvens.
Foto: Canva

Hoje, 20 de setembro, o sol deu as caras na Terra da Uva, marcando 33ºC nesta tarde. A previsão em Jundiaí para este final de semana é de muito calor!  Segundo o portal meteorológico Climatempo, a previsão do tempo deste final de semana é máxima de 33ºC com possibilidade de uma chuva passageira.  Confira a previsão em Jundiaí: Sábado (21):…

Continue Reading

Jundiaí

Fextou: Jundiaí recebe novo festival de música com Calcinha Preta e mais; confira

A programação completa com os artistas que se apresentarão no Fextou em Jundiaí, no dia 16 de novembro, será divulgada em breve. Saiba mais.

Published

on

Banner festival Fextou
Foto: Divulgação

Jundiaí se prepara para receber mais um evento musical. O Fextou, festival idealizado pelos mesmos organizadores da Festa Julina da cidade, promete música e diversão nos dias 15 e 16 de novembro, no Parque da Uva. A organização já confirmou nomes da música brasileira, como Pablo, o rei da sofrência, a banda de forró Saborear e o grupo Calcinha Preta.…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí se destaca entre as cidades mais seguras para morar no Brasil

A cidade ocupa a 6ª posição dentre os municípios com população entre 200 a 500 mil habitantes

Published

on

Vista aérea de Jundiaí com destaque para o Paço Municipal, cenário das eleições com candidatos a prefeito em 2024.
Os dados são do Anuário 2024 de Cidades Mais Seguras do Brasil© da Myside (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí está como uma das cidades mais seguras do Brasil entre os municípios com mais de 100 mil habitantes. A taxa registrada na cidade é de 6,1 homicídios a cada 100 mil habitantes.  A cidade ocupa a sexta posição no ranking de cidades mais seguras com população de 200 mil a 500 mil habitantes, sendo a 23ª terceira posição na…

Continue Reading

Jundiaí

ACE Jundiaí promove evento sobre vendas através das redes sociais

Encontro faz parte do quadro de reunião mensal do Núcleo Empreendedor e é aberto aos associados e não associados

Published

on

Gustavo Rueda dará workshop na ACE Jundiaí.
Gustavo Rueda ministrará o treinamento ‘Social Selling: Rotina Diária de Vendas Através das Redes Sociais’ (Foto: Divulgação/ ACE Jundiaí)

Nesta sexta-feira (20), a partir das 7h30, a Associação Comercial Empresarial (ACE Jundiaí) promove a reunião mensal do Núcleo Empreendedor. O evento é aberto para associados e não associados.  Durante o encontro, o especialista Gustavo Rueda ministrará o treinamento ‘Social Selling: Rotina Diária de Vendas Através das Redes Sociais’, que faz parte do tema ‘As 4 Alavancas de Vendas’ abordado…

Continue Reading

Jundiaí

DAE Jundiaí avança com instalação de nova adutora no Córrego das Valquírias

Cavalete integra uma nova adutora em implantação, que conectará ETA-A ao Vetor Oeste

Published

on

Instalação de cavalete de adutora do Córrego das Valquírias.
Estrutura de grande porte possui 16 metros de comprimento e 1.000 mm de diâmetro (Foto: DAE Jundiaí)

Nesta quinta-feira (19), o DAE Jundiaí instalou um cavalete de adutora no Córrego das Valquírias. A operação contou com o auxílio de um guindaste para posicionar uma estrutura de grande porte, com 16 metros de comprimento e 1.000 mm de diâmetro. O cavalete integra uma nova adutora em implantação pela DAE Jundiaí, que conectará a Estação de Tratamento de Água…

Continue Reading
Advertisement